MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Acordo histórico: Visa e Mastercard reduzem taxas de transação para comerciantes

Acordo sujeito a aprovação judicial, visa diminuir taxas de transação e manter taxas existentes. Preocupações sobre impacto nos consumidores persistem

Comerciantes poderiam impor sobretaxas aos clientes, especialmente para cartões de recompensas
Comerciantes poderiam impor sobretaxas aos clientes, especialmente para cartões de recompensas - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/03/2024, às 23h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As gigantes do setor de cartões de crédito, Visa e Mastercard, juntamente com os bancos emitentes de seus cartões, fecharam um acordo histórico para encerrar um processo antitruste em curso há décadas. O acordo, sujeito à aprovação judicial, visa reduzir as taxas que os comerciantes pagam pelas transações realizadas com cartões Visa ou Mastercard.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Segundo o comunicado à imprensa divulgado nesta terça-feira (26), o acordo pode resultar em uma economia de até US$ 30 bilhões ao longo de cinco anos para os comerciantes nos Estados Unidos. As taxas de transação, conhecidas como "taxas de swipe", seriam reduzidas em pelo menos 0,04 ponto percentual durante um período mínimo de três anos.

Embora o acordo beneficie os comerciantes, há preocupações sobre o potencial impacto nos consumidores. Os comerciantes poderiam impor sobretaxas aos clientes, especialmente para cartões de recompensas que geralmente têm taxas de transação mais altas. No entanto, alguns consumidores podem se beneficiar de descontos, dependendo do tipo de cartão utilizado.

Enquanto isso, legisladores estão pressionando por novas leis para restringir o domínio da Visa e da Mastercard, exigindo que os maiores emissores de cartões trabalhem com mais de um processador de cartão de crédito.

Apesar das incertezas, as ações da Visa e da Mastercard registraram leve alta após o anúncio do acordo. A notícia chega em um momento em que o setor financeiro passa por mudanças significativas, incluindo uma possível fusão entre a Discover e a Capital One, que poderia ser afetada por esse acordo.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.