Um cargo

Prefeitura de Barretos SP abre concurso com 23 vagas

Chances são para função de agente de controle sanitário, que requer ensino médio e paga R$ 1,7 mil. Presenciais, inscrições vão de 24 a 28 de outubro

Samuel Peressin
Publicado em 20/09/2018, às 10h58

A Prefeitura de Barretos, no interior paulista, abriu processo seletivo destinado a preencher 23 vagas temporárias de agente de controle sanitário.

Com exigência de ensino médio completo, o cargo oferece vencimentos iniciais de R$ 1.730 e tem jornada semanal de 40 horas de trabalho.

Gratuitas, as inscrições serão recebidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, entre 24 e 28 de setembro, das 8h às 14h. 

Ainda sem data definida, a prova objetiva trará 50 questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. A seleção também inclui avaliação curricular. 

O concurso da Prefeitura de Barretos terá validade de 12 meses, prorrogável por mais 12, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.


Concurso Prefeitura Barretos: atribuições do agente de controle sanitário

 

Inspeção de produtos de origem animal, atividade de natureza especializada, abrangendo aspectos higiênicos, sanitários e tecnológicos, relativos à inspeção do abate de bovinos, seus produtos, subprodutos, derivados e resíduos, destinados ao comércio nacional e internacional, realizados sob supervisão do Serviço de Inspeção Federal nº 421, junto a Empresa Minerva S/A, localizada em Barretos, Estado de São Paulo.

Concurso Prefeitura Barretos: o que vai cair na prova

Língua portuguesa - Som e fonema; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia Oficial; Acentuação gráfica. Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido Conotativo e Denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual; Compreensão e interpretação de textos. Noções de Semântica. Obs.: Será cobrada a nova ortografia.

Matemática - Problemas de raciocínio lógico. 

Conhecimentos específicos - Noções básicas sobre normas regulamentares e procedimentos operacionais inerentes aos trabalhos de rotina do abate de bovinos e respeitantes às normas padronizadas para Sala de Abate e seus Anexos. (Encontram-se os regulamentos e normas no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal [RIISPOA] ou no site: www.agricultura.gov.br). BRASIL, Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Divisão de Normas técnicas. Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal. Brasília, 1997. Disponível em: www.agricultura.gov.br/sda/dipoa/riispoa.html.
 

Sobre Prefeitura Barretos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas