MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja cinco dicas de comportamento pessoal para ter sucesso na carreira

Confira as principais habilidades comportamentais (Soft skills) para você colocar em prática e ter sucesso na carreira

Sucesso carreira
Sucesso carreira - Shutterstock

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/09/2019, às 10h46 - Atualizado às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o mercado de trabalho altamente competitivo, cresce a busca por profissionais capacitados e que também possuam habilidades de bom relacionamento com a equipe e que consigam praticar bons hábitos como desenvolver empatia. As chamadas “Soft skills”, que em português seriam traduzidas como “Habilidades Comportamentais”, são um conjunto de valores de cada indivíduo, ou seja, a ética relacionada ao comportamento humano. Diferente das “Hard skills” - Habilidades Técnicas, que são competências adquiridas ao longo de toda trajetória acadêmica.

Pensando nisso, Uranio Bonoldi, professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, relacionou as cinco principais habilidades comportamentais (Soft skills) para você colocar em prática e ter sucesso na carreira. Confira!

Criatividade

A mais desejada das habilidades, afinal quem nunca quis ser aquela pessoa criativa e cheia das melhores ideias. "As empresas estão atrás de profissionais fora da caixinha, principalmente o mercado de Startups que cresce cada vez mais. O colaborador criativo precisa ser livre de preconceitos, saber usar a intuição e sair da robotização, do "copia e cola", conta Uranio.

Influência

É uma das armas mais importantes para quem trabalha com o público. De acordo com Uranio saber influenciar positivamente um cliente, sem ser invasivo, é uma habilidade que requer muita prática. "Você precisa ter empatia pelo cliente, sondá-lo para entender o que ele procura e principalmente ter propriedade sobre o assunto, demonstrar confiança e passar credibilidade. Isso é o que faz qualquer pessoa comprar um produto e até mesmo aderir a um novo modelo de negócios ou estilo de vida, dependendo com o que você trabalha", enfatiza Bonoldi.

Colaboração

É uma das funções fundamentais para todo ser humano e é a habilidade da vez do século XXI, da nossa era. Uma vez que ser proativo e cooperar com os colegas abre portas. "Perceber o que acontece ao seu redor contribui para toda uma rede de cooperação da a equipe e traz diversos benefícios, como um ambiente mais saudável para o crescimento mútuo dos colaboradores", argumenta o professor.

Adaptabilidade

Como diria Charles Darwin: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças". Dentro desse contexto da Teoria da Evolução conseguimos identificar que essa habilidade vem dos primórdios da evolução humana. Somos uma espécie em constante desenvolvimento e, na era digital, vemos isso com mais ênfase quando olhamos para o passado e percebemos o quanto evoluímos em curtíssimo espaço de tempo. "A programação mental precisa se adaptar ao processo acelerado de informação que recebemos, pois, toda evolução é um processo de aprendizado constante", confirma Uranio.

Gerenciamento de tempo

O valor da produtividade é inestimável, quem sabe administrar bem o seu tempo consegue tornar o dia mais produtivo, sem precisar se privar dos momentos de lazer. Importante destacar que esta habilidade permite que você aproveite melhor seu tempo ao uso da razão e refletir melhor, diante das decisões difíceis ou complexas que temos que tomar no dia a dia. "O bom administrador de tempo é aquele que consegue se livrar da procrastinação, se mantém focado no resultado e prioriza o objetivo", finaliza Bonoldi.

Mercado de trabalho pede determinação e comprometimento

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.