MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O passo a passo dos concursos públicos

A abertura de um novo certame depende de um processo administrativo (interno), que, em geral, costuma passar pelas mesmas fases. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas

-
Publicado em 19/03/2019, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Publieditorial

O universo dos concursos públicos é vasto e complexo, o que pode assustar em um primeiro momento aqueles que desejam investir em um projeto para uma nova carreira pública. Para começar neste universo de forma mais tranquila, é preciso entender melhor alguns termos e procedimentos relacionados com os concursos.

A abertura de um novo certame depende de um processo administrativo (interno), que, em geral, costuma passar pelas mesmas fases. Isso é muito importante, já que ao identificar em que fase se encontra o concurso é possível especular em quanto tempo ocorrerá a prova.

Fase 1 - Solicitação

Para que o processo se inicie é necessário que o órgão, solicite a realização do concurso. Vamos tomar como exemplo a Receita Federal. Ela, por si só, não tem autonomia para realizar um concurso público.
Por isso, precisa solicitar ao Ministério do Planejamento as providências para a realização do certame (em especial a alocação de verba). Este é o primeiro indício de que haverá concurso público.

Fase 2 - Autorização

Alguns concursos, especialmente do Judiciário e dos Ministérios Públicos, podem pular esta etapa, mas a regra é que após a solicitação, um órgão competente aprove a realização do concurso. Neste momento, o órgão determinará quantas vagas serão abertas e, em se tratando de concursos federais, abre-se prazo de 6 meses para a publicação do edital.

Fase 3 - Contratação da Banca

Uma vez autorizado o concurso, deve-se contratar uma empresa especializada na realização de provas dessa natureza. Estas empresas são chamadas de bancas organizadoras de concursos. Para essa contratação costuma-se realizar uma licitação. É muito importante conhecer a banca para se acostumar com o formato de questões que ela cobra em suas provas. Para tanto recomenda-se fazer muitos exercícios e simulados.

Fase 4 - Publicação do Edital

O próximo passo é a publicação do edital. O edital é um documento, publicado no Diário Oficial, que determina as regras do concurso público. Nele você encontrará o cronograma com datas limite de inscrição, provas, publicações diversas, requisitos para a posse no cargo, conteúdo exigido na prova e tudo o que precisa saber sobre o concurso. O edital é a lei do concurso público, portanto o candidato deve ler todo o documento para não ser prejudicado por qualquer detalhe. A prova costuma acontecer de 2 a 3 meses após esta publicação.

Gabriel Henrique Pinto, professor da Central de Concursos, empresa com 29 anos de experiência em preparação para concursos públicos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.