MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

NUBE prevê abertura de 22.500 vagas de estágio

As vagas de estágio serão para estudantes dos níveis médio, técnico e superior de praticamente todas as áreas e regiões do Brasil

NUBE prevê abertura de 22.500 vagas de estágio

Douglas Terenciano
Publicado em 06/08/2018, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE) prevê a abertura de aproximadamente 22.500 vagas de estágio até o próximo mês de setembro, que é considerado a segunda temporada de estágio para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior. As oportunidades surgirão em todas as regiões do Brasil, nos períodos matutino e noturno.

O principal motivo desta elevada quantidade de vagas de estágio abertas no período é o encerramento dos contratos de muitos estudantes, que geralmente coincidem com sua formatura e/ou efetivação. Com isso, as empresas da iniciativa privada e também diversos órgãos públicos precisam recolocar essas vagas, abrindo novas oportunidades em praticamente todas as áreas.  

Historicamente, a maioria das colocações para alunos do ensino superior é oferecida na área de administração, seguido de engenharia e comunicação social. Porém, os universitários também encontrarão postos de estágio nas áreas de pedagogia, direito, tecnologia da informação, entre outras.

O mesmo ocorre com os estudantes do ensino técnico, que tradicionalmente encontram no setor administrativo a maior oferta de vagas de estágio. Vale destacar que as áreas de informática, eletrônica, segurança do trabalho e química também reúnem um bom número de posições no mercado de trabalho.

Vagas de estágio abertas no NUBE

Além da previsão, o NUBE conta atualmente com diversas vagas de estágio abertas em todo o Brasil. Entre os cursos de graduação com oportunidades disponíveis estão administração de empresas, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, audiovisual, ciências contábeis, ciências econômicas, comércio exterior, comunicação e marketing, comunicação social, computação, direito, design, engenharia da computação, engenharia química, fisioterapia, fonoaudiologia, gastronomia, gestão da qualidade, gestão comercial, gestão de empresas, gestão de marketing, jornalismo, letras, medicina veterinária, nutrição, odontologia, pedagogia, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e TV, turismo e zootecnia.

Estudantes do ensino médio regular e do ensino técnico encontram vagas de estágio nas áreas de eletricidade, eletrônica, mecânica, química, geologia e mineração, instrumentação industrial, informática, manutenção de aeronaves, secretariado, administração, segurança do trabalho, logística, redes de computadores, processamento de dados, comércio, eletrotécnica, estradas, meio ambiente, multimídia, contabilidade, dentre outras.

O valor da bolsa-auxílio e os benefícios oferecidos variam conforme a vaga de estágio pretendida e o nível de escolaridade do candidato. Já o processo seletivo oscila de acordo com a empresa contratante, que poderá aplicar novos testes específicos, redação, dinâmicas de grupo e/ou entrevistas.

Como se inscrever nas vagas de estágio do NUBE

Os interessados em concorrer às vagas de estágio devem cadastrar os dados gratuitamente no site www.nube.com.br, acessando a aba “Candidato”. Como a rotatividade do sistema é grande, todas as oportunidades estão sujeitas a alteração de quantidade.

Confira dicas para se dar bem entrevista de estágio

Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de estágio oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.

Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.

Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.

Evite erros no português durante o processo seletivo para vagas de estágio

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Quer ser efetivado?

Já conquistou a tão sonhada vaga de estágio e quer crescer na empresa? Fique atento em cinco fatores que poderão elevar suas chances de ser efetivado.

O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa sempre, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.

Aceitar feedback (retorno) é outro fator. Esteja aberto e atento. O estagiário é um profissional em franca formação. A terceira dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.

O quarto fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.

Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Nube 2023

Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios
Vagas: 10000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Estagiário
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional, Saúde, Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1100,00 Até R$ 2500,00
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

04/01/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2023 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.