Nível médio

Concurso Exército: provas e gabarito para cadetes

O concurso para cadetes do Exército é destinado a jovens, com idade entre 17 e 22 anos, para ingresso no curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico

0,00(0.0%)0 voto(s)

Redação | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/09/2019, às 16h54 - Atualizado em 27/09/2019, às 10h51

Concurso Exército: vagas para cadete
Exército/S Ten Negreiro

Ocorrem no sábado, dia 28 de setembro de 2019, e domingo, 29 de setembro, as provas escritas do exame intelectual do concurso para cadetes do Exército. O candidato deve acessar o site oficial do processo seletivo para realizar a consulta individual do local do exame. 

Pela relação de inscrições homolagadas, cerca de 43.000 pessoas participarão das provas. O exame intelectual será composto de provas escritas, separadas da seguinte maneira: módulo I contemplará 44 questões, sendo 20 de português (peso 2), 12 de física (peso 1) e 12 de química (peso 1), além de uma redação (questão discursiva); e módulo II composto de 56 questões, sendo 20 de matemática (peso 2), 12 de geografia (peso 1), 12 de história (peso 1) e 12 de inglês (peso 1).

As provas serão aplicadas em dois dias consecutivos, sendo 28 de setembro (módulo I) e 29 de setembro (módulo II). O gabarito será divulgado no site oficial do processo seletivo na segunda-feira, dia 30 de setembro, a partir das 12h. 

O concurso para cadetes do Exército ainda contará com inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica; e comprovação dos requisitos para a matrícula.

Concurso para cadetes do Exército: mais informações

O concurso para cadetes do Exército reúne 450 vagas destinadas ao curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, sendo 400 para os homens e 50 para as mulheres.

Interessados em concorrer a uma das ofertas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio, idade entre 17 e 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

As inscrições foram recebidas até o dia 6 de junho de 2019, através do endereço eletrônico da EsPCEx (www.espcex.eb.mil.br). Foi cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 90, e o seu pagamento devia ser efetuado até a data limite de 7 de junho.

O curso de formação

O curso de formação e graduação de oficiais de carreira da linha de ensino militar bélico, de nível superior, terá duração de cinco anos, em regime de internato, nos seguintes locais:

  • EsPCEx, na cidade de Campinas/SP, no primeiro ano, em que o militar em formação é considerado aluno;
  • Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende/RJ, do segundo ao quinto ano, recebendo o título de cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência e material bélico. Já a cadete do sexo feminino escolherá um dos seguintes cursos: intendência e material bélico.

Após concluir o curso com aproveitamento, o concludente será declarado aspirante-a-oficial do Exército Brasileiro, sendo-lhe conferida a graduação de bacharel em ciências militares.

Concurso Exército: estude matemática

 

+ O JC Concursos acompanha todos os detalhes deste processo seletivo na página do concurso Exército, onde estão localizadas mais informações, como anexos e provas anteriores.

concursosconcursos publicosprovas anteriores

Comentários

Mais Lidas