Concurso Sulgás RS: prova será aplicada neste domingo

Edital oferece chances para assistente de serviços administrativos, técnico em gás, engenheiro de gás e advogado. Salários chegam a R$ 8,2 mil

Quatro cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 06/12/2018 - 09:14 | Atualizado: 06/12/2018 - 09:14

Ocorre neste domingo (9) a prova da primeira fase do concurso da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), com oferta de 11 vagas para contratação imediata. A convocação para o exame pode ser consultada aqui

Ensino médio é requisito para assistente de serviços administrativos (5 postos e salário de R$ 2.464,70) e técnico em gás (1 - R$ 3.122,20), função que também requer formação técnica.

O processo seletivo disponibiliza cargos com exigência de curso superior para advogado (1 - R$ 5.639,05) e engenheiro de gás (4 - R$ 8.281,13).

A Sulgás concede como benefícios: vales transporte, refeição e rancho; planos de saúde e odontológico; auxílios educação, creche, ensino fundamental e atividade física; participação nos lucros e resultados; e previdência privada.

De acordo com o edital, os profissionais contratados poderão ser lotados em qualquer uma das sedes da companhia (Canoas, Caxias do Sul ou Porto Alegre). 

Concurso Sulgás: inscrição e etapas

As inscrições foram recebidas até 6 de novembro, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.fundatec.org.br. As taxas custaram R$ 82,36 (nível médio) e R$ 187,87 (superior). 

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Marcada para 9 de dezembro, na capital, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos, língua portuguesa, legislação, informática e raciocínio lógico. 

As outras fases da seleção incluem análise de títulos (apenas para advogado e engenheiro), com entrega dos documentos entre 3 e 7 de janeiro; avaliação psicológica, em 26 de janeiro; e entrevistas de devolução, em 6 de fevereiro.

O concurso da Sulgás terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da companhia, conforme estabelece o edital.

Atribuições dos cargos de nível médio no concurso da Sulgás

Concurso Sulgás: conteúdo programático parcial de nível médio

Língua portuguesa - 1. Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e sua conversão. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Pontuação.

Legislação - 1. A Constituição da República Federativa do Brasil: Princípios fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Da Tributação e do Orçamento. 2. Lei 11.340/2006 3. Lei 11.909/2009

Raciocínio lógico - Lógica Proposicional; Problemas Lógicos; Raciocínio Aritmético; Interpretação de Texto; Habilidades de raciocínio, envolvendo: (a) elaboração de argumentos; (b) avaliação da argumentação; e (c) formulação ou avaliação de planos de ação. Construção de argumentos: reconhecimento da estrutura básica de um argumento; conclusões apropriadas; hipóteses subjacentes; hipóteses explicativas fundamentadas; analogia entre argumentos com estruturas semelhantes. Avaliação de argumentos: fatores que reforçam ou enfraquecem uma argumentação; erros de raciocínio; método utilizado na exposição de razões. Formulação e avaliação de um Plano de Ação: reconhecimento da conveniência, eficácia e eficiência de diferentes planos de ação; fatores que reforçam ou enfraquecem as perspectivas de sucesso de um plano proposto; hipóteses subjacentes a um plano proposto.

Concurso Sulgás: sobre o órgão

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.
 

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Atualizado: 05/12/2018 - 13:21

Concurso em Gramado RS recebe inscrições para 108 vagas

As chances do edital são para candidatos de todos os níveis escolares, com remunerações que chegam a R$ 13 mil

Vários cargos

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No Estado do Rio Grande do Sul, o município de Gramado está com inscrições abertas em três editais de concurso público que somam 108 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR). Ofertas serão lotadas na prefeitura, câmara e Gramadotur. 

Quem tem o ensino fundamental pode disputar as funções de auxiliar de receptivo turístico (1 vaga + CR), motorista I (4 + CR), cozinheiro I (3 + CR), operador de máquinas leve (CR), operador de máquinas pesada (CR), operário II (10 + CR) e pedreiro I (CR). 

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para os cargos de atendente de farmácia (CR), técnico agrícola (2 + CR), técnico em enfermagem (1 + CR), técnico em informática (1 + CR), tesoureiro (CR), agente de trânsito (CR), auxiliar administrativo (5 + CR), assistente administrativo (1 + CR), assistente de eventos (1 + CR), auxiliar de consultório dentário (CR), design gráfico (CR), fiscal de posturas (5 + CR), monitor de educação (20 + CR), monitor de laboratório de informática (5 + CR), monitor socioeducativo (5 + CR) e regente (CR).

Nível superior é requisito para os postos de advogado (2 + CR), analista RH (CR), analista de sistemas (CR), analista de comunicação (1 + CR), arquiteto (CR), assessor de gestão de projetos culturais (CR), assistente social (CR), auditor tributário (CR), bibliotecário (CR), biólogo (CR), cirurgião dentista (CR), contador (CR), enfermeiro (1 + CR), enfermeiro sanitarista (CR), engenheiro cartográfico (CR), engenheiro civil (1 + CR), engenheiro de segurança do trabalho (1 + CR), engenheiro eletricista (CR), engenheiro orçamentista (1 + CR), engenheiro químico (1 + CR), engenheiro sanitarista (CR), farmacêutico (CR), fiscal ambiental I (2 + CR), fiscal de engenharia e licença (CR), fiscal sanitário (CR), fisioterapeuta (CR), médico em diversas especialidades (1 + CR), museólogo (1 + CR), nutricionista (CR), psicólogo (1 + CR), terapeuta ocupacional (CR), turismólogo (CR), educador infantil (4 + CR), orientador educacional (3 + CR), supervisor pedagógico (3 + CR) e professor em diversas áreas (21 + CR). 

As remunerações iniciais oferecidas partem de R$ 1.324,28 e chegam a R$ 13.036,20. 

Concurso Gramado RS: inscrições e prova

A participação deverá ser garantida até o dia 2 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.fundatec.org.br. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 90 (níveis médio e técnico) e R$ 150 (formação superior). 

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação, fundamentos da educação e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de Gramado/RS nas datas previstas de 9 e 10 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 13:23

Onyx afirma que Ministério do Trabalho será dividido

O futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que as funções do Ministério do Trabalho serão divididas entre as pastas da Justiça, da Cidadania e da Economia

Novo capítulo

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Em entrevista nesta segunda-feira, dia 3, o futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que o Ministério do Trabalho deixará de existir no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em 2019, as atribuições da pasta serão divididas entre os ministérios da Justiça, da Cidadania e da Economia.

A entrevista de Lorenzoni foi concedida à Rádio Gaúcha. Na ocasião, ele foi questionado se o ministério no formato atual desparecerá e confirmou a informação, mas ressaltou que as funções da pasta Trabalho permanecerão em outros ministérios.

“O atual Ministério do Trabalho, como é conhecido, ele ficará uma parte no ministério do doutor Moro, outra parte com Osmar Terra e outra parte com Paulo Guedes”, disse.

Além disso, Lorenzoni explicou a divisão do Ministério do Trabalho. A pasta da Justiça, que será comanda por Sérgio Moro, cuidará da concessão de cartas sindicais. De acordo com Onyx, a estrutura que lida com políticas ligadas ao emprego ficará uma parte no Ministério da Economia, cujo titular será Paulo Guedes, e outra parte na pasta da Cidadania, com Osmar Terra de ministro.

As declarações sobre o Ministério do Trabalho

Se nesta segunda-feira, Onyx Lorenzoni afirmou que dividirá o Ministério do Trabalho, vale recordar que no último dia 13 de outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro havia dito que o órgão se manteria como ministério. “Vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria não”, declarou Bolsonaro, em entrevista coletiva na saída de visita ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Porém, uma semana antes, após almoço no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Bolsonaro também havia dito que o Ministério do Trabalho seria incorporado por outra pasta em seu governo. "O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse na ocasião, sem entrar em detalhes.

Em meio a indefinição, vale destacar que o Ministério do Trabalho foi criado há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta também é responsável por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

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Atualizado: 03/12/2018 - 12:47

Concurso INSS: avança pedido para 7.888 vagas

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Até R$ 8,9 mil

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Finalmente, avançou o pedido do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que solicita a contratação de 7.888 servidores. Na última semana, o requerimento apresentou cinco movimentações, o que não acontecia desde agosto.

Vale lembrar que este certame é considerado um dos mais urgentes, isso porque a falta de trabalhadores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Diversos dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seus benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 03/12/2018 - 10:48

Prefeitura de Canela RS: concurso reúne 70 vagas

As inscrições serão recebidas entre os dias 6 e 19 de dezembro. As remunerações iniciais oferecidas chegam a R$ 2,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Serão abertas no dia 6 de dezembro as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Canela, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Oportunidade é de 70 vagas do seu quadro de pessoal. 

Quem tem o ensino médio pode disputar as funções de agente administrativo (1 vaga), fiscal (1) e monitor (25). Os salários iniciais são de R$ 2.540,20 para os dois primeiro cargos e R$ 1.517,76 para o último. 

Para nível superior, as chances do edital são para profissional do magistério com habilitação nas áreas de educação infantil (33), séries iniciais do ensino fundamental (1), língua portuguesa (1), matemática (1), história (1), geografia (1), educação física (3), inglês (1) e ciências naturais (1). As remunerações variam de R$ 1.214,97 a R$ 2.429,94. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 19 de dezembro, através da internet, pelo endereço eletrônico www.unars.com.br. Os valores da taxa de participação oscilam entre R$ 100 a R$ 150. 

Concurso Prefeitura de Canela RS: provas

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, legislação, conhecimentos pedagógicos e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Canela/RS no dia 20 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 11 desse mesmo mês. 

O certame ainda será constituído das seguintes etapas: prova prática para o cargo de agente administrativo, eliminatória; e análise de títulos para monitor e as carreiras de nível superior, classificatória. 
 

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Atualizado: 30/11/2018 - 14:20

Prefeitura de Palmitinho RS abre concurso com 40 vagas

Chances estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições vão de 7 a 21 de dezembro

Salários até R$ 5,3 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Palmitinho, no Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 40 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR). 

Há ofertas com exigência de ensino fundamental para eletricista (1 - R$ 1.311,47), mecânico (CR - R$ 3.394,37), motorista (3 - R$ 1.388,59), operador de máquina (2 - R$ 1.542,88) e servente (3 - R$ 925,74).    

Estão em disputa cargos de nível médio/técnico para agente administrativo (1 - R$ 2.622,94), agente fazendário (1 - R$ 2.622,94), atendente de creche (8 - R$ 925,74), escriturário (1 - R$ 1.388,59), fiscal tributário (1 - R$ 2.391,51), tesoureiro (CR - R$ 3.394,37), técnico em contabilidade (1 - R$ 3.394,37), técnico em enfermagem (1 - R$ 2.391,51) e auxiliar de consultório dentário (1 - R$ 1.542,88). 

