Duas vagas

Concurso em Sarutaiá SP recebe inscrições para motorista

Candidatos devem possuir ensino fundamental e CNH categoria "D". Provas objetiva e prática do concurso de Sarutaiá 2019 ocorrem em 28 de abril e 19 de maio, respectivamente

0,00(0.0%)0 voto(s)

Samuel Peressin
Publicado em 28/03/2019, às 14h05

Estão abertas as inscrições para o concurso de Sarutaiá, no interior paulista, destinado a preencher duas vagas de motorista na prefeitura

Com salário de R$ 998 e jornada semanal de 44 horas, o cargo requer ensino fundamental e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "D".

Os interessados podem se inscrever até 5 de abril, por meio do site www.integraconcursos.com.br. O valor da taxa é de R$ 30.

Provas

Marcada para 28 de abril, a avaliação objetiva trará 40 questões sobre português, matemática, legislação, histórico do município e conhecimentos específicos. 

Os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para a prova prática de direção veicular, que ocorre em 19 de maio, a partir das 9h30. 

O concurso de Sarutaiá terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério da prefeitura, conforme estabelece o edital

Conteúdo programático

Confira as disciplinas que serão abordadas na prova objetiva do concurso de Sarutaiá 2019:

  • Língua portuguesa - Ortografia: uso de S e Z. Emprego de SS, C, Ç, CH, EX, J e G. Divisão silábica: separação e partição de silabas. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Acentuação gráfica: princípios básicos(regras), classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica, Classe de palavras (classes gramaticais). Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Tempos e modos do verbo. Crase. Frase e Oração. Tipos de sujeito. Sinônimos e antônimos. Interpretação de texto. Sufixos e Prefixos. Tipos de predicado. Pronomes de Tratamento. Vozes do verbo.
  • Matemática - Números naturais e inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potenciação. Radiciação. Porcentagem. Juros simples. Regra de três simples. Equação do 1º e 2º grau. Unidades de medida. Sistema métrico decimal. Geometria plana: ângulos, polígonos regulares, cálculo de áreas, Teorema de Tales e Teorema de Pitágoras. Geometria Espacial: poliedros regulares, pirâmides, prismas, cilindros, cones e cálculo de volumes. Análise de gráficos e tabelas. Resolução de situações-problema.
  • Conhecimentos específicos - Código de Trânsito Brasileiro. Conhecimentos de mecânica básica. Regras Gerais de Circulação: Normas Gerais de Circulação e Conduta. Sinalização de Trânsito. Dos Veículos. Registro e Licenciamento. Dos equipamentos obrigatórios. Dos Documentos de Porte Obrigatório. Da Habilitação. Das Penalidades. Medidas e Processo Administrativo. Das Infrações: A Sinalização de Trânsito. Código de Trânsito Brasileiro e suas Alterações. Direção Defensiva: Direção Preventiva e Corretiva. Sistemas de navegação para veículos: Waze, GPS, Google Maps.

Sobre Prefeitura Sarutaiá

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas