Nível médio

Concurso em São João do Manhuaçu/MG reúne 32 vagas

Cargos no concurso da Prefeitura de São João do Manhuaçu são para agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias. Inscrições vão de 14 a 25 de maio

Samuel Peressin
Publicado em 10/05/2018, às 11h13

A Prefeitura de São João do Manhuaçu, em Minas Gerais, abriu processo seletivo destinado a preencher 32 vagas em dois cargos de nível médio, além de formar cadastro reserva.

Há oportunidades para agente de combate a endemias (6 postos) e agente comunitário de saúde (26), com vencimentos de R$ 1.014 e jornada semanal de 40 horas.

As inscrições devem ser realizadas entre 14 e 25 de maio, pelo site da banca W2 Auditoria e Consultoria (www.w2consultores.com.br), mediante o pagamento de taxa de R$ 40.

Marcada para 10 de junho, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha sobre português, matemática e conhecimentos gerais e específicos. 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de São João do Manhuaçuterá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de São João do Manhuaçu 2018

Realizar mapeamento de sua área; Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; Identificar indivíduos e famílias expostos a situação de risco; Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde disponíveis; Realizar ações e atividades, no nível de suas competências nas áreas prioritárias da Atenção Básica; Realizar por meio de visita domiciliar acompanhamento de todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando a promoção da saúde das doenças de acordo com o planejamento da equipe; Desenvolver atividades de prevenção de doenças e de agravos, com ênfase na promoção da saúde por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo sempre a equipe informada; O registro para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimento, de óbitos, doenças e outros agravos a saúde.

Concurso Prefeitura São João do Manhuaçu: atribuições do agente de combate a endemias

Executar os serviços de desinfecção em residências, para evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos; Desenvolver atividades inerentes ao combate a doença de Chagas, esquistossomose, dengue e outras doenças; Proferir palestras em escolas públicas e associações comunitárias com a finalidade de melhorar os hábitos e prevenir doenças; Zelar pela conversação dos materiais equipamentos sob sua responsabilidade; Atender as normas de segurança e higiene do trabalho e realizar outras tarefas afins; O agente de Combate as Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e sob supervisão do gestor da Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre Prefeitura São João do Manhuaçu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas