MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja dicas de como se preparar para entrevista em inglês

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com isso, profissionais com fluência na língua inglesa eram considerados diferenciados, mas agora é requisito obrigatório

Entrevista em inglês
Entrevista em inglês - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/02/2020, às 09h23 - Atualizado às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com isso, profissionais com fluência na língua inglesa eram considerados diferenciados em um processo seletivo, especialmente nas grandes empresas. Atualmente, essa características não é mais um diferencial, mas sim um requisito obrigatório em muitas companhias. Para exemplificar, um estudo realizado por Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge responsável por avaliações de proficiência da língua inglesa, e pela QS Intelligence Unit, que atua com coleta de dados do mercado empregador e de educação, aponta que 95% dos empregadores de países não nativos do idioma o consideram importante e o reconhecem como a língua dos negócios.

A partir daí, com a exigência de inglês em praticamente todas as seletivas de emprego, cresceu também o número de profissionais que colocavam nível avançado ou fluência no idioma no currículo, mesmo sem ter realmente. E para testar o nível de domínio declarado, por vezes, os recrutadores recorrem a entrevistas parciais ou totalmente realizadas na língua inglesa. Em situações como essa, até mesmo os mais preparados podem se sentir um tanto inseguros, mas isso não é motivo para desistir de seguir em frente.

Para ajudar nesse preparo, Alberto Costa, Senior Assessment Manager de Cambridge English, separou algumas dicas que podem te ajudar a destravar e mandar bem na hora da tão temida entrevista em inglês. Confira:

Mantenha a calma!

Claro que pode parecer clichê, mas uma das principais dicas é começar de fato mantendo a calma. Para alcançar certos objetivos é necessário que haja muito preparo e planejamento e, mais do que apenas saber falar inglês, pensar sem pressa e elaborar tudo que será dito é de extrema importância para convencer o entrevistador do seu real valor. Ou seja, para que no dia tudo aconteça na maior tranquilidade e naturalidade possível não existe mágica, mas sim muito foco e estudo por trás em relação ao tipo de interação e de argumentos que podem convencer o recrutador de que você é a pessoa certa para o que ele busca.

Estude as questões mais recorrentes

Dificilmente processos seletivos vão seguir o mesmo roteiro, mas, não importa a área de atuação, certas perguntas são bem comuns na hora da entrevista. Levando isso em conta, é interessante estudá-las um pouco mais a fundo e pensar a respeito da resposta antes mesmo de elas serem feitas. Veja abaixo:

  • Tell me about you / me conte sobre você
  • Why did you apply for this job? / Por que você se candidatou a esta vaga?
  • Why should we hire you? / Por que devemos lhe contratar?
  • Why are you interested in working at (name of the company)? / Por que você está interessado em trabalhar na (nome da empresa)?
  • Why did you leave your last company? / Por que você saiu da última empresa?

Seja objetivo

Nessa situação, a objetividade é sempre uma aliada. Foque apenas no que de fato foi perguntado, sem desviar do foco da questão. Caso isso aconteça, pode passar uma ideia dispersão, desorganização ou até te causar maior confusão com a língua durante o momento de tensão.

Opte por palavras mais simples. É melhor ter certeza de que está sendo compreendido do que tentar impressionar em um momento tão decisivo. Lembre-se! Menos é sempre mais. É importante também falar devagar, com frases bem estruturadas e manter a calma acima de tudo.

Pesquise a respeito da empresa

Seu objetivo é fazer parte dessa empresa, certo? Então se informar a respeito de seu modelo de negócio, cases de sucesso, valores e missão são tarefas essenciais para que o processo de entrevista de desenrole mais facilmente, sem grandes surpresas. O lado bom é que esse tipo de informação pode ser encontrada com facilidade no site da companhia.

Um bom raciocínio lógico é estudar esses pontos, relacioná-los com seu perfil e usar essas conexões para criar argumentos que vão a favor da sua contratação. Outra ideia é rascunhar, por escrito mesmo, pequenos trechos dessa reflexão em inglês para estimular que o cérebro encontre as relações e as palavras certas nos momentos chaves da entrevista.

Veja as carreiras em destaque no mercado de trabalho

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.