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Concurso Cress SE 2021

Orgão: CRESS SE - Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: De R$ 48,00 Até R$ 55,00
Cargos: Fiscal, Agente, Diretor
Áreas de Atuação: Fiscal, Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1629,31 Até R$ 2900,00
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: SE
Cidades: Aracaju - SE

Agenda

Abertura das inscrições21/12/2020
Encerramento das inscrições08/02/2021
Prova03/10/2021
Divulgação do Gabarito04/10/2021

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 20/03/2020, às 11h49 - Atualizado em 16/11/2021, às 14h12


O mais recente concurso Cress SE (Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe — 18ª Região) conta com 29 vagas, sendo quatro imediatas e 25 para cadastro reserva (CR).

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Com salário de R$ 1.629,31, o cargo de assistente administrativo (2 postos + 9 CR) é opção para profissionais que possuem ensino médio.

O edital reúne oportunidades de nível superior para assistente social — agente fiscal (6 CR), coordenador geral (1 + 5 CR) e diretor técnico (1 + 5 CR). As três carreiras pagam R$ 2.900.

Atribuições dos cargos

  • Assistente administrativo - Realizar atendimento a profissionais, de modo presencial, por telefone e email, nas suas necessidades de registro, tesouraria e outros, orientando-os ao procedimento que atenda a sua demanda; Encaminhar providências junto aos setores do Conselho; Orientar pessoas físicas e jurídicas em suas necessidades junto ao Conselho; Informar e esclarecer a profissionais quanto a documentos e procedimentos referentes a processos solicitados; Protocolar denúncias ética e de fiscalização; Atender a profissionais e prestar informações sobre débitos e parcelamentos em conformidade com as normas estabelecidas; Organizar e arquivar processos e documentos do setor de trabalho; Manter a organização do ambiente de trabalho; Classificar/protocolar documentos e correspondências recebidas e encaminhá-las aos setores competentes; Atender a profissionais para a requisição de inscrição originária, reinscrição, cancelamento de registro, transferência de registro, apostilamento, emissão de documento de identidade profissional e outros pertinentes ao setor; Atender pessoa jurídica com a finalidade de registro; Registrar processos em livros próprios; Preparar listas e materiais para a realização de eventos e cursos; Formalizar acordos estabelecidos para o pagamento de anuidades; Gerar boletos e/ou utilizar cartão de crédito para pagamento; Organizar e realizar o envio anual de boletos da anuidade vigente; Monitorar o cumprimento de pagamento estabelecido em Termos de Confissão de Dívida; Elaborar ofícios e preparar correspondências relativas ao setor de trabalho; Atender ligações telefônicas e redirecionar para setores solicitados; Atualizar dados cadastrais de assistentes sociais e orientá-los a informar quaisquer alterações de seus dados; Atualizar boletos para pagamento; Emitir declarações solicitadas por profissionais; Operar máquina copiadora e providenciar reprodução de material necessário ao setor de trabalho; Realizar a convocação de profissionais para a entrega de Documento de Identidade Profissional (DIP); Cadastrar e organizar o acervo bibliográfico; Manter o controle de empréstimo de acervo bibliográfico; Dar apoio logístico as atividades de reuniões, assembleias, eventos, cursos e outros; Efetuar o controle de estoque de publicações e de materiais de campanha e de divulgação; Protocolar e distribuir correspondências aos setores do Conselho; Realizar lançamentos e atualizar dados no sistema de cadastro; Realizar pesquisas cadastrais nos programas existentes quando solicitados; Monitorar o repasse de valores realizados por operadoras de cartão de crédito; Realizar baixa diária de pagamentos de boletos; Negociar com profissionais formas de pagamentos de débitos; Emitir relatórios de pesquisa nos sistemas operacionalizados; Realizar juntada de documentos em processos; Controlar a utilização e níveis de estoque de material e apoio utilizados; Elaborar relatórios solicitados pelos setores do Conselho; Organizar e realizar procedimentos de cobrança na via administrativa ou judicial; Realizar procedimentos de registro de inadimplentes em cartórios; Encaminhar via email boletos de anuidades para profissionais; Atender a profissionais nas solicitações de informações sobre débitos e envio de boletos; Cumprir o cronograma mensal de envio de boletos agendados para pagamento; Realizar transações com cartão de crédito; Transmitir ou receber documentos; Utilizar programas e recursos de informática necessários ao desempenho das atribuições; Organizar equipamentos e materiais de trabalho para realização das atividades; Realizar lançamento de inadimplentes na Dívida Ativa; Encaminhar para a coordenação geral o controle de requerimentos de transferência realizadas no período; Organizar e executar procedimentos de envio de correspondências de cobrança; Participar de ações de qualificação profissional promovidas pelo conjunto CFESS-CRESS; Realizar outras atividades inerentes ao setor.

  • Agente fiscal - Participar como membros integrantes, de todas as reuniões e atividades que forem pertinentes à Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI); Propor e realizar atividades preventivas de orientação e discussão junto aos profissionais e instituições, em consonância com as diretrizes da PNF e plano de ação da COFI; Organizar, prontuários, documentos e qualquer expediente ou material pertinente ao exercício da fiscalização; Dar encaminhamentos às rotinas da comissão, propondo providências, esclarecendo e orientando o Assistente Social, instituições, usuários e outros, sobre procedimentos e dúvidas suscitadas; Realizar visitas rotineiras de fiscalização em entidades públicas e privadas prestadoras de serviços específicos relativos ao Serviço Social ou que possuam setores denominados “Serviço Social”; Realizar visitas de averiguação de irregularidades em entidades públicas e privadas prestadoras de serviços específicos relativos ao Serviço Social ou naquelas que possuam em seus quadros funcionais pessoas exercendo ilegalmente atribuições de Assistente Social; Preencher o termo de fiscalização no final da visita, apresentando-o ao entrevistado para leitura e aposição de sua assinatura, deixando cópia na instituição; Caso haja impedimento da ação fiscalizadora, solicitar a identificação da pessoa responsável pela obstrução e, ainda no caso desta se negar, descrever suas características físicas e solicitar a presença de testemunhas que também serão identificadas no termo; Verificar, nas visitas de fiscalização, se as atribuições relativas ao Serviço Social estão sendo executadas por Assistente Social regularmente inscrito no CRESS, e, em caso contrário, tomar as medidas cabíveis; Verificar as condições físicas, técnicas e éticas no exercício profissional do Assistente Social, tendo como referência a Lei 8662-93, a Resolução CFESS 493-06 e outros instrumentos normativos expedidos pelo CFESS; Realizar visitas de fiscalização mesmo no caso de ausência do Assistente Social por motivo de demissão, exoneração ou afastamento, podendo solicitar permissão para adentrar a instituição, entrevistar pessoas, inspecionar as instalações, verificar o material técnico utilizado e solicitar cópias de documentos que tenham relação direta ou indireta com o exercício profissional do Assistente Social; Realizar a lacração de material sigiloso caso inexista profissional habilitado para substituir o Assistente Social demitido, exonerado ou afastado por qualquer motivo, mediante solicitação do Assistente Social que está se desvinculando da instituição, da própria instituição ou por constatação da necessidade de lacração observada na visita de fiscalização; Descrever no Termo De Visita De Fiscalização E Orientação todo fato constatado, relatando qualquer irregularidade que comprometa a qualidade dos serviços profissionais prestados, anotando nome, endereço e número de RG das pessoas envolvidas e testemunhas se houver; Remeter todos os relatórios de fiscalização com constatação de irregularidades à apreciação da COFI, para as providências cabíveis; Elaborar e remeter à COFI relatórios mensais de atividades de visitas rotineiras de fiscalização para apreciação, discussão e encaminhamentos; Propor, em reuniões da COFI, medidas cabíveis e notificação a profissionais, pessoas e instituições, após análise da situação constatada nas visitas; Assessorar a Diretoria sobre questões referentes ao exercício profissional do Assistente Social; Supervisionar estagiário de Serviço Social; Realizar levantamentos e mapeamentos de dados sobre o exercício profissional solicitados pelos Conselhos Regional e Federal de Serviço Social; Participar de capacitações promovidas pelo Conselhos Regional e Federal de Serviço Social; Realizar outras atividades correlatas ao cargo.

  • Coordenador geral - Coordenar as atividades do setor administrativo e tesouraria; Desenvolver políticas de gestão de recursos humanos; Acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços prestados por pessoas jurídicas contratadas; Realizar e acompanhar procedimentos licitatórios; Realizar pagamento de contas da entidade; Emitir cheques para as assinaturas de ordenadores de despesas da entidade; Realizar despesas de natureza de pronto atendimento; Prestar informações e realizar repasse financeiro devido a outros Regionais; Monitorar repasse financeiro devido por outros Regionais; Encaminhar ações de prevenção de acidentes de trabalho; Monitorar o cumprimento de cláusulas contratuais por pessoa jurídica; Organizar e executar a agenda administrativafinanceira da entidade; Controlar estoque e venda de agendas; Realizar o controle de equipamentos, materiais e publicações; Realizar o controle do acervo documental da entidade; Dar providências de viagens e hospedagem de Conselheiros, funcionários e convidados em eventos e/ou atividades programadas; Dar providências para o envio de correspondências para profissionais; Desenvolver e implantar novos métodos e rotinas de trabalho; Elaborar e expedir correspondências; Elaborar planos de trabalhos; Acompanhar e conferir extratos de contas bancárias da entidade; Fornecer dados à Assessoria Contábil para a elaboração da proposta orçamentária e outras peças contábeis; Gerar arquivo da anuidade do exercício em conformidade com as deliberações da Direção e normas vigentes; Gerenciar o banco de horas, nos termos do regulamento e emitir relatório do registro de ponto; Monitorar índices e percentuais de adimplência e inadimplência; Monitorar a evolução da arrecadação da entidade; Propor a Diretoria medidas necessárias à entidade; Monitorar prestações de contas de eventos e dos relatórios de viagens; Operar módulos e sistemas de informática utilizados pelo Conselho; Organizar documentos e arquivos da entidade; Planejar ações de capacitação profissional conforme setores de trabalho; Realizar compra de passagens rodoviárias e aéreas; Redigir normas e manuais de procedimentos técnicos - administrativos; Realizar de registro de inadimplentes em cartórios de protesto; Representar o Conselho, mediante procuração, em instituições bancárias, judiciárias e outras; Zelar pelo controle e conservação dos bens móveis e imóveis; Contratar serviços de manutenção, a fim de aumentar a vida útil dos bens e mantê-los em bom estado de funcionamento; Providenciar publicações de editais de interesse do Conselho; Encaminhar processos administrativos para a análise das comissões; Dar conhecimento de atos administrativos e normas regulamentares; Elaborar relatórios para fins de prestação de contas da entidade; Assessorar tecnicamente Diretoria e assessores da instituição; Orientar e coordenar tecnicamente atividades de planejamento; Estabelecer normas de organização e arquivamento de documentos; Atualizar dados do portal de transparência; Operar o sistema de banco de dados do Conselho; Realizar procedimentos de compra de materiais e equipamentos conforme forma definida pela direção; Controlar e/ou executar outras atividades referentes a sua área de atuação.

  • Diretor técnico - Assessorar a Diretoria e demais setores, em assuntos relacionados às demandas da entidade; Acompanhar a agenda de atividades da Diretoria cientificando-a e garantindo a participação dos conselheiros; Assessorar e acompanhar a representatividade do CRESS nos Conselhos de Políticas Públicas; Elaborar relatório de representatividade nas instâncias de controle social para a Diretoria; Participar da elaboração do calendário anual de atividades das comissões; Elaborar e encaminhar convites para as atividades das comissões e outros eventos do CRESS; Participar do planejamento do Plano Trienal da entidade; Participar de reuniões com Diretoria e Conselho Pleno para avaliação de ações realizadas; Monitorar a execução das atividades do planejamento do seu âmbito de atuação; Atender a profissionais presencialmente ou por outros meios e fazer a interlocução atinentes; Acompanhar as atividades de apoio logístico à realização de reuniões do Conselho e de Comissões; Coordenar e acompanhar a operacionalização das ações administrativas e políticas com norte no Projeto Ético Político do Assistente Social, tendo em vista o interesse da categoria e da sociedade; Dar encaminhamento às deliberações da diretoria e frentes de trabalho do CRESS; Organizar e expedir materiais de campanhas educativas e outras; Elaborar editais para convocações de assembleias ordinárias e extraordinárias, com a obrigatória vista da assessoria jurídica; Elaborar ofícios, informativos e relatórios, de acordo com as necessidades e deliberações da Diretoria, Conselho Pleno e Conselho Fiscal; Realizar encaminhamentos das Comissões Permanente de Ética e de Instrução; Integrar Comissões por deliberação da Diretoria, que estejam no âmbito de competência do cargo; Organizar agenda para a execução local das ações deliberadas nos encontros do conjunto CFESS-CRESS; Acompanhar e assessorar a realização de eventos; Elaborar relatório de atividades das comissões e Relatório Anual; Orientar sobre o fornecimento de informações de tramitação de processos disciplinares éticos; Orientar usuários e profissionais quanto aos procedimentos e fluxos para denúncias éticas e outras demandas; Participar da organização e realização de eventos promovidos pelo CRESS; Participar de reuniões das comissões, quando solicitado; Participar e lavrar atas de reuniões de Diretoria e Conselho Pleno, sempre que solicitado; Preparar processos de inscrição da entidade para pleitos nos Conselhos de Políticas Públicas; Realizar contatos com instituições para desenvolvimento de atividades de interesse do CRESS, conforme orientações da Diretoria; Subsidiar a construção de pautas para as reuniões de Diretoria e Conselho Pleno, com exposição sumária da temática a ser discutida; Executar outras atribuições de natureza e requisitos similares ao cargo.

Conteúdo programático

Confira abaixo algumas das disciplinas que serão cobradas na avaliação objetiva:

  • Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
  • Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
  • Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos. 

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Cress SEnesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.

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