MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2022: as inscrições para o SiSU estão ABERTAS

As inscrições para o SiSU vão ficar abertas até o dia 24 de fevereiro. São mais de 200 mil vagas disponíveis em todo o país

As inscrições para o SiSU já estão abertas
As inscrições para o SiSU já estão abertas - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/02/2023, às 06h59 - Atualizado às 07h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A espera acabou! Abriram nesta quinta-feira, 16, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O processo seletivo ficará aberto até o dia 24 de fevereiro e está ofertando 222.145 vagas. Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e que tiveram uma nota maior do que zero na redação. 

Para participar, o estudante deve acessar o link www.acessounico.mec.gov.br e colocar as informações de login necessárias. 

Como se inscrever no SiSU

1º passo: quando abrir a página do SiSU, aperte o botão “fazer inscrição” e depois em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro";

2º passo: confirme os dados para o SiSU ter uma forma de entrar em contato com você. Será possível alterar essas informações a qualquer momento depois;

3º passo: clique em “minha inscrição” e aqui você poderá escolher duas opções de curso. É nessa aba que o candidato pode acompanhar todo o processo de inscrição. Para dar início é preciso clicar em “fazer inscrição da 1ª opção”;

4º passo: também é possível fazer uma pesquisa sobre as vagas a partir do nome da instituição, curso ou município. É recomendado que o candidato consulte a quantidade de vaga ofertadas por curso e por modalidade e as regras do processo seletivo de cada instituição, como notas mínimas ou regulamento das cotas sociais.

Ao clicar na parte de cursos, o aluno também vai ter mais detalhes e modalidade que estão disponíveis. Fique atento a essa parte, escolha uma das opções e clique em “escolher essa modalidade”. Em caso de uso de cotas, preste atenção aos documentos que serão exigidos para a matrícula;

5º passo: para confirmar, confira se escolheu tudo como o planejado, documentação, vaga, modalidade, etc. Então clique em “confirmar minha inscrição”. Após isso, será possível acompanhar a inscrição e mudar de opções enquanto o SiSU estiver aberto.

Lembrando que no primeiro momento não há notas de corte disponíveis, que só poderão ser acessadas no segundo dia da abertura do SiSU. Com essa nota de corte, é possível que o candidato acompanhe as notas dos cursos e sua classificação parcial durante o período de inscrição, que encerra dia 24 de fevereiro.

Outro ponto importante para lembrar é que quando o prazo de inscrição acaba, o que fica válido são as duas últimas opções salvas.

As instituições de ensino superior que estão com vagas abertas no SiSU podem adotar notas mínimas ou médias mínimas para inscrições em seus cursos. Por isso, caso a nota não seja suficiente, o sistema irá emitir uma mensagem informando o problema. 

O Enem é a principal porta de entrada para os estudantes no ensino superior. A nota também podem ser usadas em outros processos seletivos, como Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Vagas

Na primeira edição do SiSU estão sendo ofertadas 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas do ensino superior, sendo 63 universidades federais. São 6.402 cursos de graduação oferecidos para estudantes de todo o país.

No site é possível que o estudante veja quais as vagas estão disponíveis por modalidade de concorrência, turnos, cursos, localização e instituições. Além disso, o candidato pode acessar na íntegra o documento de adesão de cada instituição participante. 

O resultado da primeira chamada do SiSU ficará disponível no dia 28 de fevereiro.

Calendário SiSU 2023

  • Período de inscrições: 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado da primeira chamada: 28 de fevereiro
Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2022

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

10/05/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/05/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
20/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.