MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Nacional Unificado adota biometria para garantir segurança nas provas

Além disso, foi estabelecida a proibição de fazer anotações no cartão de confirmação de inscrição, sob pena de desclassificação. Veja detalhes

Obrigatoriedade da coleta da biometria foi oficializada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Obrigatoriedade da coleta da biometria foi oficializada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/04/2024, às 21h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No próximo dia 5 de maio, os candidatos que participarão do Concurso Nacional Unificado terão sua digital coletada durante o exame. A medida faz parte de um plano de segurança desenvolvido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e pelo Ministério da Justiça, em conjunto com as polícias Federal e Rodoviária, para prevenir golpes e fraudes durante as provas.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

A obrigatoriedade da coleta da biometria foi oficializada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio de publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17). Segundo o edital, os candidatos que se recusarem a realizar o procedimento serão automaticamente desclassificados do concurso.

Durante a realização do exame, um dos fiscais presentes será responsável pela coleta da biometria de cada candidato. O ministério também confirmou os horários das provas: o período da manhã terá início às 9h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 7h30 e fechamento às 8h30, com duração de 2h30.

Para os candidatos de nível superior, o teste consistirá em 20 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma pergunta dissertativa de conhecimento específico. Já para os participantes de nível médio, serão 20 questões de múltipla escolha de conhecimento geral e uma redação.

No mesmo dia, à tarde, a segunda prova terá início às 14h30, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 14h. Os candidatos terão 3h30 para concluir o teste, com 50 perguntas de múltipla escolha para os de nível superior e 40 questões para os de nível médio.

Além da coleta da biometria, outra regra foi anunciada: o candidato não poderá fazer anotações no cartão de confirmação de inscrição, sob risco de desclassificação imediata por qualquer rasura. As anotações só serão permitidas no cartão de resposta, no caderno de questões e nas folhas de redação e discursiva.

O concurso nacional abrangerá 228 cidades em todo o país, envolvendo 2,1 milhões de inscritos que disputam 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os cartões de confirmação, com os locais de prova, serão divulgados a partir de 25 de abril.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.