MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Presidente da ABP toma posse como acadêmico da AFPESP

Dr. Mario Santoro Júnior assumiu a cadeira nº17 – cujo patrono é o acadêmico Cruz e Souza – na Classe de Letras da entidade.

Duarte Moreira
Publicado em 27/06/2018, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), dr. Mario Santoro Júnior, tomou posse como membro titular da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (ALCA- AFPESP). Ele assumiu a cadeira nº17 – cujo patrono é o acadêmico Cruz e Souza – na Classe de Letras da entidade.

Durante a cerimônia de posse, no dia 7, em São Paulo (SP), dr. Mario Santoro deu ênfase à associação existente entre medicina e literatura. “Não são raros os casos de profissionais que optaram pela carreira tomando como base livros que retratam a figura do médico. Por outro lado, muitos especialistas em medicina obtiveram êxito no campo literário, publicando obras de grande sucesso. Essa integração deve ser incentivada, pois traz benefícios a ambas as áreas”, pontou o dr. Mario Santoro.

FORMAÇÃO - O presidente da ABP destacou ainda a importância da formação humanística para o exercício da medicina. “Existem habilidades necessárias à prática da profissão que não são aprendidas em matérias como biologia ou anatomia. A relação entre médico e paciente exige apuro e sensibilidade. Por isso, ratifico a importância do pediatra buscar desenvolver o conhecimento humano de forma ampla, seja através das artes, literatura ou apreciação social”, destacou.

Dr. Mário Santoro formou-se em Medicina em 1969 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde concluiu também pós-graduação lato sensu em Pediatria. Em 1971, foi aprovado no concurso de especialista na área pela SBP, obtendo reconhecimento desse título pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1983. Com uma trajetória focada no ensino médico e na atuação pelos direitos da criança e do adolescente, o especialista chegou à presidência da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) em 1992 e da SBP em 1994.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento, entre elas, a assessora para campanhas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dra. Conceição Segre, acadêmicos, familiares e amigos. Na ocasião, a artista plástica Eufrázia Fregonezi também foi empossada pela Academia, na Classe de Artes.

HISTÓRICO – Instituída em 2003, a Academia de Letras, Ciências e Artes da AFPESP tem por objetivo valorizar e difundir a produção intelectual e artística dos funcionários públicos estaduais associados. Atualmente, mais 150 mil servidores integram o quadro associativo da AFPESP, considerada a maior entidade representativa de servidores públicos da América Latina.

“Entre os servidores do estado, existem muitos intelectuais renomados. É com grande alegria que recebi a aprovação para fazer parte desse grupo composto por pares tão destacados. Essa nomeação representa um reconhecimento à prestação de serviços que, durante toda a vida, dediquei à pediatria e ao ensino médico”, concluiu dr Mario Santoro.


MÁRCIO FRANÇA AUTORIZA REPASSE DE R$ 53 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS PAULISTAS

O governador Márcio França autorizou no último dia 18 de junho, o repasse de R$ 53 milhões extras para fortalecer a saúde de diversos municípios, aquisição de ambulância, caminhão de lixo, recapeamento asfáltico, reforma de ginásios, entre outros.

“O objetivo principal do programa de recapeamento asfáltico é para que as pessoas voltem a ter otimismo com suas cidades”, comentou o governador sobre a grande maioria dos recursos liberados hoje. 

Na área da saúde, os municípios de Andradina, Caraguatatuba, Carapicuíba, Fernandópolis, Guarujá, Paraguaçu Paulista, Pompéia, São Roque, São Vicente, Tupã e Ubatuba receberão verbas para custeio. Já as cidades de Guaraci e Louveira contarão com recursos para a aquisição de ambulâncias, enquanto os municípios de Itupeva, São Pedro e Tupã serão auxiliados na compra de equipamentos.

“Esses auxílios aos municípios reforçam o compromisso do governo paulista com a ampliação da assistência à população usuária do SUS e devem refletir diretamente na qualidade dos atendimentos realizados nos mesmos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago.

Fontes: Secretaria de Comunicação do Governador e SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.