Formação superior é requisito para assistente social (1 - R$ 3.548,72), dentista (1 - R$ 5.386,16), enfermeiro (1 - R$ 3.548,72), engenheiro civil (1 - R$ 5.386,16), farmacêutico (1 - R$ 3.394,37), fiscal ambiental (1 - R$ 3.394,37), médico ESF (1 - R$ 5.386,16), professor de educação infantil (8 - R$ 1.375) e psicólogo (1 - R$ 2.622,94). 

Concurso Prefeitura Palmitinho: inscrições e etapas

Será possível se inscrever entre 7 e 21 de dezembro, mediante a realização de cadastro pelo site www.scconcursos.com.br. As taxas custam R$ 60 (ensino fundamental), R$ 100 (médio/técnico) e R$ 130 (superior). 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 26 e/ou 27 de dezembro, prática (mecânico e operador de máquina), em 24 de fevereiro, e de títulos (vagas de nível superior), com entrega dos documentos entre 21 e 26 de fevereiro. 

O concurso da Prefeitura de Palmitinho terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.
 

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Atualizado: 29/11/2018 - 13:37

Concurso AGER RS: abertas inscrições para nível superior

Oferta do edital da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim é de duas vagas distribuídas entre os cargos de auditor e engenheiro civil

Salário de R$ 2,4 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado do Rio Grande do Sul, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) abriu as inscrições do concurso público que visa o provimento de duas vagas do seu quadro de pessoal. 

Ofertas estão igualmente distribuídas entre os cargos de audito e engenheiro civil. Interessados devem possuir nível superior na área, registro no órgão de classe, idade mínima de 21 anos e carteira de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial é de R$ 2.400,72 para jornada de trabalho semanal de 12 horas. 

As inscrições deverão ser realizadas no site da Legalle Concursos (www.legalleconcursos.com.br), banca organizadora do certame, até o dia 27 de dezembro. O valor da taxa de participação é de R$ 100. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de informática, cinco de legislação, cinco de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Erechim/RS no dia 17 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições dos cargos da AGER

Auditor - atuar analisando a política tarifária das concessionárias, dados contábeis, dar parecer em pedidos de reequilíbrio, reajustes e revisões contratuais, quanto às tarifas; analisar e dar pereceres nos cumprimentos das metas de indicadores de qualidade dos serviços regulados, estudo e análise para elaboração de orçamentos públicos e privados, bem como a avaliação financeira de seus resultados; realizar auditoria e fiscalização de natureza econômico-financeira; atuar na regulação dos serviços públicos; realizar orçamentos e estimativas, bem como a fixação de custos, preços, tarifas e quotas; fazer a análise e parecer nas prestações de contas anuais dos conveniados e concessionárias; demais atribuições pertinentes à profissão, segundo a classe, ordem ou conselho profissionais específico, e que seja de necessidade da AGER; orientar e treinar os outros servidores auxiliares na execução das tarefas típicas; dirigir veículos oficiais para exercer atividades próprias do cargo, desde que devidamente habilitado, e autorizado por chefia ou autoridade superior; desenvolver atividades administrativas (documentos, registros, encaminhamentos, outros) relativas ao exercício do cargo, utilizando-se dos meios mecânicos e/ou informatizados disponíveis para esse fim; utilizar os equipamentos de proteção individual, pertinentes ao exercício de suas atribuições; executar outras tarefas afins.

Engenheiro civil - executar e/ou supervisionar trabalhos topográficos e geofísicos; estudar projetos, dando respectivo parecer; projetar, dirigir ou fiscalizar a construção de obras da AGER, bem como obras de captação e abastecimento de água, de drenagem e irrigação e de saneamento urbano e rural; projetar, fiscalizar e dirigir trabalhos relativos a máquinas, oficinas e serviços de urbanismo em geral; realizar perícias e fazer arbitramento; estudar, projetar, dirigir e executar as instalações de força motriz, mecânica, eletromecânica, de usinas e as respectivas redes de distribuição; examinar projetos e proceder vistorias de construção; exercer atribuições relativas a engenharia de trânsito e técnico em materiais; examinar e fiscalizar a obediência do plano diretor da cidade; possuir conhecimento da legislação aplicável a concessões de serviços de estacionamento rotativo, transporte coletivo urbano, saneamento básico; demais atribuições pertinentes à profissão, segundo a classe, ordem ou conselho profissionais específico; orientar e treinar os outros servidores auxiliares na execução das tarefas típicas; dirigir veículos oficiais para exercer atividades próprias do cargo, desde que devidamente habilitado, e autorizado por chefia ou autoridade superior; desenvolver atividades administrativas (documentos, registros, encaminhamentos, outros) relativas ao exercício do cargo, utilizando-se dos meios mecânicos e/ou informatizados disponíveis para esse fim; executar outras tarefas afins, vistoriar obras que estejam sendo edificadas pelas concessionárias, emitir parecer sobre estas, bem como serviços na área de trânsito – principalmente transporte coletivo urbano; utilizar os equipamentos de proteção individual, pertinentes ao exercício de suas atribuições; executar outras tarefas afins.
 

