MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vagas de emprego temporário crescem com a proximidade do fim do ano

A aproximação de datas como a Black Friday e o Natal faz com que os setores do comércio e, principalmente, o varejo iniciem os processos de seleção para novos postos de trabalho

Vagas emprego
Vagas emprego - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/11/2019, às 04h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A aproximação de datas como a Black Friday e o Natal faz com que os setores do comércio e, principalmente, o varejo iniciem os processos de seleção para novos postos de trabalho. Afinal, com a chegada do fim do ano, o mercado se movimenta para aumentar o fluxo de vendas e fechar o período com saldo positivo. Entre os meses de agosto e setembro, a Connekt, plataforma de recrutamento digital, registrou um aumento de 38% de vagas de emprego para esse setor. A expectativa é que, para o período entre outubro e dezembro, o número passe para mais de 45%.

Outro destaque é a previsão realizada pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), para 2019, que especula mais de 570 mil vagas de emprego sejam abertas no período entre setembro e dezembro. Vale lembrar que no mesmo período de 2018, foram abertas 500 mil oportunidades temporárias.

Emprego temporário: boas perspectivas no mercado de trabalho

Para Celson Hupfer, CEO da Connekt, esse período pode melhorar as perspectivas para quem está em busca de emprego ou até, uma nova colocação. “As vagas temporárias além de movimentarem o mercado no fim de ano representam uma chance de alguns trabalhadores serem efetivados. Além disso, pode ser o primeiro passo para quem busca uma recolocação, já que o fluxo de postos vagos aumenta”, avalia.

Muitas empresas do varejo estão em busca de profissionais. “O setor do varejo sempre é o mais representativo, e nós já começamos a ver esse movimento. Isso mostra que o mercado vem melhorando, mesmo que lentamente”, pontua. “Acredito que o fim do ano deve ser ligeiramente melhor do que nos últimos dois anos, embora os números ainda estejam aquém da necessidade de geração de vagas, se considerarmos a quantidade de desempregados no país”, completa.

Está busando a efetivação no emprego temporário?

Para quem busca um cargo fixo, os dados são otimistas. A expectativa é que mais de 25%, dos novos colaboradores sejam efetivados, número maior do que a dos últimos quatro anos. Ainda segundo Hupfer, o profissional que busca isso deve se atentar e seguir algumas dicas. “Envolver-se com a empresa e com seus colegas de trabalho e prestar atenção em alguns tipos de comportamentos nas redes sociais são algumas das atitudes positivas para esse momento. O ideal é lidar com a vaga como se ela fosse fixa. Assim o colaborador enfrenta esse momento com mais tranquilidade, como em um período de experiência”, finaliza.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.