MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Seds MG: secretário confirma nova seleção

Seleção deve suprir a necessidade de repor agentes penitenciários e socioeducativos no estado

Concurso Seds MG - Sede da Secretaria de Segurança MG
Concurso Seds MG - Sede da Secretaria de Segurança MG - Google Maps

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/09/2018, às 11h48 - Atualizado em 09/10/2019, às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O aguardado novo concurso Seds MG (Secretaria de Estado de Defesa de Minas Gerais) para os cargos de agente de segurança penitenciária e agente socioeducativo está novamente em pauta para ocorrer. Acontece que, em reunião ocorrida na última terça-feira, 8 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado (ALMG), o secretário de estado de segurança pública, general Mário Lúcio de Araújo, reconheceu a grande necessidade de pessoal para as carreiras, além de anunciar o início de estudos para realizar nova seleção. "Já estamos considerando a abertura de concurso público para as duas carreiras", disse. 

De acordo com ele, atualmente o estado conta com 16.514 agentes de segurança, sendo 14.314 efetivos e 2.200 temporários. No caso de agente socioeducativo são 1.901 profissionais, sendo 1.113 efetivos e 788 temporários. Desta forma, a necessidade é de pelo menos 1.600 servidores, sendo 1.100 agentes de segurança e 500 agentes socioeducativos     

A seleção é aguardada desde 2017, quando a então subsecretária Estadual de Gestão de Pessoal de Minas Gerais, Warlene Salum Rezende, anunciou uma nova seleção para substituição de pessoal temporário para os dois cargos.  

Em 2017, a seleção foi anunciada durante audiência da Comissão de Segurança Pública da ALMG, que discutiu a política carcerária do estado e as demandas dos agentes, inclusive a manutenção do pessoal contratado. A expectativa, na ocasião, era de aproximadamente 2.300 vagas, para os cargos de agentes penitenciários e socioeducativos.

Concurso Seds MG - Saiba como foi a última seleção

O último concurso Seds MG para efetivos ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 3.535 vagas para a carreira de agente de segurança penitenciária, para candidatos de ambos os sexos. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A seleção foi composta de provas objetivas e redação, provas de condicionalmento físico, exames psicológicos, comprovação de idoneidade, exames médicos e curso de formação.

A parte objetiva contou com 50 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico quantitativo e 30 de Conhecimentos Gerais    

CURSO AGENTE PENITENCIÁRIO

Prova anterior Seds (MG)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou dezenas de provas de Agente Penitenciário, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso Seds MG.

Concurso Seds MG - Veja dicas de preparação emocional

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Seds MG

SEDS MG - Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais
Vagas: 270
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente socioeducativo
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 4098,00
Estados com Vagas: MG

concursosconcursos 2023concursos mg (minas gerais)provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.