MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Enem 2023

Orgão: ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Nº vagas:Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC , AL , AP , AM , BA , CE , DF , ES , GO‍ , MA , MT , MS , MG , PA , PB , PR , PE , PI , RJ , RN , RS , RO , RR , SC , SP , SE , TO

Agenda

Abertura das inscrições05/06/2023
Encerramento das inscrições16/06/2023
Prova
1º Prova
05/11/2023
Prova
2º Prova
12/11/2023

+Sobre o concurso


Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/01/2023, às 11h28 - Atualizado em 13/11/2023, às 18h00


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira algumas dicas de estudo sobre as matérias mais cobradas por área e disciplina no Enem 2023. Essas dicas foram baseadas em edições anteriores do exame e vale ressaltar que nem todas as matérias citadas podem aparecer na avaliação, assim como determinada matéria poderá cair em mais de uma questão.

Para se dar bem na redação Enem 2023 é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. O Ministério da Educação exige um texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem definidos.

Os avaliadores consideram cinco critérios de correção: domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreender a proposta de redação; selecionar e organizar as informações; demonstrar capacidade de argumentação; e propor soluções para os temas abordados, respeitando os valores e considerando a diversidade.

O Enem 2023 tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante manter-se atualizado em diversos assuntos, como política, diversidade de gênero, intolerância religiosa, situação do idoso no Brasil, violência urbana, meio ambiente, segurança pública, entre outros temas do nosso cotidiano.

De acordo com o edital, o candidato irá zerar a nota da redação se houver: fuga total ao tema proposto; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; texto com até sete linhas; desenhos ou imagens inadequadas; ou folha em branco.

LINGUAGENS

Português - Semântica; funções de linguagem; gramática; interpretação e compreensão de texto; norma culta e coloquial; morfologia; sintaxe; linguística; e gêneros textuais.

Literatura - Movimentos literários (barroco, modernismo, naturalismo, dentre outros); figuras de linguagem; obras literárias (especialmente as obras brasileiras); poesias concretas; e literatura contemporânea.

Artes e educação física - Obras artísticas; renascimento; cubismo; artes marciais; surrealismo; música; grafite; esportes; movimentos culturais; e movimentos artísticos.

CIÊNCIAS HUMANAS

História geral - Revolução industrial; idade média e moderna; liberalismo; primeira guerra mundial; segunda guerra mundial; nazismo; facismo; e guerra fria.

História do Brasil - Brasil colônia; república; era Vargas; era populista; escravidão; e ditadura militar.

Geografia - Planos e blocos econômicos; geopolítica mundial; agricultura brasileira; contrastes sociais; desenvolvimento humano e social; migrações; e impactos no meio ambiente.

Filosofia / Sociologia - Iluminismo; consequências da globalização; existencialismo; contratualismo; marxismo; cultura de massa; relações de trabalho; movimentos sociais; e pensadores da Grécia antiga.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Física - Usinas e instalações residenciais; óptica; ondas; hidrostática; eletricidade; calorimetria; mecânica; e acústica.

Química - Estequiometria; unidades de concentração; pH e pOH; radioatividade; cadeias carbônicas; eletroquímica; soluções; e oxidação.

Biologia - Problemas ambientais; ecologia e sustentabilidade; imunização; problemas ambientais; evolução; ciclos do carbono, nitrogênio e água; genética e mutações; e citologia.

MATEMÁTICA

Operações com frações; análise combinatória; porcentagem; matemática básica; análise de gráficos; análise de tabelas; estatística básica; e progressões (PA e PG).

Edital e Anexos


Abertura (05/06/2023) Edital de abertura - Enem 2023

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Enem 2023


Página do Exame Nacional do Ensino Médio - Agência Brasil

Cartão de confirmação do Enem 2023: Acesso disponível nesta terça-feira

Jean Albuquerque | Publicado em 22/10/2023, às 09h42


Celular aberto com o site na página do Enem - Agência Brasil

Enem 2023: estudantes têm até esta sexta-feira para fazer inscrição

Jean Albuquerque | Publicado em 12/06/2023, às 15h53


Cronograma oficial do Enem 2023 - Agência Brasil

Enem 2023: confira o cronograma oficial e TODAS as datas importantes do exame

Douglas Terenciano | Publicado em 05/06/2023, às 08h59 - Atualizado às 09h10


Enem 2023 está com inscrições abertas - Getty Images

Enem 2023 tem inscrições abertas para estudantes de todo o Brasil; veja detalhes

Douglas Terenciano | Publicado em 05/06/2023, às 08h46 - Atualizado às 08h50


Saiba como aproveitar a nota do Enem para entrar na tão sonhada graduação - Agência Brasil

Saiba como aproveitar a nota do Enem no Sisu, Prouni e Fies 2023

Douglas Terenciano | Publicado em 23/02/2023, às 11h14 - Atualizado às 11h17


Enem 2023 - Getty Images

Enem 2023 já tem data para ocorrer; veja cronograma e datas das provas

Douglas Terenciano | Publicado em 03/01/2023, às 11h36 - Atualizado às 11h45


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.