MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja 5 dicas para conseguir uma promoção no emprego

O mercado de trabalho está mudando e exigindo novas qualidades do profissional. Especialista dá dicas para ter sucesso na carreira

Promoção no emprego
Promoção no emprego - Shutterstock

Douglas Terenciano | douglas@jconcursos.com.br
Publicado em 20/02/2020, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você almeja uma promoção no trabalho, sabe que essa missão não é nada fácil. E um detalhe torna essa conquista ainda mais difícil: o mercado de trabalho está mudando e exigindo novas qualidades do profissional. Durante muito tempo as contratações e promoções aconteciam de acordo com as habilidades técnicas dos profissionais. Afinal, eram promovidos aqueles que dominavam sua área de atuação, batiam metas e desempenhavam bons projetos.

Contudo, o que o mercado começou a ver é que muitas dessas pessoas não tinham habilidade de gestão. Por isso, hoje, a capacidade comportamental, também chamada de soft skills, é muito mais valorizada que a técnica.

A pedagoga e especialista em educação corporativa, Erika Linhares, que atua com aceleração de pessoas e negócios, afirma que atualmente ter técnica é apenas o básico para ter uma promoção no trabalho. “Antigamente as pessoas eram contratas pela técnica e demitidas pelo comportamento, mas hoje o cenário do mercado de trabalho mudou e a maior qualidade que um profissional deve ter é o bom comportamento. Agora, as pessoas são contratadas, promovidas e demitidas pelo comportamento”, explica.

A especialista listou cinco comportamentos que as pessoas precisam adquirir por meio de hábitos para conquistarem a tão sonhada promoção no trabalho. Confira:

1. Inovar

Darwin dizia que as pessoas precisam se adaptar, mas hoje as empresas já não pensam mais em adaptação. Se adaptar deve ser intrínseco ao trabalhador, o que as corporações precisam agora é mais do que isso: precisam inovar. O profissional de agora deve se antecipar, criar o hábito da inovação e ter equilíbrio pessoal para que consiga pensar à frente, enquanto as empresas devem oferecer um ambiente propício para seus colaboradores e que incentive a inovação para alcançar resultados melhores.

2. Agregar

As empresas cada vez mais buscam capital intelectual e não apenas braço. O mundo está mudando o tempo todo e os profissionais precisam agregar, portar resultado. Nesse processo, debater e aceitar ideias diferentes, escutar e aprender é muito importante porque a inteligência coletiva é soberana e, como consequência, você vai entregar e agregar!

3. Parceria

Ninguém faz nada sozinho! Seja sempre parceiro dos seus pares porque você precisa ajudar para ser ajudado. Para conseguir dar resultados exponenciais todos precisam de ajuda de outras áreas e também do coletivo.

4. Protagonismo

Não seja vítima de uma situação, ninguém tem que fazer nada para você e, se alguém fizer, seja grato! Entenda a diferença entre culpa e responsabilidade: algumas vezes você pode não ter culpa de atrasar um projeto, mas se você tinha que entregar, a responsabilidade é sua. A desculpa não pode ser uma muleta para justificar o erro, você é o protagonista! Assuma a glória e também as consequências.

5. Lealdade

Seja leal ao chefe e a empresa. Aqui a questão não é gostar dele ou não, o que é necessário é ter lealdade àquilo que você se comprometeu a fazer pela companhia. O compromisso assumido tem que ser cumprido!

Jovem conta como conseguiu o Emprego dos Sonhos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.