MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos
Notícia em primeiro lugar

Concurso Metrô SP: novo edital em estudos para aproximadamente 150 vagas; entenda

Concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) deve ter ênfase para contratação de pessoal na área de segurança

Concurso Metrô SP: novo edital em estudos para aproximadamente 150 vagas; entenda
Concurso Metrô SP: trem do Metrô SP: Divulgação
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/06/2023, às 07h19 - Atualizado às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A realização do aguardado concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitando de São Paulo) parece cada vez mais próxima e pode se concretizar no decorrer dos próximos meses. Acontece que no último dia 12 de junho a população amanheceu com a notícia de uma possível paralisação, marcada para o dia seguinte. No final do próprio dia 12, a greve foi suspensa, pois a companhia havia aceitado as reivindicações da categoria. A principal delas é a reposição de servidores, por meio de novo concurso. De acordo com informações preliminares, o Metrô está em fase de levantamento das necessidades, mas a expectativa é de que sejam oferecidas aproximadamente 150 vagas, com ênfase na área de segurança.

Além da realização do concurso público, o Metrô SP ofereceu um reajuste de 4,52%, que corresponde a uma atualização das perdas inflacionárias, além de discutir um novo plano de carreiras e a situação de 130 servidores aposentados especiais, demitidos há três anos.

De acordo com nota divulgada pelo Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, "a empresa assumiu um compromisso de realizar um estudo do quadro de funcionários para avaliar as necessidades para a abertura de novos concursos públicos".

Além disso, o concurso também foi debatido, no expediente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) do último dia 15 de junho, pelo deputado Simão Pedro (PT). "Na segunda-feira (dia 12) houve uma grande assembleia dos trabalhadores metroviários no seu sindicato, mais de 3.000 trabalhadores que decidiram não fazer a greve que
estava marcada a partir da zero hora do dia treze. Eu achei que foi uma boa decisão do sindicato. Estive numa das assembleias do Sindicato dos Metroviários; eles resolveram
aceitar a proposta feita. Eles estavam em campanha salarial, a categoria, uma categoria muito importante", disse. "Mas eu queria chamar atenção que, neste acordo que o
Sindicato dos Metroviários fez com o Metrô - que é importante a gente registrar aqui, porque nós vamos acompanhar e vamos cobrar -, o Metrô se comprometeu a realizar concurso público para repor mais de 150 trabalhadores, principalmente na área
da segurança", reforçou. "O Metrô tem sido enfraquecido, bombardeado; não vou
dizer “sucateado”, né. Mas uma das reivindicações nesta campanha salarial era a reposição de trabalhadores, porque há um déficit, reconhecido pelo próprio Metrô". 

A realização do novo concurso já havia sido anunciada 2022, pelo então presidente Silvani Pereira, que deixou o comando da Companhia em janeiro.

Além da remuneração inicial, o Metrô SP costuma oferecer os seguintes benefícios:

  • auxílio refeição 
  • auxílio alimentação,
  • bilhete de serviço,
  • plano de saúde,
  • previdência suplementar e
  • seguro de vida em grupo

O plano de saúde, previência suplementar e seguro de vida em grupo são opcionais.   

Concurso Metrô: veja carência de pessoal

De acordo com levantamento funcional divulgado no último dia 29 de abril, o Metrô conta atualmente com uma necessidade de nada menos do que 2.778 servidores. Vale lembrar que o levantamento tem como base dados concedido pelos órgãos tendo como base até o dia 31 de dezembro de 2022. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de afastamentos, falecimentos e exonerações.

Os cargos com maior necessidade de servidores são os seguintes:

  • operador de transporte metroviário - 991 vagas
  • oficial de manutenção industrial - 292 vagas
  • agente de segurança metroviário - 196 vagas
  • analista de desenvolvimento e gestão - 274 vagas
  • agente de serviços de operação - 585 vagas
  • operador de circulação - 437 vagas
  • técnico de manutenção, projetos e obras - 315 vagas

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.

A seleção foi composta de duas etapas:

  • provas objetivas
  • testes de aptidão física

A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa - 15 questões
  • matemática e raciocínio lógico - 25
  • atualidades - 10

Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Metrô SP 2023

Metrô São Paulo - Companhia do Metropolitano de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

concursosconcursos 2024concursos sp (são paulo)provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.