MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Consumo em alta: brasileiros gastam mais em 2024, impulsionando a economia

Em janeiro, foram criados mais de 180 mil empregos com carteira assinada, enquanto o setor de serviços em São Paulo gerou um aumento de 230%

Cenário favorável reflete não apenas na abertura de novos postos de trabalho
Cenário favorável reflete não apenas na abertura de novos postos de trabalho - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/03/2024, às 22h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Recentemente, diversos indicadores apontam para um aquecimento na economia brasileira, com mais empregos e aumento do consumo. Segundo dados do Ministério do Trabalho, janeiro registrou um saldo positivo de 180.395 empregos com carteira assinada, enquanto em São Paulo, o setor de serviços gerou 230% mais vagas em comparação ao mesmo período do ano anterior.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, destaca que o emprego é a peça-chave para impulsionar a economia, proporcionando mais dinheiro no bolso das pessoas e estimulando o consumo. Esse aumento do consumo é confirmado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que registrou um aumento de 1,2% no consumo nos lares brasileiros em janeiro.

O economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, ressalta que o aquecimento do mercado está relacionado não apenas ao aumento dos empregos, mas também à redução da taxa de juros, que facilita o acesso ao crédito e estimula os investimentos e o consumo. A redução da taxa Selic, que agora está em 10,75% ao ano, tem impulsionado ainda mais a atividade econômica.

Além disso, as medidas do governo federal para diminuir a inadimplência, como o programa Desenrola, têm contribuído para aumentar a renda disponível das famílias e direcioná-la para o consumo.

Esse cenário favorável reflete não apenas na abertura de novos postos de trabalho, mas também no desempenho positivo do comércio e no crescimento do consumo das famílias, indicando uma economia em ascensão.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.