Em breve

Concurso MP CE: veja qual será a banca do edital

Publicação do edital em breve do novo concurso MP CE (Ministério Público do estado do Ceará) para promotor. Para concorrer é necessário possuir formação de direito e três anos de atividade jurídica, com inicial de R$ 26,1 mil

Fernando Cezar Alves
Publicado em 03/09/2019, às 15h30

Concurso MP CE - sede do Ministério Público do Ceará
Divulgação

O concurso MP CE (Ministério Público do Ceará)  para o cargo de promotor já conta com banca organizadora definida. Conforme divulgado nesta terça-feira, 3 de setembro, a empresa escolhida será o Cebraspe. Com isto, o próximo passo é a assinatura do contrato. Somente então poderá ser anunciada a data de publicação do edital de abertura de inscrições. Ao todo deverão ser oferecidas 44 vagas e para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, além de pelo menos três anos de atividade jurídica após a obtenção do diploma de direito, até o período de inscrição definitiva. A remuneração inicial da carreira é de R$ 26.125,17.

concurso MP CE costuma ser composta de prova objetiva, provas escritas discursivas, sindicância da vida pregressa, provas orais, análise de títulos e exames de sanidade física e mental. 

No último concurso para o cargo, realizado em 2011, também contou com 52 vagas, tendo sido organizado pela Fundação Carlos Chagas.

A parte objetiva contou com 100 questões, divididas em quatro grupos. O primeiro contou com temas sobre direito penal, direito processual penal e execução penal. No segundo, direito civil, direito processual civil e direito empresarial. No terceiro, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário e direito eleitoral. Por fim, no quarto, direitos difusos e coletivos, direitos da criança e do adolescente e legislação institucional.

A parte discursiva contou com duas provas, com quatro questões e uma peça processual cada. Cada prova contou com dez pontos, sendo quatro para a peça processual e 1,5 para cada questão discursiva. 

Prova anterior concurso MP CE

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do Ministério Público, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso MP CE, direcionando a preparação para o estilo da banca.

Acompanhe mais detalhes sobre o concurso MP CE (Ministério Público do Ceará) para o cargo de promotor, o anexo do edital, cronograma completo do processo de seleção com informações do período de inscrição e prova, atribuições e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis assim que o certame avançar.

Concurso MP CE - Veja dicas de Direito Constitucional

Sobre Cebraspe - Cespe UNB

Cespe/UnB(Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) - atualmente Cebraspe - é uma instituição de educação, especializada na realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas e fundada na década de 70, originalmente com a finalidade de elaborar apenas o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), e que, depois, acabou migrando para a preparação de concursos públicos. 

O Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece reserva de cotas para negros nos processos seletivos - atendendo a determinações legais - e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.

Hoje bastante presente em concursos de todo o país, o Cespe/UnB é uma banca muitas vezes temida pelos concurseiros. Primeiro, porque possui um estilo quase exclusivo de questão, que é o de “Certo ou Errado” – embora a organizadora utilize-se também de questões de múltipla escolha, principalmente em concursos para tribunais eleitorais. O estilo de prova “Certo ou Errado” do Cespe/UnB exige muito cuidado, porque cada resposta errada anula uma correta. 

Segundo informações da própria organizadora, o procedimento de avaliação é justificável em um processo seletivo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute” ou a possibilidade de aprovação ao acaso.

Saiba como se preparar para provas do Cespe/UnB

concursosconcursos ce (ceará)concursos 2019provas anteriores

Comentários

Mais Lidas