MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo de SP publica edital com 1.090 vagas de estágio

O Governo do Estado de São Paulo oferece vagas em diversos municípios paulistas para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior

Douglas Terenciano
Publicado em 25/02/2019, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) recebe inscrições para o processo seletivo de estagiários do Governo do Estado de São Paulo, que oferece 1.090 vagas em diversos municípios paulistas para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva.

Vagas de estágio Governo SP 2019

Podem se candidatar estudantes do ensino médio regular (1ª ao 2ª ano), e do primeiro ao antepenúltimo semestre para cursos da educação profissional, tais como técnico em informática, técnico em edificações, técnico em contabilidade, técnico em estatística, técnico em eletrônica, técnico em eventos, técnico em enfermagem, técnico em higiene bucal, técnico em saúde, técnico em gestão pública, entre outros.

O Governo de São Paulo também recruta universitários para estágio – nível superior nas áreas de administração de empresas, administração pública, agronomia, biblioteconomia, ciências e tecnologia, ciências sociais, comunicação social, direito, enfermagem, farmácia, gestão de políticas públicas, marketing, psicologia, serviço social, web designer, biomedicina, jornalismo, relações públicas, rádio e TV, educação física, engenharia (diversas especialidades), letras, geografia, matemática, nutrição, odontologia, dentre outros cursos..

Os estudantes selecionados atuarão nos órgãos e unidades ligados ao Governo em todo o Estado de São Paulo. Os estágios terão duração de 12 meses, podendo ser prorrogados até 24 meses.

O valor de bolsa-auxílio varia de R$ 300 a R$ 1.800,89, com jornada de 4 ou 6 horas, de acordo com o órgão público e nível do curso.

Prova objetiva

O processo seletivo consistirá em única fase, com aplicação de prova objetiva, com questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. A avaliação está prevista para ser aplicada no dia 31 de março nas cidades de Adamantina, Americana, Andradina, Aparecida, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bebedouro, Botucatu, Bragança Paulista, Caieiras, Campinas, Capão Bonito, Caraguatatuba, Catanduva, Cruzeiro, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Itapeva, Ituverava, Jaboticabal, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Tatuí, Taubaté, Tietê e Votuporanga.

Como se inscrever

Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de março no site www.ciee.org.br.

Conteúdo programático - Nível Médio / Técnico

Língua portuguesa - Ortografia, Sinônimos e Antônimos; Figuras de
Linguagem; Pontuação; Sujeito; Crase; Concordância e Regência.

Matemática - Números: naturais, fracionários, decimais, inteiros, racionais, reais; porcentagem; regra de três; Divisão; Subtração; Multiplicação: Adição e problemas com as quatro operações.

Conhecimentos gerais - Atualidades; Geografia; Responsabilidade
Social; Meio Ambiente e História.

Conteúdo programático - Nível Superior

Língua portuguesa – Ortografia; Flexão nominal e verbal; Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação; Empregos de tempos e modos verbais; Vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Acentuação gráfica e Pontuação.

Matemática - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem;
Equação de 1ª Grau; Sistema de pesos e medidas; descontos; juros; Sistema de medidas legais; e Raciocínio Lógico.

Conhecimentos gerais - Atualidades; Educação; Cultura; Meio
Ambiente, Economia; Política; Geografia e História.

Evite erros no português na prova objetiva

Muitos estudantes perdem boas oportunidades de estágio por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Governo SP 2022

Governo SP - Governo do Estado de São Paulo
Vagas: 50000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional, Saúde, Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

25/02/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.