Educação

Prefeitura de Belterra PA seleciona para 285 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre cargos de professores, que exigem os níveis médio e superior

Patricia Lavezzo
Publicado em 26/11/2018, às 13h38

No Estado do Pará, a Prefeitura Municipal de Belterra, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMED), divulgou um novo edital de processo seletivo simplificado que visa o preenchimento de 285 vagas temporárias, para atuação no ano letivo de 2019. Do total de ofertas, 95 são imediatas e 190 para formação de cadastro reserva (CR). 

Oportunidades estão distribuídas entre as funções de professor de atendimento educacional especializado (7 vagas + 14 CR), professor de educação infantil (13 + 26 CR), professor de anos iniciais (35 + 70 CR) e professor nas especialidades de educação física (6 + 12 CR), história (7 + 14 CR), geografia (8 + 16 CR), matemática (8 + 16 CR), língua portuguesa (5 + 10 CR), ciências (4 + 8 CR) e língua materna indígena (2 + 4 CR). 

Interessados em concorrer a um dos postos devem possuir nível superior, exceto para o cargo de professor de língua materna indígena, que exige ensino médio e com curso de idioma Munduruku ou declaração expedida pela FUNAI de que o candidato domina a língua. 

Processo seletivo da Prefeitura de Belterra PA

As inscrições presenciais serão recebidas entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, na SEMED, situada na Vila Americana, nº 253, Bairro Centro, com horário de atendimento das 9h às 14h, em dias úteis. 

O processo seletivo será constituído de uma única etapa: análise de títulos, de caráter classificatório. 
 

Sobre Prefeitura Belterra

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas