MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Etecs divulgam locais de prova do Vestibulinho

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais está marcado para o domingo, com início às 13h30 e quatro horas de duração

Douglas Terenciano
Publicado em 11/12/2018, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foram divulgados os locais de provas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo - Primeiro Semestre 2019. O Vestibulinho está marcado para o dia 16 de dezembro (domingo), com início às 13h30 e quatro horas de duração, em diversas localidades do Estado.

Confira os locais de prova das Etecs

Os candidatos inscritos para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais podem conferir os locais de prova no site www.vestibulinhoetec.com.br. Vale destacar que a informação também será divulgada na unidade onde o candidato deseja estudar.

A prova das Etecs

A prova das Escolas Técnicas Estaduais terá 50 questões, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A única exceção é para a avaliação de acesso direto à 2ª série do ensino médio (vagas remanescentes). Neste caso, o exame terá 30 questões, cada uma com cinco alternativas, sendo 15 perguntas sobre língua portuguesa, literatura, comunicação e trabalho, e outras 15 questões relacionadas às competências de matemática da 1ª série do ensino médio. Na classificação final de vagas remanescentes do ensino médio será considerada apenas a nota obtida na prova teste e seguirão o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, régua e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade ou com até 30 dias do vencimento de sua validade conforme legislação em vigor; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais, dentro da validade, que, por lei federal, vale como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou passaporte brasileiro dentro da validade.

Sistema de Pontuação Acrescida

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

O candidato deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição e/ou informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula.

Pessoas com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado, como prova em braile ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

O que são as Etecs?

As Escolas Técnicas Estaduais oferecem milhares de vagas para os ensinos médio regular, médio com qualificação profissional, médio com habilitação técnica profissional, técnico, técnico integrado ao médio e especialização técnica.

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho das Etecs para o ensinos médio regular, médio com habilitação técnica profissional, médio com qualificação profissional e técnico integrado ao médio, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Os que pretendem fazer o ensino técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.