MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PM/MS: formada comissão do concurso para 500 vagas

De acordo com declaração do governador Reinaldo Azambuja, autorização ocorrerá ainda neste semestre, para nomeação dos aprovados em 2018

Fernando Cezar Alves
Publicado em 13/09/2017, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Após o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, anunciar, em 5 de setembro, durante evento em comemoração dos 182 anos da corporação, que autorizará a realização de novo concurso público para a Polícia Militar do Estado (PM/MS) para o preenchimento de 500 vagas, mais um passo para o certame ocorreu na última terça-feira, dia 12. Acontece que foi divulgada, por meio de publicação em diário oficial, a comissão organizadora que será responsável pelo certame.

De acordo com o governador, o concurso será autorizado ainda neste semestre, para nomeação dos aprovados no decorrer de 2018. “Vamos autorizar já o concurso de 2017 para que a gente possa seguir esse regramento e dar uma estabilidade”, disse, em relação ao pedido da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de realizar concursos públicos anuais para soldados e bombeiros. A comissão, constituída no dia 12, será presidida pelo servidor Édio Souza Viegas e conta, ainda, com o tenente coronel Marcelo Olassar Ramires Dias,  o tenente coronel Divino Lopes de Faria e as servidoras Léa Maria de Souza Ribeiro e Terezinha Arantes Bernardes

Atualmente, o quadro de militares no estado é de 5,9 mil homens e mulheres, o que equivale a uma média de um policial para cada 459 habitantes, tendo em vista que o Mato Grosso do Sul possui 2,7 milhões de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a lei complementar 203, de 5 de outubro de 2015, assinada pelo próprio governador, o efetivo ideal é de 9.458 servidores na corporação, o que equivale a uma carência de 42% no quadro, o que tem motivado questionamentos por parte do Ministério Público (MP/MS).
A intenção, de acordo com o governador, é seguir um planejamento apresentado pela Sejusp para que sejam realizados concursos anualmente durante os próximos 12 anos. 


Último Concurso

A PM/MS não realiza concurso público desde 2013, quando foram oferecidas 694 vagas de oficiais e soldados no Corpo de Bombeiros e na Polícia Militar. 
Na ocasião, para concorrer foi necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 24 anos, exceto para militares, com limite de 34 anos; altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Do total de vagas, foram 524 para soldados, sendo 419 para homens e 105 para mulheres, em 105 municípios. 
Para o Corpo de Bombeiros foram 150 postos de soldado, sendo 135 para homens e 15 para mulheres, além de 20 oportunidades para oficiais, sendo 16 para homens  e quatro para mulheres.   
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso PM

PM
Vagas: 500
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Soldado
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: MS

+ Agenda do Concurso

13/09/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.