Educação

Porto Alegre RS tem concurso com inscrições abertas

Oportunidades do concurso são para a carreira de professor. Inscrições serão recebidas até o dia 7 de agosto

Patricia Lavezzo
Publicado em 31/07/2018, às 11h22

O município de Porto Alegre, situado no Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas de concurso público para professor. A seleção visa o provimento de duas vagas, além de cadastro reserva, no quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. 

As ofertas estão distribuídas igualmente entre as especialidades de educação infantil e anos iniciais. Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir licenciatura plena em pedagogia ou magistério ou curso normal de pós-médio normal ou ensino médio modalidade normal ou curso normal superior.

O salário inicial oferecido é de R$ 1.463,61 para jornada de trabalho de 20 horas semanais. 

Etapas do concurso de Porto Alegre RS

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 144,50. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 7 de agosto. 

O concurso do município de Porto Alegre consistirá de provas objetivas e de redação, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos - formação acadêmica e experiência profissional, apenas classificatória. 

As provas objetivas e de redação serão aplicadas na data prevista de 23 de setembro. O exame objetivo será composto por 100 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico, dez de base nacional comum e plano nacional de educação, dez de legislação, 15 de atualidades de história e geografia do Brasil e 40 de conhecimentos específicos. 

Atribuições dos professores do município de Porto Alegre RS

Planejar e executar o trabalho docente; participar da elaboração do plano global da escola, do regimento escolar e das grades curriculares; participar do planejamento de classes paralelas, de área ou disciplinas específicas e das atividades específicas ou extraclasse; coletar e interpretar dados e informações sobre a realidade da clientela; prestar aconselhamento à clientela em áreas específicas; realizar levantamentos diversos no sentido de subsidiar o trabalho docente; constatar necessidades e encaminhar a clientela aos setores específicos de atendimento; preparar, coordenar e avaliar o processo ensino-aprendizagem, participar de atividades cívicas e de promoções internas e externas; participar ou coordenar reuniões e conselhos de classe; manter-se atualizado sobre a legislação do ensino, atuar junto aos setores e serviços da escola com vistas ao aprimoramento do trabalho docente; manter atualizados os registros sobre o aproveitamento escolar das turmas sob sua responsabilidade; zelar pela disciplina e pelo material docente; encaminhar relatórios das unidades recreativas; contribuir para o aprimoramento da qualidade do tempo-livre da clientela; acompanhar o trabalho desenvolvido pelo estagiário; instrumentalizar o educando para que participe e se integre com os demais; exercer o cargo de diretor ou vice-diretor, quando eleito; executar tarefas afins.

Sobre Prefeitura Porto Alegre

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas