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Concurso Prefeitura Conceição das Alagoas (MG) 2020

Orgão: Prefeitura Conceição das Alagoas
Nº vagas:116
Taxa de inscrição: De R$ 15,00 Até R$ 40,00
Cargos: Professor, Fiscal, Engenheiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1033,42 Até R$ 2561,19
Organizadora: Consesp
Estados com Vagas: MG
Cidades: Conceição das Alagoas - MG

Agenda

Abertura das inscrições02/03/2020
Encerramento das inscrições05/04/2020
Prova03/05/2020
Divulgação do Gabarito03/05/2020
Divulgação do Resultado15/06/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 18/12/2019, às 15h50 - Atualizado em 16/06/2020, às 18h00


O concurso Prefeitura de Conceição das Alagoas, no interior mineiro, preencherá 116 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 1.033,42 a R$ 2.561,19.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

A função de operador de máquinas pesadas (5 postos) é opção para profissionais que possuem nível fundamental e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "D".

Há oportunidades com exigência de ensino médio/técnico para agente administrativo (6), agente fiscal sanitário (1), assistente técnico de administração (6), auxiliar de secretaria (4), fiscal de obras (CR), fiscal de postura (2), monitor escolar (8) e oficial de administração (5).

O edital reúne cargos de nível superior para fiscal tributário (2), pedagogo (4), procurador (2), arquiteto (1), engenheiro civil (1), assistente social (1), dentista (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), médico (10), nutricionista (1), psicólogo (1), assistente social (3), psicólogo (2) e professor nas áreas de ensino infantil e fundamental I (40), ciências (1), educação física (5), geografia (1) e matemática (1).

