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Concurso CRA PA 2019

Orgão: CRA - Conselho Regional de Administração
Nº vagas:60
Taxa de inscrição: De R$ 40,00 Até R$ 45,00
Cargos: Técnico, Administrador, Tecnólogo
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1530,00 Até R$ 4019,00
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: PA
Cidades: Belém - PA

Agenda

Abertura das inscrições19/08/2019
Encerramento das inscrições06/10/2019
Prova27/10/2019
Divulgação do Gabarito28/10/2019
Divulgação do Resultado
estimativa
30/01/2020

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 20/08/2019, às 14h43 - Atualizado em 31/01/2020, às 23h00


O edital do concurso CRA PA (Conselho Regional de Administração do Pará) oferece 60 vagas, sendo três imediatas e 57 para formação de cadastro reserva (CR). A lotação ocorrerá na cidade de Belém, capital do Estado do Pará (PA).

As inscrições serão recebidas até o dia 6 de outubro de 2019, através do site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). As taxas custam R$ 40 (curso técnico) e R$ 45 (nível superior).

O concurso CRA PA contará com provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; e análise de títulos, classificatória, apenas para nível superior.

Informações complementares

Distribuição das vagas

O cargo de técnico em administração (1 vaga + 19 CR) exige curso técnico na área e registro no órgão de classe. O salário inicial é de R$ 1.530.

Candidatos que têm o nível superior podem se inscrever para os postos de administrador (1 + 19 CR) e tecnólogo em recursos humanos (1 + 19 CR). As respectivas remunerações são de R$ 4.019 e R$ 2.425.

De acordo com o edital do concurso CRA PA, os servidores ainda recebem os seguintes benefícios:

  • vale-alimentação no valor de R$ 850 por mês;
  • auxílio-saúde (médico e hospitalar) com coparticipação de acordo com a utilização;
  • plano de cargos e salários;
  • vale-transporte.

Atribuições dos cargos

Técnico em administração: Executar procedimentos operacionais relacionados às atividades administrativas de sua área de atuação; organizar, conferir, abrir e controlar processos e documentos em geral, acompanhando seu trâmite interno e externo; realizar levantamento, suprir a área de material de consumo e controle de material de expediente da área de atuação; realizar atendimento ao público direto e (ou) indireto, recepcionar chamadas telefônicas relacionadas à área de atuação; operar equipamento de fac-símile, reprografia, microcomputadores, máquinas de datilografia e outros; solicitar manutenção preventiva; serviços operacionais e de apoio administrativo aos diversos setores do CRA - PA, como: registro, financeiro, cobrança e dívida ativa, contábil, contratos, almoxarifado, recursos humanos, fiscalização, jurídico, eventos, patrimônio, entre outros, conforme necessidades da Autarquia.

Administrador: Realizar atividades de nível superior que envolva matéria de natureza administrativa, emitindo pareceres e informações; executar atividades de instrução e de análise de processos administrativos, com emissão de parecer; elaborar e excetuar planos, projetos, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos voltados par a sua área de atuação, visando o aperfeiçoamento do serviço; examinar e elaborar fluxogramas, planilhas e gráficos de informações; planejar e realizar atividades de treinamento de pessoal, de desenvolvimento organizacional, redação, digitação e conferência de expedientes diversos; atuar na execução de atividades de pesquisa, estudo, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos a Administração, típicos da função do administrador, conforme Lei 4.769/65, nos diversos setores do CRA - PA, como: registro, financeiro, cobrança e dívida ativa, contratos, recursos humanos, fiscalização, administração de eventos, patrimônio, entre outros, conforme as necessidades da Autarquia. Disponibilidade para viagens; e Carteira Nacional de Habilitação Categoria “B” ou superior, conforme Artigo 145 do Código Nacional de Trânsito e Resoluções 168/2004 e 285/2008, do CONTRAN, com pontuação que permita, nos termos da legislação de trânsito, o pleno exercício do direito de dirigir. Orientar os administradores quanto às normas pertinentes ao registro, sua manutenção e cancelamento; fiscalizar o exercício ilegal no campo de atuação do administrador, apurando denúncias, informações recebidas formalmente ou obtidas a partir de pesquisa em mídias diversas; emitir intimações e autos de infração de acordo com a legislação e normas vigentes; proceder a visitas “in loco” para obter e constatar informações; analisar processos e informá-los tecnicamente, elaborando pareceres; emitir certidões; manter organizados os dados relativos à legislação da fiscalização; operar microcomputadores em rede ou isolados; elaborar relatórios e planos de trabalho; executar tarefas afins, executar outras atividades determinadas pela chefia imediata.

Tecnólogo em recursos humanos: Realizar atividades de nível superior que envolva matéria de natureza de recursos humanos, emitindo pareceres e informações; executar atividades de instrução e de análise de processos administrativos, com emissão de parecer; elaborar e excetuar planos, projetos, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos voltados par a sua área de atuação, visando o aperfeiçoamento do serviço; examinar e elaborar fluxogramas, planilhas e gráficos de informações; planejar e realizar atividades de treinamento de pessoal, de desenvolvimento organizacional, redação, digitação e conferência de expedientes diversos; desenvolver trabalhos nas áreas de recrutamento e seleção, administração de pessoal, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, envolvendo a elaboração de pareceres técnicos, e instruções processuais, controle e registro de atividades, de acordo com a legislação trabalhista, previdenciárias e as normas e regulamentos internos, efetuar levantamentos e tratamentos técnicos das informações e dados da sua área de atuação, realizar a folha de pagamento e controle de ponto, Realizar o controle dos programas de saúde do trabalhador.

Conteúdo programático parcial

Língua portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Noções de informática: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

Raciocínio lógico e matemático: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso CRA PA nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações sobre conteúdo programático completo estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Dicas de estudo para o concurso CRA PA

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+Notícias do concurso CRA PA 2019


Concurso CRA PA: vagas serão lotadas na cidade de Belém - Divulgação

Concurso CRA PA amplia inscrições para 60 vagas

Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/08/2019, às 14h56 - Atualizado em 25/09/2019, às 10h50


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Sobre Quadrix - Instituto Quadrix

Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.

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