30 vagas

Serra Preta BA abre inscrições de concurso para guarda

Ofertas do concurso da Prefeitura de Serra Preta são destinadas a candidatos, de ambos os sexos, que possuem o nível médio completo. Salário inicial oferecido é de R$ 998

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Patricia Lavezzo
Publicado em 03/05/2019, às 15h14

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Divulgação

No Estado da Bahia, a Prefeitura de Serra Preta está com inscrições abertas do concurso que selecionará 30 vagas para o cargo de guarda municipal. Do total de ofertas 15 são imediatas e 15 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades.

Há oportunidades para candidatos do sexo masculino (13 vagas + 13 CR) e do sexo feminino (2 + 2 CR). Interessados em disputar um dos postos devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 998 para jornada de trabalho semanal de 40 horas.

Entre as atribuições do guarda municipal de Serra Preta, estão:

  • zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do município;
  • proteger e fiscalizar a utilização adequada aos bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município, com a finalidade de prevenir e inibir infrações penais ou administrativas e atos delituosos;
  • atuar preventivamente, no município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;
  • atuar no patrulhamento escolar, com ações preventivas, participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino no município;
  • encaminhar à autoridade policial, diante de flagrante delito, o autor de infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário;
  • executar outras atividades correlatas.

Inscrições e provas para guarda municipal

Para se inscrever no concurso da Prefeitura de Serra Preta basta preencher a ficha cadastral no site da banca organizadora, que é http://concursos.seletaconcursos.com.br, e efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 48,75. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 17 de maio de 2019.

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de conhecimentos em informática, dez de conhecimentos gerais/atualidades e cinco de conhecimentos específicos.

O exame terá duração máxima de três horas e trinta minutos e será aplicado no dia 9 de junho de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado a partir do dia 24 de maio.

O concurso da Prefeitura de Serra Preta ainda contará com as seguintes etapas: teste de aptidão física, eliminatório; avaliação psicológica, eliminatório; prova de títulos, classificatória; e curso de formação, eliminatório.

Sobre Prefeitura Serra Preta

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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