Publicado: 16/05/2018 - 11:30 | Atualizado: 29/06/2018 - 14:45

Concurso Udesc 2018: abertas 14 vagas para assistente

Distribuídas entre nove cidades, oportunidades no concurso da Udesc são destinadas a profissionais de nível médio e pagam R$ 3,9 mil. Inscrições começam em 28 de maio

Área administrativa

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou edital de concurso público destinado a preencher 14 vagas de assistente administrativo em seu quadro técnico universitário de suporte.

A carreira cobra ensino médio e conta com remuneração inicial de R$ 3.908,03. O valor já inclui o auxílio alimentação diário de R$ 29,25 (total de R$ 643,50, considerando 22 dias).

Os empregos estão distribuídos entre nove cidades do Estado: Florianópolis (6 postos), Chapecó (1), Balneário Camboriú (1), Lages (1), Joinville (1), Ibirama (1), São Bento do Sul (1), Laguna (1) e Pinhalzinho (1).  

Inscrições e etapas do concurso da Udesc 2018

Será possível se inscrever entre 28 de maio e 28 de junho, mediante a realização de cadastro no site da universidade (www.udesc.br). O valor da taxa é de R$ 90.

APOSTILA CONCURSO UDESC 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

O concurso da Udesc envolverá prova objetiva e redação, com aplicação em 5 de agosto, nos municípios de origem de cada vaga. A primeira avaliação trará 50 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo entre 20 e 30 linhas.

O conteúdo programático inclui: língua portuguesa; raciocínio lógico; noções de direito administrativo; Constituição Federal; Estatuto dos Servidores Públicos Civis de Santa Catarina; Estatuto e Regimento Geral da Udesc; e aspectos históricos, socioeconômicos, políticos e culturais do Estado de Santa Catarina.

De acordo com o edital, o concurso da Udesc terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da universidade.

Atribuições do assistente administrativo no concurso da Udesc 2018

1. Coordenar e executar trabalhos relacionados com a organização e atualização de arquivos e fichários; 2. Redigir instruções, ordens de serviço, minutas de cartas, ofícios, memorandos e atos administrativos sobre assuntos do órgão; 3. Auxiliar na aquisição e suprimento de material permanente e de consumo, divulgação de editais e outras tarefas correlatas; 4. Coordenar, controlar e executar o cadastramento dos bens de caráter permanente; 5. Auxiliar o pessoal técnico na definição de objetivos e no planejamento administrativo do órgão; 6. Auxiliar e propor o aperfeiçoamento e adequação da legislação e normas específicas, bem como, métodos e técnicas de trabalho; 7. Participar mediante supervisão e orientação de trabalhos relacionados à concorrência ou tomada de preços para aquisição de material, redigindo atos, termos de ajuste e contratos correspondentes; 8. Executar trabalhos referentes a registro, análise e controle de serviços contábeis; 9. Executar trabalhos relativos a balancetes, análises e controles estatísticos; 10. Executar serviços de cadastro em geral, manutenção e organização de arquivos cadastrais, microfilmagem e equipamento específico; 11. Executar serviços de análise e encaminhamento de processos, pesquisa legislativa e jurisprudencial; 12. Executar serviços relativos à atualização de registros funcionais, elaboração de folhas de pagamento, datilografia, cadastramento de servidores, operação de máquinas diversas e compra e controle de material; 13. Acompanhar, em todas as fases, os processos referentes ao registro do comércio; 14. Expedir registros, carteiras e outros documentos sob orientação superior; 15. Organizar e controlar os serviços de recepção, encaminhamento de documentos e correspondências em geral; 16. Secretariar autoridades de hierarquia superior, taquigrafando e redigindo expedientes relacionados as suas atividades; 17. Integrar-se em projetos de pesquisa, levantamento de dados e diagnósticos, emprestando apoio administrativo necessário; 18. Fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades; 19. Executar outras atividades compatíveis com o cargo.

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Atualizado: 29/06/2018 - 09:11

Concurso PETROBRAS: SAIU resultado final para 648 vagas

Mais de 110 mil candidatos disputaram postos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 10,7 mil. Prova do concurso da Petrobras foi aplicada em 8 de abril

Diversos Estados

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

A Fundação Cesgranrio divulgou o resultado final do concurso da Petrobras destinado a preencher 648 vagas (108 imediatas e 540 para cadastro reserva). A classificação pode ser conferida aqui

 

Os 110.092 inscritos realizaram a prova objetiva em 8 de abril, com aplicação em 27 cidades de diversos Estados, além do Distrito Federal. As candidaturas para o processo seletivo foram recebidas até 5 de março.

 

O número inicial de vagas em disputa no certame era de 666, mas foi reduzido com a exclusão do cargo de técnico de segurança júnior, conforme retificação do edital divulgada em 21 de fevereiro.  

APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR 
CURSO CONCURSO PETROBRAS 2018 - DIVERSOS CARGOS
 

A seleção ofereceu oportunidades para candidatos dos níveis médio e superior nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do polo Nacional. A organizadora é a Fundação Cesgranrio.

