MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

EAD viabiliza pós-graduação para quem não tem tempo

Muitos profissionais buscam na pós-graduação uma maneira de se manter competitivo, aprimorando habilidades e competências

Douglas Terenciano
Publicado em 30/05/2018, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a economia brasileira se recuperando lentamente da crise no mercado de trabalho, em que milhares de pessoas perderam seus empregos, muitos profissionais buscam maneiras de se manter competitivo, aprimorando habilidades e competências. Para isso, um bom diferencial no currículo é ter uma pós-graduação, já que esses cursos possibilitam atualização constante e ampliam a rede de contatos.

Mesmo que o profissional queira fazer um curso de pós-graduação, uma barreira deverá ser driblada: a falta de tempo. Está cada vez mais difícil para o trabalhador conciliar seu emprego, família, assuntos pessoais, trânsito, entre outras situações do nosso dia a dia. Pensando nisso, muitas instituições educacionais oferecem cursos a distância, inclusive de pós-graduação.

Conhecida pela sigla EAD, a educação a distância concede flexibilidade de horário e ritmo de estudo ditado pelo aluno, além de pouco ou nenhum deslocamento para estudar. E nos dias de hoje, com as exigências do mercado de trabalho para atualização constante, essas características são vantagens valiosas para todos os profissionais que almejam uma pós-graduação.

Custo-benefício

Como dizem os economistas, é no custo-benefício que são feitas as melhores escolhas. Os cursos a distância possuem um gasto menor se comparados aos cursos presenciais, já que não necessitam de um espaço físico para as aulas. Isso se reflete em mensalidades mais baixas para os alunos de pós-graduação. Além disso, o material utilizado geralmente fica disponível para ser acessado quando o estudante precisar. Assim, se o participante não entender certa disciplina ou necessitar revisar algum conteúdo, sempre poderá acessá-lo, sem custo adicional.

Outro fator que conta a favor do bolso dos estudantes de EAD é a economia do dinheiro das refeições fora de casa, que se estende também nos custos com transporte público, seja ônibus ou Metrô, e no privado, com gasolina e estacionamento.

EAD Pós-Graduação: A importância do planejamento

Ainda que facilite a vida de muitos estudantes, os cursos de educação a distância exigem planejamento. Vale destacar a importância dos alunos estabelecerem seus objetivos e prioridades, criando uma agenda semanal e listando os compromissos de segunda-feira a domingo. Ter disciplina é fundamental para absorver o conteúdo.

Outra dica é identificar quais atividades são urgentes, ou seja, tarefas com tempo esgotado e que precisam ser realizadas de imediato. Para isso, a orientação é selecionar as disciplinas que são importantes ou aquelas que agregam valor e que possuem um prazo maior para sua compreensão.

Em relação aos estudos, é importante avaliar o nível de complexidade da disciplina e, com isso, dedicar um tempo maior às matérias mais difíceis ou que serão cruciais no desempenho profissional do aluno. Agora, vale ressaltar que para trabalhos mais densos, a recomendação é começá-los com antecedência, reservando um tempo específico para pesquisar sobre o tema, ler os itens pesquisados, redigir o material, revisar o conteúdo e concluir a produção.

E quem pensa que ao fazer a matrícula em um curso a distância estará sozinho, é bom rever esse conceito. Na EAD, o estudante é estimulado a conversar com professores por meio de chats e com os colegas em fóruns virtuais. Algumas instituições ainda oferecem videoaulas ao vivo transmitidas pela internet, em que o aluno poderá participar com perguntas, além de acessar materiais didáticos e fazer pesquisas. Para quem pretende potencializar o currículo com um curso de pós-graduação, A EAD oferece uma boa alternativa para quem busca equilibrar a falta de tempo com qualificação profissional.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.