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Atualizado: 28/11/2018 - 11:58

Concurso Procergs: inscrições abertas para 17 vagas

As chances do edital da da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul são para candidatos de níveis médio, técnico e superior

Ganhos de até R$ 6 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso público da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). A seleção visa o provimento de 17 vagas do seu quadro de pessoal, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência e duas aos negros ou pardos. 

De acordo com o edital, o candidato admitido poderá ser transferido, ao longo do contrato de trabalho e de acordo com as necessidades da Procergs, para qualquer unidade da empresa, seja transferências dentro da própria sede, para unidades descentralizadas no município de Porto Alegre, ou ainda para as unidades regionais localizadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Aqueles que concluíram o ensino médio podem se inscrever para a função de assistente administrativo (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 2.903,25 para carga horária semanal de 40 horas. 

O cargo de técnico em operação - atendimento/operações/telecomunicação (3) exige curso técnico e recebe os vencimentos de R$ 2.799,57 para jornada de trabalho de 30 horas semanais e R$ 3.732,77 para 40 horas. 

• APOSTILAS CONCURSO PROCERGS 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Nível superior é requisito para analista técnico nas áreas de administrador de empresas (1), psicólogo organizacional (1) e assistente social (1) e analista de computação nas especialidades de programador Java/PHP/Microsoft (4), programador Visual/Design (1), analista de suporte em infraestrutura Java (1), analista de suporte em sistemas operacionais (1), analista de suporte - desenvolvimento Java (1), analista de suporte - geoprocessamento (1) e analista de segurança da informação (1). A remuneração é de R$ 6.013,86 para 40h semanais, exceto para analista técnico - assistente social, cujo ganho é de R$ 4.510,40 para 30 horas semanais. 

Concurso Procergs: inscrições e prova

A participação deverá ser garantida até o dia 20 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 83 (níveis médio e técnico) e R$ 188 (formação superior). 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 60 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, legislação e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de Porto Alegre/RS no dia 17 de março de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 23/11/2018 - 15:21

Últimos dias de inscrição para concurso em Ibiraiaras RS

Prazo termina em 28 de novembro. Prefeitura preencherá postos em cargos destinados a profissionais alfabetizados e de níveis médio e superior de ensino

25 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Terminam na próxima quarta-feira (28), às 23h59, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Ibiraiaras, no interior gaúcho, destinado a preencher 25 vagas distribuídas entre cargos estatutários e celetistas. 

Para concorrer como operador de máquinas (1 posto e salário de R$ 1.845,77), operário (1 - R$ 839,64) e operário especializado (1 - R$ 1.339,09) basta ser alfabetizado.  

Nível médio é requisito para fiscal (1 - R$ 2.511,69), professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (6 - R$ 1.583,69), vigilante sanitário (1 - R$ 1.845,77), agente comunitário de saúde (3 - R$ 1.381,43) e visitador do PIM (4 - até R$ 1.068,10).    

Há ofertas com exigência de curso superior para oficial administrativo (1 - R$ 3.590,20), professor de matemática (1 - R$ 1.583,69), professor de língua portuguesa (1 - R$ 1.583,69), médico clínico geral (2 - até R$ 14.418,69), médico ginecologista (1 - R$ 8.830,73) e médico pediatra (1 - R$ 8.830,73). 

Concurso Prefeitura Ibiraiaras: inscrições e etapas

Os interessados devem realizar cadastro pelo site da Objetiva Concursos (https://objetivas.com.br/home), banca que organiza a seleção. O valor da taxa é o mesmo para todas as funções: R$ 97,56. 

A seleção envolverá provas objetiva (todas as vagas), em 16 de dezembro, de títulos (professor), com entrega dos documentos entre 24 e 28 de janeiro, e prática (operador de máquinas e operário), em 3 de fevereiro. 

O concurso da Prefeitura de Ibiraiaras terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais. 

Concurso Prefeitura Ibiraiaras: atribuições do operário

Carregar e descarregar veículos em geral; transportar, arrumar e elevar mercadorias, materiais de construção e outros; fazer mudança; proceder à abertura de valas; efetuar serviços de capina em geral; varrer, escovar, lavar e remover lixos e detritos das vias públicas e próprios municipais; zelar pela conservação e limpeza dos sanitários; auxiliar em tarefas de construção, calçamentos e pavimentação em geral; auxiliar no recebimento, entrega, pesagem e contagem de materiais; auxiliar nos serviços de abastecimento de veículos; cavar sepulturas e auxiliar nos sepultamentos; manejar instrumentos agrícolas; executar serviços de lavoura (plantio, colheita, preparo do terreno, adubações, pulverizações, etc.); aplicar inseticidas e fungicidas; cuidar de currais, terrenos baldios e praças; alimentar animais sob supervisão; proceder a lavagem de máquinas e veículos de qualquer natureza, bem como a limpeza de peças e oficinas; executar tarefas afins.