 

Vagas – Concurso Petrobras 2018
 

Quem possui ensino médio pôde se candidatar aos cargos técnico de administração e controle júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de exploração de petróleo júnior – geologia, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de logística de transporte júnior – operação, técnico de manutenção júnior – instrumentação, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – administração, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – mecânica e técnico químico de petróleo júnior. Os salários chegam a R$ 4.513,13.

 

Já para os candidatos com ensino superior completo, as opções foram para as carreiras de enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de equipamentos júnior – elétrica, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – inspeção, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de petróleo júnior, engenheiro de processamento júnior, engenheiro de segurança júnior, engenheiro naval júnior, geofísico júnior – física, geofísico júnior – geologia, geólogo júnior e médico do trabalho júnior. O salário básico é de R$ 6.350,99, com garantia de remuneração mínima de R$ 10.726,45.
 

Mais detalhes sobre as provas - Concurso Petrobras 2018
 

As provas objetivas do concurso público da Petrobras foram aplicadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.

 

As avaliações tiveram duração quatro horas para os cargos de nível médio e de quatro horas e meia para os cargos de nível superior. A seleção será válida por um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações são no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 


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Apostila PETROBRAS 2018 em PDF 

Apostila completa e de acordo com edital para o cargo de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior. Aproveite!

 

Conteúdo programático - Cargos nível médio

 

Língua portuguesa - Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica - em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática - Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

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Atualizado: 28/06/2018 - 16:23

Concurso Ibama: encaminhado NOVO pedido para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

Por JCConcursos - Camila Diodato

Cresce cada vez mais a expectativa para que seja autorizado, em breve, o novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão enviou, recentemente, junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) um novo o pedido de liberação do aval. 
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
Os empregos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
O último concurso para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
As duas seleções foram organizadas pelo Cespe/UnB.

 

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Atualizado: 25/06/2018 - 15:22

Romelândia SC inscreve para 12 vagas e cadastros

Oportunidades são para diversos cargos, com opções em todos os níveis de escolaridade

Iniciais até R$ 20,4 mil

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A prefeitura de Romelândia, em Santa Catarina, recebe inscrições em seu concurso público, que conta com uma oferta de 12 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos. Do total de postos imediatos, quatro são para quem possui alfabetização, uma para ensino fundamental completo, três para ensino médio e quatro para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.019.32 a R$ 20.421,21, com jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. O atendimento vai até 25 de julho.

 

Alfabetização
Para quem possui alfabetização, as oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais (1 vaga e cadastro reserva, com inicial de R$ 1.053,99, para 40 horas semanais), mecânico (CR, com carteira de habilitação “C”, R$ 2.363,40, 40 horas), motorista (CR, com carteira de habilitação “B”, R$ 1.317,49, 40 horas), motorista (1 + CR, com carteira de habilitação “C”, R$ 1.317,49, 40 horas), motorista (1 + CR, com carteira de habilitação ‘D”, R$ 1.317,49, 40horas) e operador de máquinas (1 + CR, com carteira de habilitação ‘C”, R$ 1.515,12, 40 horas).

 

Ensino Fundamental
Para ensino fundamental completo, uma vaga para o cargo de auxiliar de dentista, com inicial de R$ 1.019,32, para 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio: agente comunitário de saúde (1 + CR, com curso específico de 40 horas e residente na área de atuação, R$ 1.303,99, 40 horas), agente de combate às endemias (1, com curso específico, com mínimo de 40 horas, R$ 1.443,49, 40 horas), técnico administrativo (1, R$ 1.580,99, 40 horas), técnico administrativo II (CR, R$ 1.654,38, 40 horas), técnico administrativo III (CR, R$ 2.678,52, 40 horas), técnico em enfermagem (CR, R$ 1.383,37, 40 horas) e fiscal de obras e posturas (CR, R$ 1.575,60, 40horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: assistente social (1, com registro no conselho, R$ 3.545,11 , 40 horas), auditor fiscal (CR, com formação em ciências jurídicas, administração ou ciências contábeis, R$ 2.107,99, 40 horas), enfermeiro padrão (1, com registro no conselho, R$ 3.702,67, 40 horas), engenheiro civil (CR, com registro no conselho, R$ 1.580,99, 10 horas), farmacêutico bioquímico (CR, com registro no conselho, R$ 3.465,19, 20 horas), médico clínico geral (CR, com registro no conselho, R$ 20.421,21, 40 horas), médico veterinário (CR, com registro no conselho, R$ 3.545,11, 40horas), odontólogo (CR, com registro no conselho, R$ 4.096,57, 40 horas),  procurador jurídico (1, com registro na OAB, R$ 3.557,23, 20 horas), professor de artes (CR, com graduação específica, R$ 1.227,67,20 horas), professor de educação infantil (CR, pedagogia, R$ 1.227,67, 20 horas), professor de língua estrangeira moderna/inglês (CR, formação específica, R$ 1.227,67, 20horas), psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.363,40, 20 horas), coordenador do CRAS (1, com formação em ciências humanas ou sociais e experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos , serviços e benefícios socioassistenciais, R$ 3.333,13, 40 horas), psicólogo CRAS (CR, com registro no conselho, R$ 3.333,13, 40 horas), assistente social (CR, com registro no conselho, R$ 1.772,55, 20 horas), fisioterapeuta (CR, com registro no conselho, R$ 1.800,03, 20 horas) e psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.363,40, 20 horas).


