MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Programa oferece 131 vagas em cursos gratuitos em SP

São quatro cursos profissionalizantes gratuitos: auxiliar de recursos humanos, auxiliar de escritório, auxiliar de pessoal e auxiliar administrativo

Douglas Terenciano
Publicado em 09/08/2018, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Programa Lapa Oportunidades, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) em parceria com a Prefeitura Regional da Lapa e Senac Lapa Tito, abre inscrições para quatro cursos profissionalizantes gratuitos: auxiliar de recursos humanos, auxiliar de escritório, auxiliar de pessoal e auxiliar administrativo. São 131 vagas para bolsas de estudos destinadas a pessoas de baixa renda.

Os cursos terão duração de 160 horas e as aulas acontecerão na unidade Lapa Tito do Senac, que fica na rua Tito, nº 54. Todo o material didático será fornecido pelo Senac. Os alunos não receberão auxílio para transporte. A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo será responsável pela seleção dos bolsistas, além de entrar em contato com empresas parceiras da região para que acompanhem o desenvolvimento das aulas e busquem profissionais entre os alunos do curso.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de agosto nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) na Lapa, Perus, Brasilândia ou em Pirituba. É necessário levar cópia simples de RG e CPF e declaração de andamento ou certificado de conclusão da Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação Técnica de Nível Médio). Também é preciso ter renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos federais e preencher o formulário no CATe.

Lista de cursos disponíveis no Programa Lapa Oportunidades

Auxiliar de escritório (30 vagas) - Formação voltada a jovens que estão em busca do primeiro emprego. Nas aulas, os alunos aprendem sobre rotinas de escritório, língua portuguesa e matemática. O objetivo é aprimorar o domínio da comunicação e perceber as relações entre as operações matemáticas e o dia a dia, como administrar economias, decidir a prioridade de gastos e adquirir itens necessários.

Idade: de 14 a 21 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino fundamental 2
Aulas: de 21/8/2018 a 29/10/2018 - segunda à quinta-feira, das 13h30 às 17h30

Auxiliar administrativo (30 vagas) - O aluno será capacitado para atuar como auxiliar administrativo, executando as rotinas básicas das diversas áreas de uma empresa. A formação contribui para o desenvolvimento das competências necessárias ao perfil dos profissionais que procuram inserção ou reposicionamento no mercado de trabalho. Os jovens vivenciarão situações práticas para ajudá-los a executar as rotinas administrativas, melhorar o relacionamento interpessoal e conectar temas relacionados à ética profissional.

Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Aulas: de 03/9/2018 a 26/11/2018 - segunda à quinta-feira, das 19h às 22h

Auxiliar de recursos humanos (41 vagas) - Os alunos desenvolvem habilidades para auxiliar nos processos da área de recursos humanos, atuando com assistentes e supervisores de RH. Com os conhecimentos adquiridos, ele poderá: auxiliar na execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas; apoiar e executar ações pertinentes a desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários; e atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida e à segurança nos ambientes de trabalho; entre outras atividades.

Idade mínima: 15 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Aulas: de 20/8/2018 a 18/10/2018 - segunda à quinta-feira, das 8h às 12h

Auxiliar de pessoal (30 vagas) - O curso capacita o aluno para executar rotinas de administração de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária, com o objetivo de atender as necessidades operacionais da organização e cumprir as obrigações legais. O jovem será capacitado para as rotinas de admissão e demissão de colaboradores, acompanhamento e controle de benefícios, elaboração da folha de pagamento, entre outros aspectos.

Idade mínima: 15 anos
Escolaridade mínima: cursando ensino médio
Aulas: de 27/8/2018 à 01/11/2018 - segunda à quinta-feira, das 14h às 18h

Novas bolsas no Programa Lapa Oportunidades

O Programa Lapa Oportunidades vai disponibilizar 345 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes no segundo semestre de 2018. Desde o início do ano, foram 160 bolsas para cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de escritório e operador de computador. Até o fim de 2018, serão incluídas novas formações e, nos próximos meses, além das novas bolsas, o CATe Lapa terá cursos rápidos de postura profissional.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.