MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Etecs divulgam o gabarito oficial para Vestibulinho 2019

São milhares de vagas para os ensinos médio regular, médio com qualificação profissional, médio com habilitação técnica profissional, técnico, técnico integrado ao médio e especialização técnica

Douglas Terenciano
Publicado em 17/12/2018, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foram divulgados os gabaritos oficiais das provas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo, que oferece mais de 80.000 vagas para os ensinos médio regular, médio com qualificação profissional, médio com habilitação técnica profissional, técnico, técnico integrado ao médio e especialização técnica.

Confira o gabarito das Etecs

Os inscritos que prestaram a prova das Escolas Técnicas Estaduais podem conferir o gabarito no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Lista de convocados e classificação geral da Etecs

Nos próximos dias, serão divulgadas a lista de convocados para a prova de aptidão para os cursos técnicos de canto, dança, regência e teatro, além da lista de classificação geral para quem se inscreveu nos ensinos médio regular; médio com qualificação profissional; médio com habilitação técnica profissional; médio com ênfase em linguagens, ciências humanas e sociais; médio com habilitação técnica profissional do projeto de articulação da formação profissional média e superior; Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e na modalidade EJA; cursos técnicos; no processo de avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes do segundo módulo para cursos técnicos; para acesso à segunda série do médio; e para os cursos de especialização. As listas poderão ser consultadas no site www.vestibulinhoetec.com.br ou na Etec onde o candidato pretende estudar.

Como fazer a matrícula nas Etecs

Os convocados devem fazer a matrícula em horário definido pela unidade de ensino, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada.

As datas com a 1ª lista de convocação e matrícula; divulgação dos convocados da segunda lista, nas respectivas Etecs; e matrícula dos convocados da segunda lista podem ser conferidas no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Vale destacar que se as vagas não sejam preenchidas após a segunda chamada, outra lista deverá ser divulgada na Etec. Caberá ao candidato comparecer na unidade em que pretende estudar para acompanhar a convocação.

Documentos para matrícula nas Etecs

Para quem se inscreveu para ingresso no ensino médio regular, médio com ênfase em linguagens, ciências humanas e sociais, médio com qualificação profissional, médio com habilitação técnica profissional, ensino técnico integrado ao ensino médio, ensino médio com habilitação técnica profissional do projeto de articulação da formação profissional média e superior, ensino técnico integrado ao ensino médio na modalidade EJA e no primeiro módulo do ensino técnico deverá apresentar os seguintes documentos: requerimento de matrícula (será fornecido pela Etec) preenchido e assinado. Se o candidato tiver menos de 16 anos no momento da matrícula, caberá a seu responsável legal assinar o documento; cópia simples com apresentação do original ou autenticado em cartório da cédula de identidade (RG), ou da cédula de identidade de estrangeiro (RNE) ou da carteira nacional de habilitação, dentro da validade ou com até 30 dias do vencimento conforme legislação em vigor,  documento expedido por ordem ou conselho profissional, como OAB, Crea, Coren e CRC (no caso da apresentação de um destes documentos o aluno deverá apresentar posteriormente o RG - fotocópia e original - expedido pela Secretaria de Segurança Pública, em até 60 dias). O candidato aprovado deverá apresentar também cópia simples com apresentação do original do CPF e duas fotos 3x4 recentes e iguais.

Já o aprovado em qualquer modalidade de ensino médio deverá apresentar cópia simples e o original do histórico escolar com certificado de conclusão do ensino fundamental ou declaração de conclusão do ensino fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem, com informação da previsão de entrega do histórico escolar com certificado de conclusão e documento original.

Para as demais modalidades, os aprovados podem conferir a lista de documentos exigida para a matrícula nas Escolas Técnicas Estaduais no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Quais são requisitos para o Vestibulinho das Etecs?

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho das Etecs para o ensinos médio regular, médio com habilitação técnica profissional, médio com qualificação profissional e técnico integrado ao médio, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Os que pretendem fazer o ensino técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Como são as provas das Etecs?

O processo seletivo consiste em uma prova com 50 questões, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A única exceção é para a avaliação de acesso direto à 2ª série do ensino médio (vagas remanescentes). Neste caso, o exame tem 30 questões, cada uma com cinco alternativas, sendo 15 perguntas sobre língua portuguesa, literatura, comunicação e trabalho, e outras 15 questões relacionadas às competências de matemática da 1ª série do ensino médio. Na classificação final de vagas remanescentes do ensino médio será considerada apenas a nota obtida na prova teste e seguirão o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis.

Sistema de Pontuação Acrescida

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

O candidato deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição e/ou informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula.
Pessoas com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado, como prova em braile ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.