As inscrições podem ser feitas pela internet, na página da prefeitura, que é www.romelandia.sc.gov.br.


Quem não possui computador, pode comparecer na própria prefeitura, na biblioteca municipal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.


As taxas são de R$ 80 para cargos com exigência de alfabetização, R$ 100 para ensino fundamental, R$ 120 para ensino médio e R$ 150 para nível superior.

A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 2 de setembro.


Além das vagas iniciais, outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário       


 

 

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Atualizado: 22/06/2018 - 14:30

Concurso IBGE: expectativa por autorização em 2018

Solicitação de concurso do IBGE é para a abertura de oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Pedido para 1.800 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Cresce a expectativa para que seja autorizado ainda em 2018 o novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 14 de maio, o presidente do instituto, Roberto Olinto, já havia reconhecido a necessidade urgente da realização do certame para efetivos. Depois, durante o II Congresso Democrático sobre o IBGE, realizado em 25 e 28 de maio, ele voltou a alertar sobre situação grave do órgão sem a contratação de novos servidores  

Olinto ressaltou que "“é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”. O dirigente reforçará pedido junto junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para que a autorização seja concedida em breve para que o edital saia ainda em 2018.

  Vale lembrar que, em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.800 vagas efetivas, sendo 1.200 destinadas ao cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas e as outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

  Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu 23 movimentações dentro da Pasta.

  O edital do concurso IBGE 2018 só será publicado quando receber autorização do MPDG.  

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

  A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.   Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.  

Último concurso IBGE para efetivos

  No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).   Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.   O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.
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Atualizado: 20/06/2018 - 15:24

Palhoça SC inscreve para 12 vagas, em diversos cargos

Oportunidades são para quem possui níveis fundamental, médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 3,1 mil

Temporários

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Palhoça, em Santa Caterina, recebe inscrições em seu processo seletivo para o preenchimento de 12 vagas temporárias, além de formar cadastro reserva de pessoal. Do total de postos, uma é para quem possui ensino fundamental incompleto, uma para fundamental completo, uma para ensino médio e nove para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 994,79 a R$ 3.158,15, com jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. O atendimento vai até 13 de julho.

 

Ensino Fundamental Incompleto
Quem possui ensino fundamental incompleto pode concorrer ao cargo de agente de serviços operacionais, com uma vaga e cadastro reserva. O inicial é de R$ 994,79, com jornada de 40 horas semanais.

 

Ensino Fundamental Completo
Para ensino fundamental completo há uma vaga e cadastro para agente de controle de endemias, com inicial de R$ 994,79, para 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio há uma vaga e cadastro para técnico de enfermagem – atenção em saúde, com inicial de R$ 2.016,98m, para 450 horas.

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: enfermeiro (1 e cadastro reserva, R$ 2.238,31,30 horas), enfermeiro UPA (1+CR, R$ 2.238,31, 30 horas), farmacêutico (1+CR, R$ 2.238,31, 30 horas), farmacêutico (1+CR, R$ 3.423,69, 40horas), fonoaudiólogo (1+CR, R$ 3.423,69, 40horas), médico dermatologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas), médico ginecologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas), médico infectologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas) e médico radiologista (1 + CR, R$ 3.158,15, 10 horas).


Os aprovados também contarão com vale alimentação no valor de R$ 97,94 para cargos com jornada de 10 horas semanais, R$ 293,81 para 30 horas e R$ 391,75 para 40 horas.


As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica www.saude2018.palhoca.ieses.org.


As taxas são de R$ 50 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 65 para ensino médio e R$ 80 para nível superior.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 5 de agosto.
As contratações serão feitas durante o prazo de validade do processo seletivo, que será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.    

 

 

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Atualizado: 19/06/2018 - 14:03

Santa Helena SC abre CONCURSO para diversas vagas

O concurso da Prefeitura de Santa Helena oferece remunerações que variam de R$ 1.260,43 a R$ 5.200 ao mês

Todos os níveis

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

A Prefeitura de Santa Helena, no Estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público com três vagas em diferentes cargos. Haverá, ainda formação de cadastro reserva para outras duas funções. As remunerações que variam de R$ 1.260,43 a R$ 5.200 ao mês.

Vagas no concurso público de Santa Helena

O concurso público da Prefeitura de Santa Helena oferece vagas para médico (1 vaga), dentista (1) e fiscal de tributos (1), além de cadastro reserva nas funções de agente de administração e agente de apoio operacional. Os selecionados atuarão em jornadas de 40 horas semanais.

O processo seletivo consistirá em prova objetiva, prevista para o dia 4 de agosto, além de avaliação prática. A validade deste concurso público é de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Como se inscrever no concurso público de Santa Helena

As inscrições vão até o dia 12 de julho, no site https://ameosc.selecao.net.br. Aos que não possuem acesso à internet, está disponível um posto de atendimento presencial na sede da Prefeitura de Santa Helena. A taxa de inscrição custa de R$ 50 a R$ 100.

Conteúdo programático para cargos de nível médio

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e interpretação de texto; coerência e coesão textual; ortografia; pontuação; acentuação gráfica; emprego da norma culta; classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, verbo, pronome, advérbio, preposição, conjunção, interjeição; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal, crase; análise sintática.

CONHECIMENTOS GERAIS - Fundamentos e aspectos socioeconômicos, culturais, artísticos, históricos, políticos e geográficos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Atualidades nos assuntos atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, esportes, tecnologia, segurança pública, saúde, justiça, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas e fenômenos ambientais, cidadania e direitos humanos do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município. Lei Orgânica do Município; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho, zelo pelo patrimônio público, raciocínio logico.

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Atualizado: 19/06/2018 - 12:28

Quilombo SC: inscrições abertas para diversos cargos

Ao todo estão sendo oferecidas seis vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal, com opções para níveis médio e superior. Iniciais até R$ 3,5 mil

Câmara municipal

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Câmara Municipal de Quilombo, em Santa Catarina, recebe inscrições em seu concurso público para o preenchimento de seis vagas, sendo duas para cargos com exigência de ensino médio e quatro para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.087,70 a R$ 3.567,10, com jornadas de trabalho de 10 a 40 horas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de julho. A seleção também será para formar cadastro reserva de pessoal.

 

Ensino Médio
Quem possui ensino médio poderá concorrer aos cargos de auxiliar de serviços gerais (1vaga e cadastro reserva, com inicial de R$ 1.087,70, para jornada de 40 horas semanais) e técnico em atividades legislativas (1 + CR, R$ 3.567,10, 40 horas).

 

Nível Superior
Para nível superior: assistente administrativo (1 +CR, com formação em administração, economia ou ciências contábeis, R$ 2.311,70, 40horas), contador (1, com registro no conselho, R$ 3.102,44, 20 horas), controlador interno (1 +CR, superior em administração, economia ou ciências contábeis, R$ 3.102,44, dez horas) e tesoureiro (1 +CR, superior em administração, economia ou ciências contábeis, R$ 3.102,44, dez horas).


As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Epbazi, que é http://concursos.epbazi.com.br.


Quem deixar a inscrição para o último dia deve ficar atento ao horário, uma vez que poderá ser feita somente até às 12 horas.


As taxas são de R$ 100 para os cargos com exigência de ensino médio e R$ 150 para nível superior.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 5 de agosto.


Para todos os cargos o exame contará com dez questões, sendo dez de conhecimentos gerais (valendo 0,20 ponto cada) e 20 de conhecimentos específicos, valendo 0,40 ponto cada. Em conhecimentos gerais serão abordados temas de língua portuguesa, conhecimentos gerais, matemática e informática.


As contratações serão feitas de acordo com o regime jurídico dos servidores municipais de Quilombo, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

 

 

 

 

 

 

 

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Atualizado: 18/06/2018 - 10:50

Concurso MPU: orgão já iniciou escolha da BANCA

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Edital até outubro

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Ministério Público da União (MPU) já iniciou os preparativos para a definição da banca organizadora do seu próximo concurso público. A expectativa do secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, é de que o edital de abertura de inscrições possa ser divulgado até outubro, conforme declarou, em abril, durante reunião com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU).  Ele já havia antecipado que a seleção contará com oportunidades para ingresso de analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança, além de formar cadastro reserva de pessoal.   O órgão divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame.   

 


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Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.  

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

 

 

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.    

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

APOSTILA TÉCNICO DO MPU

 


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Atribuições

  De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

  Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU
No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.
 
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Atualizado: 18/06/2018 - 09:05

Concurso IPHAN 2018: INSCRIÇÕES abertas para 411 vagas

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

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As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan se encerram às 18h de 9 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 15/06/2018 - 12:10

Concurso BACEN: enviado novo pedido para 220 vagas

A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

Por JCConcursos - Camila Diodato

No dia 30 de maio, foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) um novo pedido para a realização do concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Ao todo, foram solicitadas 220 oportunidades, número bem inferior ao anterior de 990 vagas.

Do total de oportunidades solicitadas pelo Bacen, 200 são para analista e 20 para procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

É grande a expectativa para seja realizado em breve o concurso do Banco Central devido à sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 14/06/2018 - 11:19

Frei Rogério SC inscreve para concurso com cinco cargos

Destinadas a profissionais de todas as escolaridades, vagas no concurso da Prefeitura de Frei Rogério oferecem salários que alcançam R$ 4,1 mil

Até 23/6

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Frei Rogério, em Santa Catarina, que disponibiliza cinco cargos temporários para formação de cadastro reserva.

 

Há três opções para profissionais com nível fundamental: jardineiro (salário de R$ 935,01), operador de escavadeira hidráulica (R$ 1.982,75) e servente (R$ 935,01). 

 

A carreira de técnico em enfermagem (R$ 1.973,94) cobra ensino médio e formação técnica, além de experiência na área.

 

A função de assistente social (R$ 4.155,70) é destinada a profissionais com curso superior e registro no conselho da categoria. 

 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Frei Rogério

 

 

Com taxas entre R$ 50 e R$ 100, as inscrições serão recebidas até 23 de junho, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.scconcursos.com.br.

 

Marcada para 8 de julho, a prova objetiva cobrará a resolução de 20 questões sobre conhecimentos básicos e específicos. Na mesma data, os concorrentes a operador de escavadeira também realizarão teste prático.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Frei Rogério terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal.

 

 

Atribuições do jardineiro no concurso da Prefeitura de Frei Rogério 2018

 

 

Implantação, criação e manutenção de jardins, poda de árvores, cuidado de flores de ambiente interno e externo e corte de grama. Exterminação de insetos e pragas em árvores e plantas, operando equipamentos e máquinas de pequeno porte específicas de jardinagem e outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

 

 

Concurso Prefeitura Frei Rogério: atribuições do servente

 

 

Atividade de nível auxiliar, de natureza operacional e de menor grau de complexidade, abrangendo trabalhos de cozinha, limpeza e outras atividades correlatas.
 

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Atualizado: 14/06/2018 - 10:44

São Bernardino SC inscreve para concurso com 11 vagas

A participação no concurso da Prefeitura Municipal de São Bernardino deverá ser garantida até o dia 26 de junho

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Ainda dá tempo de participar do concurso da Prefeitura Municipal de São Bernardino, localizada no Estado de Santa Catarina. Serão preenchidas 11 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades. 

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para as funções de auxiliar de serviços gerais (1 vaga), mecânico (1), motorista (1) e operador I e II (CR). Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.010,94 e R$ 2.117,03. 

Quem concluiu o ensino fundamental está apto ao emprego de assistente administrativo (1), cujo ganho é de R$ 1.819,69. 

O cargo de agente municipal da defesa civil (1) exige ensino médio completo e carteira de habilitação na categoria “D”, além de possuir, no mínimo, 60 horas de curso de primeiros socorros e, no mínimo, 40 horas de curso de combate a incêndio. O vencimento é de R$ 2.117,03. 

Nível superior é requisito para os postos de professor (1), supervisor educacional (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), médico (1) e médico veterinário (1). As remunerações partem de R$ 1.474,78 e chegam a R$ 13.971,25.  

 

Etapas do concurso da Prefeitura de São Bernardino SC

 

As inscrições devem ser realizadas na página eletrônica da NBS Serviços Especializados Eireli - NBS Provas (www.nbsprovas.com.br), empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção. A ficha cadastral estará disponível no site até o dia 26 de junho. As taxas variam de R$ 40 a R$ 120, conforme o cargo pleiteado. 

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva no dia 22 de julho. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais e atualidades e/ou conhecimentos específicos. 

A etapa final do concurso da Prefeitura de São Bernardino será a prova prática, exclusiva para os empregos de motorista e operador I e II.

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Atualizado: 13/06/2018 - 11:05

AGU: saiu autorização para concurso com 100 vagas

A autorização determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018

 Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Está confirmado: um novo concurso da AGU (Advocacia-Geral da União) será aberto ainda em 2018. A autorização para o preenchimento de 100 vagas no órgão foi divulgado nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União.

O aval é para os cargos de administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

A autorização concedida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018. Porém, o órgão já deu início ao processo de escolha da banca organizadora e a tendência é de que o edital seja liberado antes do limite estipulado pela autorização

CURSOS PARA O CONURSO AGU 2018

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

 

   

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

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Atualizado: 11/06/2018 - 15:06

Palmitos SC inscreve para concurso com 15 vagas

Concurso da Prefeitura de Palmitos reúne oportunidades destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Salários chegam a R$ 3,5 mil

Até 9 de julho

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Palmitos, em Santa Catarina, com oferta de 15 vagas imediatas, além de chances para cadastro reserva (CR). Os salários ficam entre R$ 546,93 e R$ 3.503,22.

 

Profissionais com ensino fundamental incompleto têm opções como auxiliar de serviços gerais (5 postos), eletricista (1), pedreiro (1) e vigia (2), enquanto candidatos que concluíram esse ciclo escolar estão aptos a concorrer como motorista (2), operador de máquinas (2) e mecânico (CR). 

 

A carreira de técnico em enfermagem (1) é destinada a participantes com ensino médio e formação técnica.

 

Há chances de nível superior para assistente técnico pedagógico (CR), assistente social (1), veterinário (CR), nutricionista (CR), psicólogo - educação (CR), psicólogo - SAS (CR), supervisor escolar (CR), técnico administrativo educacional (CR) e professor nas áreas de educação infantil (CR), séries iniciais do ensino fundamental (CR), artes (CR), ciências (CR) educação física (CR), geografia (CR), história (CR), inglês/espanhol (CR), língua portuguesa (CR) e matemática (CR). 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Palmitos 2018

 

Disponíveis até 9 de julho, as inscrições devem ser realizadas pelo site www.iobv.org.br, mediante o pagamento de taxas de R$ 40 (ensino fundamental), R$ 70 (médio/técnico) e R$ 100 (graduação).

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 22 de julho, prática (motorista e operador de máquinas), em 5 de agosto, e de títulos (professor), com entrega dos documentos entre 3 e 10 de agosto.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Palmitos terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

 

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso da Prefeitura de Palmitos

 

Fazer os serviços de faxina em geral; remover o pó de móveis, paredes, tetos, portas, janelas e equipamentos; limpar escadas, pisos e utensílios; arrumar banheiros e toaletes; lavar e encerar assoalhos; coletar lixo dos depósitos colocando-os em recipientes adequados; lavar vidros, persianas; varrer pátios; fazer café e similares e servir; fechar portas, janelas e outras vias de acesso; executar tarefas de limpeza do ambiente, móveis, utensílios, aparelhos e equipamentos; executar serviços de copa, cozinha, preparar e servir alimentos; limpar e preparar cereais, vegetais, carnes de variadas espécies para cozimento; auxiliar no preparo de dietas especiais e normais; preparar refeições ligeiras; preparar e servir merenda aos alunos; auxiliar no controle do estoque de material e gêneros alimentícios; guardar e conservar os alimentos em vasilhames e locais apropriados; fazer o serviço de limpeza em geral; zelar e cuidar da limpeza e conservação de bens públicos, tais como escolas, prédios públicos e praças, parques, jardins; percorrer a área sob a sua responsabilidade; inspecionar no sentido de impedir incêndios e depredações; comunicar qualquer irregularidade verificada; efetuar pequenos reparos e consertos; manter em funcionamento os equipamentos de proteção contra incêndio ou quais quer outro relativo a segurança do órgão, providenciar os serviços de manutenção em geral; ter sob a sua guarda materiais destinados às atividades de seu setor de trabalho; solicitar e manter controle de materiais necessários à limpeza, manutenção e conservação dos locais sob sua responsabilidade; conduzir ao local de trabalho equipamentos e ferramentas; executar tarefas auxiliares, tais como: fabricação e colocação de cabos em ferramentas, montagem e desmontagem de motores, operar, entre outras, auxiliar serviços de jardinagem; cuidar e podar árvores; lavar, lubrificar e abastecer veículos e motores; limpar estátuas e monumentos; vulcanizar e recauchutar pneus e câmaras; auxiliar na preparação de asfalto; zelar pelo funcionamento e limpeza de equipamentos utilizados ou em uso; carregar e descarregar veículos em geral; transportar, arrumar e elevar mercadorias, materiais de construção e outros; carregar ou descarregar mobílias em geral ou caixas; proceder à abertura de valas; efetuar serviço de capina em geral; varrer, escovar, lavar e remover lixos e detritos das vias públicas e próprios municipais; zelar pela conservação e manutenção de sanitários públicos; auxiliar em tarefas de construção, calçamento e pavimentação em geral; auxiliar no recebimento, pesagem e contagem de materiais; aplicar inseticida e fungicidas; limpar terrenos baldios quando determinado; lavar peças e dependências de oficinas, garagens e similares; executar serviços de jardinagem compreendendo: semeadura, transplante de mudas, poda, preparação e conservação do solo de praças e jardins públicos; irrigar, adubar e conservar o solo apropriado para produção de mudas; controlar a produção e distribuição de mudas do viveiro municipal; coletar sementes e mudas de plantas nativas; distribuir, mediante autorização superior as mudas do viveiro municipal; relatar anormalidades verificadas; zelar pelas instalações do viveiro de mudas do Município; fazer os trabalhos necessários para o assentamento de pedras irregulares, paralelepípedos ou similares; auxiliar quanto ao alinhamento da obra, preparo o solo, assentamento de pedras, lajes e mosaicos; abrir, repor e consertar calçamentos; fazer assentamentos de meio-fio; executar tarefas afins.
 

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Atualizado: 06/06/2018 - 10:32

Araquari SC abre inscrições para concurso com 207 vagas

Concurso da Prefeitura de Araquari preencherá postos em cargos de níveis médio/técnico e superior de ensino. Prazo para quem pretende se candidatar termina em 22 de junho

Salários até R$ 12,2 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Araquari, em Santa Catarina, destinado a preencher 207 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídos entre quatro editais, os empregos apresentam salários que variam de R$ 1.467,70 a R$ 12.276,07.

 

Ensino médio é requisito para agente administrativo (15 postos + CR), agente de defesa civil (1), atendente de farmácia (2), auxiliar de educador social (4), auxiliar de saúde bucal (2), educador social (4), fiscal de postura (1), fiscal de regularidade de obras (1), fiscal sanitarista (2), orientador social (5) e fiscal ambiental (1).

 

Além de segundo grau, o concurso da Prefeitura de Araquari cobra formação técnica para técnica de enfermagem (6), técnico de informática (1), técnico em edificações (1) e técnico em segurança do trabalho (1).