Concurso Prefeitura Ibiraiaras: atribuições do operário especializado

Conduzir ao local de trabalho equipamentos técnicos e operá-los; carregar e descarregar mercadorias; fazer manutenção em ferramentas e equipamentos; montar e desmontar motores; operar máquinas de pequeno porte, serras, cortadores de gramas e roçadeiras; fazer trabalhos de jardinagem e cuidar de árvore; lavar, lubrificar e abastecer veículos e máquinas; limpar estátuas e monumentos; executar serviços relacionados a borracharia; fazer os trabalhos necessários para o assentamento de paralelepípedos ou alvenaria poliédrica; assentar paralelepípedos, pedra irregular, lajes, mosaicos e pedras portuguesas; fazer rejuntamento de paralelepípedos com asfalto; trabalhar em usina asfáltica e na execução de asfalto; abrir, repor e consertar calçamentos e passeios públicos; construir, repor e consertar bueiros, bocas-de-lobo, redes de esgoto e de abastecimento de água; fazer assentamentos de meio-fio; executar serviços de lavoura (plantio, colheita, preparo do terreno, adubação, pulverizações, etc.), auxiliar nos serviços de construção civil em geral; zelar pela limpeza dos equipamentos e do local de trabalho; executar tarefas afins, participar de comissões e conselhos.
 

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Atualizado: 21/11/2018 - 11:23

Coronel Bicaco RS oferece 26 vagas em concurso

Prazo para inscrições termina nesta sexta-feira (23). Prefeitura oferece salários acima de R$ 3 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encerra-se nesta sexta-feira (23) o prazo de inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Coronel Bicaco, no interior gaúcho, destinado a formar cadastro reserva em 26 vagas de todas as escolaridades. Os salários variam de R$ 954 a R$ 3.050,30. 

Há oportunidades para auxiliar em saúde bucal (2 postos), motorista CNH "D" (6), atendente de farmácia (1), agente comunitário de saúde (1), veterinário (1), técnico agrícola (1), assistente social (1), operador de máquinas (6), pedreiro (1) e professor de educação infantil (6). 

Gratuitas, as inscrições podem ser registradas pelo site www.coronelbicaco.rs.gov.br ou presencialmente na sede da Prefeitura de Coronel Bicaco, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.  

Marcada para 1 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 20 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais e específicos. 

O concurso da Prefeitura de Coronel Bicaco terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Coronel Bicaco


 

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Atualizado: 21/11/2018 - 11:15

Prefeitura de Ibirubá RS: concurso oferece 38 vagas

As inscrições já estão abertas e serão recebidas até o dia 10 de dezembro. Os salários iniciais chegam a R$ 9,1 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Ibirubá, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, abriu as inscrições do concurso público que visa o preenchimento de 38 vagas. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Aqueles que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de motorista (2 vagas + CR), auxiliar administrativo (2 + CR) e operador de máquinas (2 + CR). O salário inicial é de R$ 1.894,97 para o primeiro cargo e R$ 2.273,93 para os dois últimos. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente de fiscalização (CR), assistente administrativo (1 + CR), atendente de farmácia (1 + CR), auxiliar de ensino (12 + CR), interprete de libras (1 + CR), técnico de enfermagem (1 + CR), técnico em segurança do trabalho (1 + CR), tesoureiro (1 + CR) e agente comunitário de saúde (5 + CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.428,74 e R$ 3.045,09.

Nível superior é requisito para os postos de arquiteto (CR), contador (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), médico clínico geral (1 + CR), nutricionista (1 + CR), procurador (CR) e professor nas especialidades de educação infantil (2 + CR), artes (CR), ciências (CR), educação física (CR), geografia (CR), história (CR), inglês (CR), matemática (CR), português (1 + CR), séries iniciais (CR) e atendimento educacional especializado (2 + CR). As remunerações partem de R$ 1.374,59 e chegam a R$ 9.158,47. 

Concurso Prefeitura de Ibirubá RS: inscrições e provas

Interessados em concorrer a uma das vagas deverão se inscrever até o dia 10 de dezembro no endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (níveis médio e técnico) e R$ 120 (formação superior).  

Todos os candidatos executarão a prova objetiva, eliminatória e classificatória, na cidade de Ibirubá/RS no dia 24 de fevereiro de 2019. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de legislação, dez de raciocínio lógico e dez de conhecimentos específicos. 

O concurso ainda será constituído das seguintes etapas: prova prática para os empregos de motorista e operador de máquinas, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para professores, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 19/11/2018 - 09:40

Liquigás: divulgado gabarito de concurso com 1.349 vagas

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou nesta segunda-feira (19) os gabaritos da prova objetiva do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Os candidatos podem conferir no site www.cesgranrio.org.br as provas e gabaritos da avaliação, que foi aplicada no último domingo (18). O exame contou com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos e conhecimentos específicos. 

Vagas do concurso da Liquigás

Aqueles que têm o ensino fundamental incompleto disputam a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental concorre ao emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Além da prova objetiva, o processo seletivo ainda contará com a seguinte avaliação: prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 14/11/2018 - 10:17

Santo Ângelo RS inscreve para concurso com 124 vagas

Com salários acima de R$ 2,7 mil, chances estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Até 28/11

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, destinado a preencher 124 vagas, além de formar cadastro reserva. Os salários variam de R$ 1.077,55 a R$ R$ 2.711,83.  

As funções de cozinheira (10 oportunidades) e servente (15) admitem profissionais com ensino fundamental incompleto.  

Há ofertas de nível médio para agente administrativo (10), auxiliar de biblioteca (4), monitor escolar para educação infantil (10), auxiliar de consultório dentário (2), intérprete de Libras (1) e técnico em contabilidade (2).     

Curso superior é requisito para arqueólogo (1), veterinário (3), psicólogo (2), psicopedagogo (1), cirurgião dentista (3) e instrutor de Libras (1).    

Também serão selecionados professores com habilitação para lecionar nas seguintes áreas: bilíngue (1), atendimento educacional especializado (7), educação infantil (15), ensino fundamental - anos iniciais (15), inglês (2), matemática (3), ciências (2), língua portuguesa (5), história (6), geografia (1), espanhol (1) e educação física (1). 

Concurso Prefeitura Santo Ângelo: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 28 de novembro, mediante a realização de cadastro pelo site www.santoangelo.uri.br/extensao. São cobradas taxas de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (médio) e R$ 120 (superior).

A seleção envolverá prova objetiva (todos os cargos), em 13 de janeiro, e avaliação de títulos (somente para professor), com entrega dos documentos em 6 e 7 de fevereiro.

O concurso da Prefeitura de Santo Ângelo terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Santo Ângelo


 

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Atualizado: 13/11/2018 - 16:16

Ministério da Fazenda aguarda aval para 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Concurso nacional

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 09/11/2018 - 15:57

Aberto concurso para 19 vagas em Três Palmeiras RS

Com salários acima de R$ 8,6 mil, edital reúne chances para eletricista, encanador, vigilante, motorista, engenheiro, médico, entre outros cargos

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Três Palmeiras, no Rio Grande do Sul, abriu concurso público destinado a preencher 19 vagas, além de formar cadastro reserva. Os salários variam de R$ 542,81 a R$ 8.388,82

Quem possui nível fundamental pode concorrer como eletricista (1 posto), encanador (1), gari (1), operador de máquinas (1), serviços gerais (2) e vigilante (1). 

Ensino médio é requisito para agente administrativo (1), almoxarife (1), fiscal (1), motorista (1), tesoureiro (1), técnico em enfermagem (1) e técnico em saúde bucal (1) - as duas últimas funções também cobram formação técnica.  

Há ofertas com exigência de curso superior para assistente social (1), enfermeiro (1), engenheiro civil (1), farmacêutico (1) e médico (1).

Concurso Prefeitura Três Palmeiras: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 15 de dezembro, mediante a realização de cadastro pelo site www.fundatec.org.br. As taxas custam R$ 70 (ensino fundamental), R$ 110 (médio) e R$ 140 (superior).   

A seleção envolverá duas fases: prova objetiva (todos os cargos), em 20 de janeiro, e avaliação prática (eletricista, motorista e operador de máquinas), em 24 de fevereiro. 

O concurso da Prefeitura de Três Palmeiras terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Três Palmeiras: conteúdo programático parcial de nível fundamental

Língua portuguesa - 1. Interpretação de textos: 1.1 Leitura e compreensão de informações. 1.2 Identificação de ideias principais e secundárias. 1.3 Intenção comunicativa. 2. Vocabulário: 2.1 Sentido de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 2.3 Sinônimos e antônimos. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Grafia correta de palavras. 3.2 Separação silábica. 3.3 Localização da sílaba tônica. 3.4 Acentuação gráfica. 3.5 Relação entre letras e fonemas, identificação de dígrafos e encontros consonantais e diferenças entre sons de letras. 3.6 Família de palavras. 3.7 Flexão, classificação e emprego dos substantivos, artigos, adjetivos e pronomes. 3.8 Emprego de verbos regulares e irregulares e tempos verbais. 3.9 Emprego e classificação dos numerais. 3.10 Emprego de preposições, combinações e contrações. 3.11 Emprego e classificação dos advérbios. 3.12 Noções básicas de concordância nominal e verbal. 3.13 Regras gerais de regência nominal e verbal. 3.14 Sinais de pontuação: 3.14.1 Emprego do ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação. 3.14.2 Usos da vírgula e do ponto-e-vírgula. 3.14.3 Emprego dos dois pontos. 3.14.4 Uso do travessão. 3.15 Processos de coordenação e subordinação.3.16 Elementos de coesão no texto. 3.17 Sintaxe do período simples.

Legislação - Regime Jurídico Lei 1.887/2018. Lei Orgânica. Plano de Carreira Lei 1.787/2017 e Lei n° 1.890/2018.

Matemática - 1. Conjuntos Numéricos: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais: Operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) propriedades das operações, múltiplos e divisores, números primos, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum. 2. Razões e Proporções – grandezas direta e inversamente proporcionais, divisão em partes direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. Sistema de Medidas: comprimento, capacidade, massa e tempo (unidades, transformação de unidades), sistema monetário brasileiro. 3. Cálculo algébrico: monômios e polinômios. 4. Funções: Ideia de função, interpretação de gráficos, domínio e imagem, função do 1º grau, função do 2º grau– valor de máximo e mínimo de uma função do 2º grau. 5. Equações de 1º e 2º graus. Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas. 6. Triângulo retângulo: relações métricas no triângulo retângulo, teorema de Pitágoras e suas aplicações, relações trigonométricas no triangulo retângulo. 7. Teorema de Tales. 8. Geometria Plana: cálculo de área e perímetro de polígonos. Circunferência e Círculo: comprimento da circunferência, área do círculo. 9. Noções de Geometria Espacial – cálculo do volume de paralelepípedos e cilindros circulares retos. 10. Matemática Financeira: porcentagem, juro simples.11. Estatística: Cálculo de média aritmética simples e média aritmética ponderada. 12. Aplicação dos conteúdos acima listados em resolução de problemas. 13. Diagramas lógicos. 14. Lógica de argumentação.
 

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Atualizado: 09/11/2018 - 12:51

Ceasa RS: concurso ainda depende de autorização formal

Concurso está previsto para ocorrer ainda neste semestre, com 81 oportunidades, distribuídas por 40 cargos. Iniciais de até R$ 4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) ainda depende da autorização formal, por parte do governo, para que possa dar início a seu aguardado concurso público.  Sem realizar novo certame há 30 anos, a Ceasa/RS já iniciou a elaboração do termo de referência para a contratação da banca organizadora, mas somente após a autorização oficial o cetame possa efetivamente ser iniciado. De acordo com o diretor administrativo da instituição, Vanderlan Vasconcelos, a expectativa inicial era de que a autorização ocorresse no primeiro semestre, o que acabou não se concretizando.   A seleção deve contar com uma oferta de 81 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal para diversos cargos, com opções para quem possui formação de ensino médio, médio técnico ou superior, com remunerações iniciais de até R$ 4 mil.

Também foi confirmado, em 18 de maio, que as 81 vagas serão distribuídas por 40 cargos, sendo nove para áreas de analistas, sete para agentes técnicos, oito para agentes administrativos de nível médio e 16 para agentes operacionais.


A comissão do concurso, constituída em 20 de julho, é presidida pelo servidor Paulo Antonio Regla e conta, ainda, com os seguintes membros: Claudia Teresinha dos Santos, Álvaro Carlos Antunes Gonçalves, Amauri Moraes Pereira, Rosa Marlene Laureano Fernandes, Nidia Bittencourt dos Santos e Claiton Colvelo de Rosa.

Ensino Médio

No caso de ensino médio ou técnico, a seleção contará com vagas para as atividades de orientadores, com remunerações iniciais de R$ 2.268,56 a R$ 2.674,94.


Nível Superior

Para nível superior, as opções incluirão cargos de engenheiro agrônomo, administrador, advogado, contador, economista e jornalista, todos com remuneração inicial de R$ 4.379,65.
Além da remuneração, como benefícios, a instituição deve oferecer auxílio-alimentação e vale-transporte.
O novo concurso vem sendo aguardado desde janeiro de 2017, quando aprovado o novo Plano de Cargos e Salários da instituição. 


O órgão

A Ceasa/RS foi fundada em 1974 e faz parte do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento, sendo estadualizada em 1989, juntamente com todas as outras Ceasas do país. É considerada uma das quatro principais centrais de abastecimento da América do Sul
É uma sociedade por ações de economia mista, cuja gestão compete ao governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, constituída pela lei estadual 5993/70 e da lei municipal 3413/70. 
Dentre seus objetivos está o aspecto social de sua atividade, como orientar e fiscalizar o mercado hortifrutigranjeiro, representando um centro polarizadora entre produtores, comerciantes e consumidores.       
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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a indefinição do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incertezas na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da indefinição da pasta Trabalho, que poderá manter o status de ministério ou virar secretaria, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar que o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalho com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.

Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados e agora sob um único comandante. A interlocução entre o novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais poderão pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e o começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de afinidade do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para empregabilidade, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo dependerá de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma ministerial é enxugar estruturas “inchadas”, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de emprego”.

Cortar encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida poderá ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de emprego em um único mandato vai além de cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, como impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação econômica do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A indefinição do Ministério do Trabalho

Após confirmar a extinção do Ministério do Trabalho no início de novembro, Jair Bolsonaro voltou atrás na última terça-feira, 13, e disse que manteria a pasta com status de ministério. Porém, na manhã de quarta-feira, 14, um novo recuo. O presidente eleito declarou que enxugará o órgão, mas que ainda não está definido se o ministério se manterá como tal ou se virará uma secretaria. “Legislação trabalhista está preservada. Não importa se vai ter status de ministério, pouco tem a ver”, afirmou Bolsonaro em entrevista à TV Record.

Ainda de acordo com Bolsonaro, a pasta Trabalho não deverá se juntar a Indústria e Comércio, que será incorporada ao Superministério da Economia e comandada pelo economista Paulo Guedes.

Em meio a indefinição de Bolsonaro, vale destacar que o Ministério do Trabalho é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Também é incumbido de fiscalizar os postos de trabalho e participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor Cleverson.

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:11

Concurso Ibama: pedido de autorização segue em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

1.888 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Um dos concursos federais mais esperados e que depende de autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é o do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão solicitou o preenchimento de 1.888 vagas para o seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Para concorrer aos cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama deve-se ter nível superior completo, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com apenas ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 01/11/2018 - 14:40

Última semana para inscrição no concurso de Ivoti RS

Prefeitura oferece oito vagas imediatas e salários acima de R$ 6,3 mil. Candidatos farão prova em 9 de dezembro

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Termina na próxima quinta-feira (8) o prazo para inscrições no concurso da Prefeitura de Ivoti, no interior gaúcho. A seleção oferece oito vagas imediatas, além de chances para cadastro reserva (CR). 

Ensino médio completo é requisito para quem pretende concorrer ao cargo de fiscal geral (1 posto e remuneração de R$ 2.848,23).

Em nível superior há oportunidades para agente de esporte e lazer (CR - 3.514,99), agente de arte e cultura (CR - R$ 3.514,99), fisioterapeuta (1 - R$ 2.101,75), nutricionista (CR - R$ 4.203,49), odontólogo (CR - R$ 4.203,49) e médico nas seguintes áreas: cirurgião (1), clínico geral (1), ginecologista (1), pediatra (1), psiquiatra (1) e traumatologista (1), com vencimentos de R$ 6.399,45.  

Concurso Prefeitura Ivoti: inscrições e avaliação

Os interessados devem realizar cadastro pelo site da UNA Gestão e Assessoria (https://www.unars.com.br/), banca que organiza a seleção. As taxas custam R$ 93,40 (fiscal) e R$ 140,10 (demais carreiras). 

Prevista para 9 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha sobre português, matemática/raciocínio lógico, legislação e conhecimentos específicos. 

O concurso da Prefeitura de Ivoti terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Ivoti: atribuições do fiscal geral

Fiscalizar obras particulares, verificando e conferindo projetos aprovados pelo Município no que se refere à localização, situação e alinhamento de prédios residenciais, comerciais e industriais; informar os processos de licenciamento e certidões concedidos pelo Município, referentes a acréscimos, reformas e demolições; embargar obras irregulares, intimando e autuando aqueles que infringem o Código de Obras do Município; proceder à vistoria para a concessão de licenças e termos de "habite-se", alvarás de licença, levantamento de prédios existentes, desmembramentos, projetos populares, aprovação de projetos e outros. Efetuar levantamentos fiscais no comércio, indústria e firmas de prestação de serviços profissionais e liberais, para o efeito de pagamento de impostos municipais, taxas e alvarás de licença; orientar os contribuintes quanto as Lei Tributárias Municipais. Efetuar perícias contábeis em empresas e estabelecimentos bancários; expedir notificações, lavrar autos de infração, realizar diligências, elaborar mensalmente o relatório de suas atividades; efetuar estudos relativos ao comportamento da tributação e crédito para com a Fazenda Pública Municipal; verificar a arrecadação do imposto sobre Circulação de Mercadorias pelo Estado, para fins de apuração. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse à saúde; executar as ações de Vigilância Sanitária; inspecionar alimentos compreendido o controle de seu teor nutricional, registro, validade e procedência, bem como bebidas e águas para consumo humano; inspecionar e licenciar veículos que transportem alimento; emitir alvarás de acordo com o que foi pactuado no processo de municipalização; cumprir as Resoluções da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quando através do recebimento de circulares retirando do mercado, produtos nocivos à saúde, ou seja, produtos sem registro do Ministério da Saúde - MS, ou que apresentam resultado de análise não satisfatória; atender e resolver denúncias; fiscalizar eventos; aplicar a Lei Estadual nº 6.503 - Decreto nº 23.430, de 22 de dezembro de 1972; Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e mais Portarias complementares; vistoriar e fiscalizar as atividades potencialmente poluidoras com finalidade de emissão e controle dos Alvarás de Localização e Funcionamento e Licenças Ambientais; fazer fiscalizações e vistorias e emitir pareceres; auxiliar no controle e monitoramento das operações das ETA’s, ETE’S e Aterro Sanitário; realizar outras tarefas correlatas.

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Atualizado: 01/11/2018 - 13:20

Passo Fundo RS prepara concurso para 168 vagas

Seleção, que está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, contará com remunerações iniciais de até R$ 8 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, realizará concurso público para o preenchimento de 168 vagas em seu quadro de pessoal. Do total de oportunidades, 11 são para quem possui ensino fundamental, 20 para ensino médio, 60 para ensino médio com formação técnica e 77 para nível superior, com remunerações iniciais de R$ 1.216,54 a R$ 8 mil.


O processo está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de concorrência pública, com abertura das propostas marcada para o dia 4 de dezembro. Somente após a contratação da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental

Para quem possui ensino fundamental serão oferecidas 11 vagas para o cargo de auxiliar de saúde bucal atenção básica. Neste caso, os interessados também devem possuir registro no conselho regional, com inicial de R$ 1.360,97.

 

Ensino Médio

Para ensino médio, a oferta é de 20 vagas para o cargo de agente de endemias I. A remuneração inicial da carreira é de R$ 1.216,54.

 

Ensino Médio Técnico

Quem possui ensino médio com formação técnica específica poderá concorrer para o cargo de técnico de enfermagem atenção básica. A oferta é de 60 vagas e os interessados devem possuir registro no conselho regional, com inicial de R$ 1.852,99.

 

Nível Superior

Por fim, para nível superior, a seleção contará com oportunidades para enfermeiro atenção básica (36 vagas, com registro no conselho e inicial de R$ 4.009,82), médico atenção básica (28, com registro no conselho, R$ 8.000), cirurgião dentista atenção básica (11, com registro no conselho, R$ 5.000) e agente de endemias II (2, com superior em ciências biológicas, R$ 2.590,29).


Como benefícios, os aprovados também contarão com auxílio-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.


Provas

Para os cargos de enfermeiro, médico, cirurgião dentista e agente de endemias, as provas objetivas contarão com 20 questões de conhecimentos do campo da saúde, 30 de conhecimentos de núcleo de saúde e dez de conhecimentos de legislação.


Para auxiliar de saúde bucal e técnico de enfermagem, 20 de conhecimentos de campo de saúde, 20 de conhecimentos de núcleo de saúde, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos de legislação.


Por fim, para agente de endemias, dez de língua portuguesa, dez de matemática, 20 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos de  legislação.        
 

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