1ª fase

Concurso ITA: prova para 110 vagas ocorre em novembro

Edital destina chances a jovens de ambos os sexos para ingresso no curso de graduação em engenharia. Instituição de ensino fica em São José dos Campos, no interior paulista

Samuel Peressin
Publicado em 25/10/2018, às 10h31

Após encerrar, em 18 de setembro, as inscrições para o concurso de admissão ao curso de graduação em engenharia, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, se prepara agora para a aplicação da prova válida pela primeira fase, marcada para novembro. 

São oferecidas 110 vagas (22 reservadas a negros). Desse total, 25 são para quem pretende seguir carreira no quadro de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), enquanto as demais oportunidades destinam-se a candidatos que não almejam permanecer no quadro de militares da Aeronáutica após a formação.  

Podem participar do vestibular do ITA jovens de ambos os sexos com idade até 23 anos (em 31 de dezembro de 2018) e ensino médio completo ou com conclusão prevista para este ano.    

As inscrições foram recebidas mediante o preenchimento de formulário disponível no site http://www.vestibular.ita.br/. A taxa de participação custou R$ 140.

Etapas do concurso do ITA para graduação em engenharia

A seleção será realizada em três fases. Na primeira delas, em 23 de novembro, os concorrentes farão prova objetiva com 60 questões sobre português, inglês, matemática, física e química. 

• APOSTILA VESTIBULAR INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2018 

Para a segunda etapa doconcurso do ITA, estão programados dois dias de avaliação dissertativa em dezembro: 10 (abordando disciplinas de matemática e química) e 11 (física e redação). 

Haverá aplicação em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Teresina e Vitória.

Os candidatos habilitados para a última fase serão submetidos à inspeção de saúde. Para isso, deverão comparecer ao ITA, no Auditório Lacaz Netto, em 13 de janeiro de 2019, entre 9 e 12h.

Detalhes sobre a graduação em engenharia o ITA

A graduação em engenharia oferecida pelo ITA tem duração de cinco anos. Nos dois primeiros, todos os estudantes passam pelo curso fundamental. 

Os três últimos anos são dedicados à formação profissional, quando os alunos optam pela área em que desejam se especializar em engenharia. Há seis opções: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica.

Os alunos receberão bolsa inicial de R$ 1.176, conforme prevê a tabela de vencimentos dos militares das Forças Armadas.

Comentários

Mais Lidas