 

As ofertas de nível superior são para advogado (2 + CR), contador (CR), analista de compras (1), analista de gestão de pessoas (1), analista de tecnologia da informação (1), arquiteto (1), assistente social (5), bibliotecário (1), contador (1), enfermeiro (2), engenheiro civil (2), farmacêutico (1), fiscal de tributação (2), fiscal sanitarista (2), fiscal sanitarista - farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico clínico geral (4), médico pediatra (1), veterinário (1), nutricionista (1), odontólogo (1), educador físico (1), psicólogo (4), terapeuta ocupacional (1), tesoureiro (1), especialista em assuntos educacionais - administração escolar (3), especialista em assuntos educacionais - orientação escolar (1), especialista em assuntos educacionais - supervisão escolar (1), tradutor e intérprete de Libras (1), engenheiro florestal (1), engenheiro sanitarista (1), geólogo (1) e professor nas áreas de séries iniciais (5), artes (10), educação física (10), educação infantil (80), inglês (2), violão, contrabaixo e guitarra (1), instrumentos de teclas (1), bateria e percussão em geral (1) e instrumentos de sopro (1).

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Araquari 2018

 

Disponíveis até 22 de junho, as inscrições devem ser registradas pelo site https://sociesc.selecao.net.br, mediante o pagamento de taxas de R$ 80 para funções de ensino médio e R$ 100 para as de superior.

 

O processo seletivo prevê provas objetiva (todos os cargos) e discursiva (advogado, professor, especialista em assuntos educacionais e tradutor), em 8 de julho, além de avaliação de títulos (vagas de nível superior), com entrega dos documentos, via internet, entre os dias 11 e 13 do mesmo mês. 

 

De acordo com os editais, o concurso da Prefeitura de Araquari terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do agente administrativo no concurso da Prefeitura de Araquari 2018

 

É responsável pela execução de serviços gerais e de escritório, atender as necessidades administrativas seguindo processos e rotinas pré-definidas, nisto incluso operações básicas de computação telefonia e recepção, e executar outras tarefas correlatas e sua área de competência.

 

Concurso Prefeitura Araquari: atribuições do orientador social

 

Desenvolver atividades junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

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Atualizado: 05/06/2018 - 10:20

Concurso TJ SC: último dia de inscrição para 26 vagas

As chances no concurso do TJ/SC (Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina) são para os cargos de técnico, analista, oficial, arquiteto, engenheiro e enfermeiro. As remunerações chegam a R$ R$ 6,1 mil

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Serão encerradas às 16h desta terça-feira (5) as inscrições do concurso do TJ/SC (Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina). A seleção visa o provimento de 26 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades.

 

O cargo de técnico judiciário auxiliar (17 vagas + CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 3.576,54.

 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de analista administrativo (CR), analista jurídico (CR), oficial de justiça e avaliador (5 + CR), oficial da infância e da juventude (1 + CR), arquiteto (1), engenheiro eletricista (1), engenheiro civil (CR) e enfermeiro (1). A remuneração é de R$ 6.156,63.

APOSTILAS CONCURSO TJ/SC 2018 - TÉCNICO JUDICIÁRIO AUXILIAR E ANALISTA ADMINISTRATIVO

A empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjsc2018.

 

Será cobrada uma taxa de participação do concurso do TJ/SC 2018, nos valores de R$ 68 para ensino médio e R$ 85 para nível superior. O pagamento do boleto bancário deverá ser efetuado até a data limite de 6 de junho, observado o horário de funcionamento do banco.

 

 

Prova do concurso TJ/SC 2018

 

 

O concurso do TJ/SC 2018 será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 70 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de direito e/ou conhecimentos específicos.

 

APOSTILAS CONCURSO TJ/SC 2018 - ANALISTA JURÍDICO
CURSO ONLINE TJ/SC 2018 -  ANALISTA E TÉCNICO JUDICIÁRIOS

 

Com quatro horas de duração, a avaliação será aplicada no dia 22 de julho, no período da manhã para ensino médio e à tarde para nível superior, nas cidades de Florianópolis, Criciúma, Lages, Joinville, Blumenau, Itajaí, Canoinhas, Chapecó e Joaçaba.

 

 

Conteúdo programático (parcial) para técnico judiciário auxiliar

 

 

Língua portuguesa - elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

 

Raciocínio lógico - lógica: proposições, valores verdadeiro/falso, conectivos “e” e “ou”, implicação, negação, proposições compostas, proposições equivalentes. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Orientação espacial e temporal. Números racionais, operações, porcentagem e proporcionalidade. Medidas de comprimento, área, volume massa e tempo.

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Atualizado: 04/06/2018 - 11:50

Concurso Ibram: novo pedido é avaliado no Planejamento

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

313 vagas

Por JCConcursos - Camila Diodato

Está em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

As oportunidades apresentadas no requerimento estão distribuídas da seguinte maneira: 73 para assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

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Atualizado: 01/06/2018 - 13:14

Lindoia do Sul SC oferece 19 vagas em concurso

Com salários de até R$ 16 mil, empregos em disputa no concurso da Prefeitura de Lindoia do Sul estão distribuídos entre postos de todas as escolaridades

Inscrições abertas

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Lindoia do Sul, em Santa Catarina, abriu concurso público com oferta de 19 vagas imediatas, além de chances para cadastro reserva (CR). Os salários vão de R$ 1.016,43 a R$ 16.049,37.

