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Concurso Prefeitura de São Paulo (SP) 2023 — Analista/ciências contábeis

Orgão: Prefeitura São Paulo
Nº vagas:50
Taxa de inscrição: De R$ 85,00 Até R$ 85,00
Cargos: Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 9000,00
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

Agenda

Abertura das inscrições21/06/2023
Encerramento das inscrições25/07/2023
Prova17/09/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 17/11/2022, às 06h48 - Atualizado em 18/09/2023, às 18h00


O concurso da Prefeitura de São Paulo para analista de planejamento e desenvolvimento organizacional — ciências contábeis oferece 50 vagas com salário de 9.000. A distribuição das oportunidades é a seguinte:

  • ampla concorrência (37);
  • pessoas com deficiência (3);
  • negros (10).

A capital paulista também possui editais abertos para outras três carreiras: auditor fiscal tributário (60), analista de políticas públicas e gestão governamental (32) e fiscal de posturas (175). Para navegar pela página dedicada a cada um desses cargos, clique nos links abaixo:

Resumo do concurso para analista — ciências contábeis

Atribuições do cargo

  • Elaborar plano de contas, rotinas e normas técnicas de contabilidade, balancetes, balanços e demonstrações contábeis e financeiras de forma analítica e sintética;
  • Definir a classificação de receitas e despesas;
  • Orientar e supervisionar a escrituração dos atos e fatos contábeis;
  • Proceder à incorporação e consolidação de balanços;
  • Realizar auditorias contábeis e nos processos de realização de despesas em todas as suas etapas;
  • Apurar o valor patrimonial de participações, quotas, ações e convênios;
  • Avaliar balanços do ponto de vista contábil, e acervos patrimoniais e verificar haveres e obrigações para quaisquer finalidades;
  • Identificar, desenvolver, adequar e implementar procedimentos cuja atividade implique em registro contábil;
  • Planejar, desenvolver, gerenciar, acompanhar e executar as atividades de relativas à contabilidade e à execução orçamentário-financeira;
  • Elaborar propostas de planejamento orçamentário da unidade/órgão;
  • Reconhecer, mensurar e baixar elementos integrantes do patrimônio público municipal;
  • Conferir às informações contábeis maior clareza, transparência e fidedignidade; 
  • Reconhecer de maneira tempestiva os atos e fatos contábeis referentes à unidade/órgão;
  • Desenvolver ferramentas que permitam melhor transparência das informações contábeis aos usuários;
  • Desenvolver e adequar sistema informatizado, em cumprimento aos normativos contábeis e às recomendações dos órgãos de controle interno e externo;
  • Desenvolver indicadores de qualidade do processo e da informação;
  • Desenvolver e implementar melhores regras de integridade e de conformidade relacionadas aos procedimentos contábeis, financeiros e orçamentários, objetivando informações aderentes aos normativos contábeis;
  • Exercer relevante atividade, em benefício da gestão contábil, orçamentária e financeira, no âmbito da administração municipal, que exija conhecimento técnico especializado compatível com o nível de formação exigida do cargo efetivo, prevista em ato do chefe da pasta;
  • Prestar assistência aos órgãos encarregados da representação judicial do município e realizar perícias próprias da área de atuação, para fins judiciais e extrajudiciais;
  • Desenvolver outras atividades afins.

Concurso da Prefeitura de São Paulo: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático:

  • Língua portuguesa — Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

  • Pensamento analítico e matemática financeira — 1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 2. Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 3. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: 3.1 raciocínio verbal; 3.2 raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem); 3.3 raciocínio sequencial; 3.4 orientação espacial e temporal; 3.5 formação de conceitos; 3.6 discriminação de elementos. 4. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas 5. Juros simples. 6. Montante e juros. 7. Taxa real e taxa efetiva. 8. Taxas equivalentes. 9. Capitais equivalentes. 10. Juros compostos. 11. Montante e juros. 12. Taxa real e taxa efetiva. 13. Capitalização contínua. 14. Descontos: simples, composto. 15. Desconto racional e desconto comercial. 16. Amortizações: Sistema francês, Sistema de amortização constante, Sistema misto. 17. Fluxo de caixa. 18. Valor atual e valor presente líquido. 19. Taxa interna de retorno.

  • Princípios e legislação básica do Estado Brasileiro — 1. Princípios fundamentais da Constituição Federal e Direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal. 2. Organização político-administrativa do Estado brasileiro na CRFB/88. 3. Administração Pública na CRFB/88. 4. Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na Constituição. 5. Lei Orgânica do Município de São Paulo e Processo legislativo municipal. 6. Organização Administrativa do Estado Brasileiro. 7. Princípios da Administração Pública. 8. Serviços públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação. 9. Concessão, Permissão e Autorização. 10. Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021 e Decreto Municipal nº 62.100/2022, que dispõe sobre normas de licitação e contratos administrativos para a Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Município de São Paulo, nos termos previstos na Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, bem como consolida a regulamentação da matéria em âmbito municipal. 11. Contratos administrativos: conceito, características e interpretação. 12. Reequilíbrio econômico- financeiro. 13. Modalidades de acordos administrativos: concessões de serviço público, parcerias público-privadas, contratos de gestão, convênios e consórcios administrativos. 14. Parcerias Lei nº 13.019/2014. 15. Teoria geral do ato administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo, extinção dos atos administrativos. 16. Vinculação e discricionariedade. 17. Controle dos atos administrativos. 18. Processo administrativo: importância e necessidade. Espécies e suas distinções gerais. 19. Competência administrativa: conceito e critério de distribuição. 20. Avocação e delegação de competências. 21. Ausência de competência: agente de fato. 22. Lei de Improbidade Administrativa nº 8.429/1992 (capítulo I e II) e alterações. 23. LGPD-lei nº 13.709/2018 e alterações. 24. LAI –Lei nº 12.527/2011 e alterações. 25. Princípios fundamentais de Governança Corporativa. 26. Gestão e Liderança na Administração Pública.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de São Paulo nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo.

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Sobre Prefeitura São Paulo

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.

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