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Concurso Prefeitura São José (SC) 2020

Orgão: Prefeitura São José
Nº vagas:47
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente, Secretário
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 1522,58 Até R$ 2153,15
Organizadora: IESES
Estados com Vagas: SC
Cidades: São José - SC

Agenda

Abertura das inscrições18/11/2019
Encerramento das inscrições20/12/2019
Prova12/01/2020
Divulgação do Gabarito13/01/2020
Divulgação do Resultado31/01/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 26/10/2018, às 17h01 - Atualizado em 01/02/2020, às 23h00


O concurso Prefeitura de São José, em Santa Catarina, preencherá 47 vagas em dois cargos de nível médio: agente de secretaria escolar (22 postos e salário de R$ 1.522,58) e secretário escolar (25 ofertas e vencimentos de R$ 2.153,15). 

Resumo do edital

Atribuições dos cargos

  • Agente de secretaria escolar - Executar os serviços burocráticos e administrativos na Secretaria de unidades de ensino, atendendo com cordialidade aos alunos, professores e comunidade em geral. Providenciar arquivamento da documentação, no preenchimento de históricos, declarações, atestados, requerimentos, ofícios, dentre outros, auxiliando a matrícula/rematrícula e/ou transferência de alunos. Elaborar relatórios com informações, dados estatísticos e indicadores da área. Prestar atendimento aos servidores, pessoalmente ou por telefone. Zelar pela limpeza, organização e disciplina de seu local de trabalho. Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos utilizados no trabalho. Atender às normas de Medicina, Higiene e Segurança no trabalho. Atuar de acordo com princípios de qualidade e ética, visando o constante alinhamento ao planejamento estratégico do município. Executar outras tarefas correlatas às acima descritas, a critério de seu superior imediato e/ou conforme demanda.
  • Secretário escolar - Secretariar unidades de ensino, por meio da execução de serviços burocráticos e administrativos, atendendo com cordialidade aos alunos, professores e comunidade em geral. Atender a demanda da Secretaria de Administração, atendendo telefonemas e direcionando ligações e recados, agendando horários de atendimento, realizando atas e registros, providenciando a documentação de alunos, professores, funcionários e ex‐alunos, tais como históricos, declarações, atestados, requerimentos, ofícios, dentre outros, atendendo pais, alunos e a comunidade em geral, repassando recados aos alunos, providenciando a matrícula e/ou transferência de alunos. Secretariar os gestores da unidade escolar que atua, revendo todo o expediente a ser submetido a despacho do Diretor, apresentando a este, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados e despachados e assinar, juntamente com o Diretor, os documentos escolares que forem expedidos, inclusive os diplomas e certificados. Preparar e secretariar reuniões, quando convocado pela direção. Elaborar relatórios com informações e dados estatísticos, fornecendo subsídios para decisões de correções de políticas ou procedimentos de sua área de atuação. Utilizar modos de utilização de sistemas operacionais. Utilizar modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Utilizar noções básicas e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de busca e pesquisa. Atender aos servidores, pessoalmente ou por telefone, visando esclarecer dúvidas, receber solicitações, bem como buscar soluções para eventuais transtornos. Zelar pela limpeza, organização e disciplina de seu local de trabalho. Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos utilizados no trabalho. Atender às normas de Medicina, Higiene e Segurança no trabalho. Atuar de acordo com princípios de qualidade e ética, visando o constante alinhamento ao planejamento estratégico do município. Executar outras tarefas correlatas às acima descritas, a critério de seu superior imediato e/ou conforme demanda.

Conteúdo programático

  • Língua portuguesa - Ortografia. Acentuação de acordo com o atual Acordo Ortográfico. Significado das palavras (sentido próprio e figurado). Homônimos e parônimos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Pontuação. Adequação do uso da língua portuguesa ao contexto de trabalho. Diferentes gêneros de textos. Compreensão de texto.
  • Matemática/raciocínio lógico - Resolução de exercícios ou situações problema envolvendo, individual e conjuntamente: operações com números naturais; inteiros e racionais; razão e proporção; divisão proporcional; porcentagem; regra de três; juros simples e compostos, perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; pesos e medidas; sistema métrico decimal; noções de estatística e interpretação de gráficos. Raciocínio lógico: princípios de contagem e probabilidade; operações com conjuntos, raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos e geométricos.
  • Informática - Conceitos básicos de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos. Software, hardware e redes. Noções de Microsoft Windows. Editor de texto Microsoft Word. Planilha eletrônica Microsoft Excel. Conceitos de Internet e lntranet. Internet Explorer. Correio eletrônico: preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Cópias de segurança (backup), vírus, medidas de segurança. Conceito e organização de arquivos (pastas e diretórios). Tipos de arquivos. Noções básicas de armazenamento de dados.
  • Conhecimentos específicos (agente de secretaria escolar) - Noções de censo escolar. Escrituração escolar. Noções de relações humanas e relações interpessoais e ética no serviço público. Noções de administração de materiais. Noções de organização. Noções de atendimento a pessoas e atendimento ao telefone. Comunicação. Normas gerais de organização, escrituração e procedimentos comuns e especiais. Serviço de protocolo e arquivo: tipos de arquivo; acessórios do arquivo; fases do arquivamento: técnicas, sistemas e métodos. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência. Lei Municipal nº 2.248/91 ‐ Estatuto do servidor da Prefeitura Municipal de São José. Lei Complementar nº 053/2011 ‐ Plano de cargos, carreiras e vencimentos da Prefeitura Municipal de São José.
  • Conhecimentos específicos (secretário escolar) - Noções de Censo Escolar; Programa Bolsa‐Família na Educação. Escrituração escolar. Classificação dos registros individuais: matrícula, atestado de frequência, transferência, ficha do aluno e do funcionário. Histórico escolar. Diário de Classe. Livros: Atas do Conselho de Classe, Atas de Resultados Finais, Outros. Execução dos Registros dos fatos Escolares. Redação de atas, ofícios, requerimentos e correspondências oficiais. Noções de protocolo e arquivo. Normas gerais de organização. Relações interpessoais e a ética no serviço público. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. Classificação dos arquivos e documentos. Organização e administração de arquivos. Material de arquivo, métodos de arquivamento. Preparação do material a ser arquivado. Organização e funcionamento da secretaria da escola: documentação (professor e aluno), expedição, arquivamento. Matrícula, transferência, aproveitamento de estudos, equivalência de estudos, adaptação curricular. Avaliação escolar e estudos de recuperação. Calendário escolar, regimento escolar e proposta pedagógica da escola. Princípios administrativos: conceito, base legal e aplicação dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Lei Municipal nº 2.248/91 ‐ Estatuto do servidor da Prefeitura Municipal de São José. Lei Complementar nº 053/2011 ‐ Plano de cargos, carreiras e vencimentos da Prefeitura Municipal de São José.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de São José nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

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Sobre Prefeitura São José

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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