Atribuições de alguns cargos

  • Agente administrativo - Auxiliar de secretaria: Desenvolver tarefas de assessoria direta ao Prefeito, Chefe de Gabinete, Diretor Geral, aos Secretários Municipais, e aos demais órgãos da administração. Almoxarife: Efetuar o controle de entrada e saída de material do almoxarifado municipal, de acordo com a legislação e o Tribunal de Contas. Manter organizado o almoxarifado, observando as normas de segurança. Protocolar e controlar o consumo de combustível dos veículos e máquinas da Prefeitura Municipal, através de emissão de requisição de abastecimento e controle de consumo. Executar o balancete mensal de estoque de material. Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.
  • Auxiliar de biblioteca: Catalogar os livros das bibliotecas municipais. Prestar informações aos usuários das bibliotecas. Fazer o controle de empréstimos de livros. Realizar relatórios mensais referentes ao movimento de toda a biblioteca. Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.
  • Escriturário: Planejar, organizar e dirigir os serviços de arquivo e acompanhar o processo documental e informativo. Descrição detalhada: a) Orientar e dirigir as atividades de identificação das espécies documentais; b) Orientar quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos; c) Avaliar e selecionar os documentos para fins de preservação e promover medidas necessárias a este fim específico; d) Elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; e) Assessorar nos trabalhos de pesquisa científica e técnico administrativo; f) Organizar documentos e informações; g) Orientar usuários e os auxiliar na recuperação de dados e informações; h) Disponibilizar fonte de dados para usuários; i) Providenciar aquisição de material e incorporar material ao acervo; j) Arquivar documentos, classificando-os segundo critérios apropriados para armazená-los k) Prestar serviço de computação alimentam base de dados e elaboram estatísticas; l) Executar tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel. n) Realizar outras atividades correlatas ao cargo, quando requeridas por sua chefia imediata.
  • Auxiliar de secretaria - Atendimento geral às secretarias escolares- Coordenar as atividades de Secretaria de escola e do pessoal auxiliar, exercendo, entre outras, as seguintes atividades: Participar da elaboração, execução, controle e avaliação do projeto pedagógico e do planejamento institucional da escola; Organizar e manter atualizados os cadastros, arquivos, fichários e outros documentos escolares relativos aos servidores e alunos; Manter atualizada a coleção de leis, resoluções, portarias, instruções e avisos pertinentes às atividades do estabelecimento; Conhecer e acompanhar a legislação do ensino e disposições regimentais, visando a assegurar a regularidade da escrituração escolar; Responder pelos procedimentos de matricula, recebendo, conferindo e dando o devido destino a documentos de alunos; Atualizar e racionalizar métodos de trabalho; Preparar e expedir a documentação de transferência de alunos, assinando-a solidariamente com o Diretor da unidade de ensino; Redigir expedientes; Digitar documentos; Assinar conjuntamente com o Diretor, quando for o caso, documentos e correspondências; Atender e orientar o publico; Exercer outras atividades correlatas.
  • Fiscal de obras - Fiscalização de Obras Públicas e Terceiros. Acompanhar as obras a serem desenvolvidas pelo município no tocante a fornecimento de mão de obra, material e equipamentos necessários para a realização das mesmas. Acompanhamento dos projetos a serem desenvolvidos. Acompanhamento da qualidade dos materiais e serviços a serem realizados. Apresentar notificação, autuações, lavrar multas e atos afins. Trabalhar sob orientação do engenheiro responsável. Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.
  • Fiscal de postura - Fiscalização de Posturas. Desenvolver a fiscalização junto ao município para a aplicação da Lei de Uso e Ocupação do Solo, Código de Posturas Municipais. Orientar a população com relação a como se adaptar as legislações citadas. Providenciar notificações, intimações, autos de infração, bem como promover a aplicação de multas de locais fiscalizados, quando necessário. Orientar os contribuintes no cumprimento de suas obrigações fiscais segundo as normas estabelecidas. Executar outras tarefas afins que lhe forem atribuídas.
  • Monitor escolar - Auxiliar no planejamento e executar a socialização das crianças no âmbito da creche; Auxiliar no planejamento e executar atividades de recreação visando à integração e socialização das crianças através de jogos, brincadeiras folclóricas, brincadeiras livres, atividades educativas com dança, teatro, vídeo e estórias; Desenvolver noções de higiene, disciplina, respeito e cidadania; Auxiliar na organização dos momentos em que são previstos cuidados com o corpo, banho, lavagem das mãos, higiene oral, alimentação, uso dos sanitários e repouso; Dar assistência às crianças; Participar e colaborar nos eventos realizados na creche; Promover ambiente de respeito mútuo e cooperação entre as crianças e os demais profissionais da instituição; Informar o professor regente e a direção da unidade escolar sobre qualquer irregularidade no ambiente escolar ou alteração no estado geral de saúde das crianças para que se tomem providências imediatas; Observar diariamente o estado de saúde das crianças, verificando temperatura corporal, aspectos gerais além de outros indicadores e, caso identificado alguma anormalidade, comunicar o professor ou a direção; Utilizar, quando necessário, ações de primeiros socorros, desde que apto para tanto; Acompanhar e cuidar dos menores durante a permanência na creche, proporcionando-lhes um ambiente tranquilo, afetuoso e seguro; Zelar pelo material, equipamentos e brinquedos existentes na instituição; Auxiliar na alimentação das crianças e garantir o cardápio com restrições se houver, indicação médica para a realização desse procedimento; Orientar e acompanhar o descanso das crianças no intervalo entre os períodos de atendimento pedagógico; Organizar o material pedagógico e de consumo da sala de aula, informando estoque e orientando o professor a solicitar aqueles com necessidade de reposição; Acompanhar as crianças em atividades extra sala, para desenvolvimento das atividades pedagógicas ou de atividades extraordinárias organizadas pela unidade escolar; Seguir a orientação do professor de sala, da direção da instituição, coordenação e supervisão da educação infantil; Participar das reuniões realizadas pela direção da instituição e da Secretaria Municipal de Educação; Conhecer e auxiliar na aplicação do Projeto-Político Pedagógico e o Regimento Escolar da instituição no que couber ao seu cargo; Auxiliar na elaboração/atualização do Projeto-Político Pedagógico da instituição; Realizar outras atividades correlatas.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas para operador de máquinas pesadas:

  • Língua portuguesa - Fonema e Sílaba; Ortografia; Estrutura e Formação das Palavras; Classificação e Flexão das Palavras; Classes de Palavras: tudo sobre substantivo, adjetivo, preposição, conjunção, advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo; Acentuação; Concordância nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Análise e Interpretação de Textos.
  • Matemática - Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo), problemas, raiz quadrada; MDC e MMC – cálculo – problemas; Porcentagem; Juros Simples; Regras de três simples e composta; Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: 1º e 2º graus; Inequações do 1º grau; Expressões Algébricas; Fração Algébrica; Geometria Plana.
  • Conhecimentos específicos - Legislação de Trânsito; Sinalização de Trânsito; Normas de Circulação e Conduta; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Convívio Social e Meio Ambiente; Noções básicas de Mecânica; Código de Trânsito Brasileiro e seus Anexos; Resolução Nº 726, 06 de março de 2018 -“Regulamenta o processo de formação e habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, os cursos de formação, atualização, aperfeiçoamento, especializados, preventivo e de reciclagem, a expedição de documentos de habilitação e dá outras providências”.

Curso grátis de língua portuguesa para o concurso Prefeitura de Conceição das Alagoas

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Conceição das Alagoas nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

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Sobre Prefeitura Conceição das Alagoas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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