MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2018: locais de prova estão disponíveis

A expectativa é que mais de 5 milhões de estudantes participem do Enem, nos dias 4 e 11 de novembro, em diversos municípios brasileiros

Douglas Terenciano
Publicado em 22/10/2018, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio). No documento, é possível saber os locais em que o participante deve realizar as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. A expectativa é que mais de 5 milhões de estudantes participem do exame, em diversos municípios brasileiros.

Cartão de Inscrição do Enem

O estudante deve acessar o site https://enem.inep.gov.br e inserir o número do CPF e a senha. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria página do participante.

Além do local de provas, o Cartão de Inscrição do Enem traz as informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira, de atendimento diferenciado e/ou específico e de recursos de acessibilidade, se for o caso.

No dia da prova, os participantes devem levar um documento de identidade legível e em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Um dica para facilitar o acesso do estudante é levar o Cartão de Inscrição do Enem no dia do exame. Desta maneira, o estudante poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas.

Provas do Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 4 e 11 de novembro, a partir das 13h30, pelo horário de Brasília. O Inep recomenda aos participantes chegar com antecedência ao local da prova. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 13h.

A primeira prova abordará 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e códigos, além de uma redação. Já na segunda avaliação, serão 45 perguntas sobre ciências humanas e 45 relacionadas a matemática.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à educação superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante nessa etapa de ensino por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e que tenham concluído o ensino médio em ano anterior ao da edição do exame.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.