MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inep divulga edital do Enem 2019

Neste ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 85

Inep divulga edital do Enem 2019

Douglas Terenciano
Publicado em 25/03/2019, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), com provas marcadas para novembro (dois domingos consecutivos) e início das inscrições previsto para o mês de maio. Vale destacar que qualquer pessoa pode fazer o Enem, contudo, o uso dos resultados é diferente para cada público.

Inscrições para o Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 deverão ser efetuadas entre os dias 6 e 17 de maio, exclusivamente no site http://enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição custa R$ 85.

• APOSTILAS ENEM

Provas do Enem 2019

As avaliações do Enem 2019 serão realizadas novamente em dois domingos consecutivos (3 e 10 de novembro). Redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro dia, com duração de cinco horas e meia de prova. Uma semana depois será feita a prova de matemáticas e ciências da natureza, com cinco horas para realização.

Dicas para as provas do Enem 2019

Confira algumas dicas de estudo sobre as matérias mais cobradas por área e disciplina no Enem. Essas dicas foram baseadas em edições anteriores do exame e vale ressaltar que nem todas as matérias citadas podem aparecer na avaliação, assim como determinada matéria poderá cair em mais de uma questão.

Redação Enem 2019

Para se dar bem na redação Enem é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. O Ministério da Educação exige um texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem definidos.

Os avaliadores consideram cinco critérios de correção: domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreender a proposta de redação; selecionar e organizar as informações; demonstrar capacidade de argumentação; e propor soluções para os temas abordados, respeitando os valores e considerando a diversidade.

O Enem tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante manter-se atualizado em diversos assuntos, como política, diversidade de gênero, intolerância religiosa, situação do idoso no Brasil, violência urbana, meio ambiente, segurança pública, entre outros temas do nosso cotidiano.

De acordo com o edital, o candidato irá zerar a nota da redação se houver: fuga total ao tema proposto; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; texto com até sete linhas; desenhos ou imagens inadequadas; ou folha em branco.

LINGUAGENS

Português - Semântica; funções de linguagem; gramática; interpretação e compreensão de texto; norma culta e coloquial; morfologia; sintaxe; linguística; e gêneros textuais.

Literatura - Movimentos literários (barroco, modernismo, naturalismo, dentre outros); figuras de linguagem; obras literárias (especialmente as obras brasileiras); poesias concretas; e literatura contemporânea.

Artes e educação física - Obras artísticas; renascimento; cubismo; artes marciais; surrealismo; música; grafite; esportes; movimentos culturais; e movimentos artísticos.

CIÊNCIAS HUMANAS

História geral - Revolução industrial; idade média e moderna; liberalismo; primeira guerra mundial; segunda guerra mundial; nazismo; facismo; e guerra fria.

História do Brasil - Brasil colônia; república; era Vargas; era populista; escravidão; e ditadura militar.

Geografia - Planos e blocos econômicos; geopolítica mundial; agricultura brasileira; contrastes sociais; desenvolvimento humano e social; migrações; e impactos no meio ambiente.

Filosofia / Sociologia - Iluminismo; consequências da globalização; existencialismo; contratualismo; marxismo; cultura de massa; relações de trabalho; movimentos sociais; e pensadores da Grécia antiga.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Física - Usinas e instalações residenciais; óptica; ondas; hidrostática; eletricidade; calorimetria; mecânica; e acústica.

Química - Estequiometria; unidades de concentração; pH e pOH; radioatividade; cadeias carbônicas; eletroquímica; soluções; e oxidação.

Biologia - Problemas ambientais; ecologia e sustentabilidade; imunização; problemas ambientais; evolução; ciclos do carbono, nitrogênio e água; genética e mutações; e citologia.

MATEMÁTICA

Operações com frações; análise combinatória; porcentagem; matemática básica; análise de gráficos; análise de tabelas; estatística básica; e progressões (PA e PG).

Resultado do Enem

Os resultados das provas do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma do Enem 2019

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: dias 1 a 4 de abril
Inscrições: dias 6 a 17 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: dias 6 a 23 de maio
Solicitação de atendimento pelo nome social: dias 20 a 24 de maio
Aplicação da prova: dias 3 e 10 de novembro

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à educação superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante nessa etapa de ensino por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e que tenham concluído o ensino médio em ano anterior ao da edição do exame.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ENEM 2019

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: 85
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/05/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/05/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/07/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/07/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
03/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
10/11/2019 Prova Adicionar no Google Agenda
14/11/2019 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
31/12/2019 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.