MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Provas do Enem 2018 começam neste domingo (4)

Milhões de brasileiros estão inscritos para participar do primeiro dia do Enem, com provas de linguagens, códigos e sua tecnologia e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação

Douglas Terenciano
Publicado em 29/10/2018, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No próximo domingo, dia 4 de novembro, acontecerá o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com aplicação das avaliações de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Mais de 5 milhões de brasileiros estão inscritos para participar desta edição em diversos municípios do país. O fechamento dos portões será as 13h.

Prova Enem 2018

Além da redação, os inscritos no Enem prestarão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. A duração máxima será de 5 horas e 30 minutos.

No domingo seguinte, 11, os estudantes responderão questões de ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração máxima de 5 horas. Vale destacar que o exame será personalizado com o nome e o número de inscrição do participante. Os únicos tipos de canetas permitidas são as de corpo transparente e tinta preta.  

Local de prova Enem 2018

O local e o endereço da prova podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), https://enem.inep.gov.br. É importante ressaltar que a programação do exame é regulada conforme o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. Já o início das provas está marcado para às 13h30 em ambos os domingos.

Documentação obrigatória para a prova

Os inscritos para o Enem devem ficar atentos a documentação obrigatória para sua apresentação: documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho ou carteira de reservista. Vale ressaltar que não serão aceitas cópias autenticadas. Caso o candidato tenha a documentação furtada ou roubada antes da prova, poderá apresentar um boletim de ocorrência registrado em até 90 dias.

Eliminação do candidato

O edital prevê a eliminação de candidatos que portarem alguns materiais durante a aplicação do exame. É vedado o uso de: caneta não transparente, lápis, borracha e lapiseira; boné, chapéu, gorro e outros acessórios de chapelaria; celular, tablet, pen drive, calculadora e outros tipos de equipamentos eletrônicos; fone de ouvido; e óculos escuros.

Dicas para o primeiro dia de provas do Enem 2018

Confira algumas dicas de estudo sobre as matérias mais cobradas por área e disciplina no Enem. Essas dicas foram baseadas em edições anteriores do exame e vale ressaltar que nem todas as matérias citadas podem aparecer na avaliação, assim como determinada matéria poderá cair em mais de uma questão.

REDAÇÃO ENEM 2018

Para se dar bem na redação Enem é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. O Ministério da Educação exige um texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem definidos.

Os avaliadores consideram cinco critérios de correção: domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreender a proposta de redação; selecionar e organizar as informações; demonstrar capacidade de argumentação; e propor soluções para os temas abordados, respeitando os valores e considerando a diversidade.

O Enem tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante manter-se atualizado em diversos assuntos, como política, diversidade de gênero, intolerância religiosa, situação do idoso no Brasil, violência urbana, meio ambiente, segurança pública, entre outros temas do nosso cotidiano.

De acordo com o edital, o candidato irá zerar a nota da redação se houver: fuga total ao tema proposto; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; texto com até sete linhas; desenhos ou imagens inadequadas; ou folha em branco.

LINGUAGENS

Português - Semântica; funções de linguagem; gramática; interpretação e compreensão de texto; norma culta e coloquial; morfologia; sintaxe; linguística; e gêneros textuais.

Literatura - Movimentos literários (barroco, modernismo, naturalismo, dentre outros); figuras de linguagem; obras literárias (especialmente as obras brasileiras); poesias concretas; e literatura contemporânea.
Artes e educação física - Obras artísticas; renascimento; cubismo; artes marciais; surrealismo; música; grafite; esportes; movimentos culturais; e movimentos artísticos.

CIÊNCIAS HUMANAS

História geral - Revolução industrial; idade média e moderna; liberalismo; primeira guerra mundial; segunda guerra mundial; nazismo; facismo; e guerra fria.

História do Brasil - Brasil colônia; república; era Vargas; era populista; escravidão; e ditadura militar.

Geografia - Planos e blocos econômicos; geopolítica mundial; agricultura brasileira; contrastes sociais; desenvolvimento humano e social; migrações; e impactos no meio ambiente.

Filosofia / Sociologia - Iluminismo; consequências da globalização; existencialismo; contratualismo; marxismo; cultura de massa; relações de trabalho; movimentos sociais; e pensadores da Grécia antiga.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à educação superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante nessa etapa de ensino por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e que tenham concluído o ensino médio em ano anterior ao da edição do exame.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ENEM 2018

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

31/12/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.