 

Quem é alfabetizado pode concorrer como agente de obras (1 posto), agente de serviços gerais (1), agente operacional (2) e auxiliar de manutenção (CR).

 

Há ofertas de nível fundamental para mecânico (CR), motorista (1), operador de máquina I (2) e operador de máquina II (1).

 

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Lindoia do Sul para assistente administrativo (1), auxiliar de cirurgião dentista (CR), auxiliar de educação (4) e técnico de TI (1) - função que também cobra formação técnica.

 

Estão em disputa cargos de nível superior para analista administrativo (CR), contador (CR), enfermeiro ESF (1), fisioterapeuta (CR), médico de ESF (1), nutricionista (1), professor (1) e psicólogo (1).

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Lindoia do Sul

 

Com taxas entre R$ 80 e R$ 150, as inscrições podem ser realizadas até 21 de junho, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.conscamweb.com.br.

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos) e de títulos (professor), em 15 de julho, além de avaliação prática (agente de obras, agente de serviços gerais, agente operacional, auxiliar de manutenção, mecânico, motorista e operador de máquina), em 26 de agosto.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Lindoia do Sul terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

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Atualizado: 29/05/2018 - 14:44

Concurso MPF: segue em análise PL que cria 842 vagas

Proposta tem o objetivo de criar oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Ofertas são para concurso do MPF, além do MPU

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Camila Diodato

Ainda está em avaliação na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) n° 6006/2016, que visa a criar 842 vagas efetivas para o quadro de pessoal do Ministério Público Federal (MPF). As chances são para todo o país e estão distribuídas entre três cargos.

O próximo passo para o avanço da proposta é eleger um novo relator, já que o anterior devolveu o PL sem nenhuma manifestação. O documento se encontra na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Consta no PL que, das oportunidades, 501 são para técnico, 207 para analista e 134 para procurador. Vale ressaltar que os cargos de técnico e analista são preenchidos por meio de concurso do MPU, que depois fica com a responsabilidade de lotar as chances no quadro do MPF.

Para concorrer à carreira de técnico é preciso ter certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, enquanto a colocação de analista aceita profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. As remunerações correspondem a R$ 6.167,99 para técnico e a R$ 10.119,93 para analista, sem incluir os seguintes benefícios: R$ 884 de vale-alimentação, R$ 699 de assistência pré-escolar, R$ 181,77 de auxílio-transporte, além de assistências médica e odontológica.

Já o posto de procurador regional da República exige bacharelado em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção da graduação. O salário inicial oferecido é de R$ 28.947,55

O projeto de lei que prevê, consequentemente, a realização de um novo concurso do MPF ainda será avaliado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após ser aprovado em todas as comissões, o documento irá ser avaliado pelo Plenário e, em seguida, irá para o Senado Federal. Por isso, haverá a sanção por parte do presidente da República.

 

Último concurso do MPF

 

No final de 2016, o MPF lançou edital com 82 vagas para procurador espalhadas pelas seguintes cidades: Maceió/AL (1), Arapiraca/AL (1), Laranjal do Jari/AP (1), Oiapoque/AP (1), Manaus/AM (3), Bom Jesus da Lapa/BA (1), Jequié/BA (1), Paulo Afonso/BA (1), Fortaleza/CE (1), Crateús/CE (1), Maracanaú/CE (1), Brasília/DF (1), Goiânia/GO (1), Anápolis/GO (1), Itumbiara/GO (1), São Luís/MA (1), Imperatriz/MA (1), Juína/MT (1), Campo Grande/MS (1), Belo Horizonte/MG (1), Ituiutaba/MG (1), Janaúba/MG (1), Manhuaçu/MG (1), Poços de Caldas/MG (1), Teófilo Otoni/MG (1), Belém/PA (1), Itaituba/PA (1), Marabá/PA (1), Tucuruí/PA (1), João Pessoa/PB (1), Guarabira/PB (1), Curitiba/PR (2), Campo Mourão/PR (1), Cascavel/PR (1), Guarapuava/PR (1), Recife/PE (1), Cabo de Santo Agostinho/PE (1), Goiana/PE (1), Jaboatão/PE (1), Salgueiro/PE (1), Teresina/PI (1), Corrente/PI (1), São Raimundo Nonato/PI (1), Rio de Janeiro/RJ (4), Macaé/RJ (1), Volta Redonda/RJ (1), Natal/RN (1), Ceará-Mirim/RN (1), Porto Alegre/RS (3), Erechim/RS (1), Novo Hamburgo/RS (1), Palmeiras das Missões/RS (1), Porto Velho/RO (2), Vilhena/RO (1), Boa Vista/RR (1), Florianópolis/SC (1), Blumenau/SC (1), Chapecó/SC (1), Itajaí/SC (1), São Paulo/SP (2), Andradina/SP (1), Bauru/SP (1), Campinas/SP (1), Catanduva/SP (1), Limeira/SP (1), Lins/SP (1), Osasco/SP (1), Registro/SP (1), São José do Rio Preto/SP (1), Lagarto/SE (1), Propriá/SE (1) e Gurupi/TO (1).

Em março deste ano serão aplicadas as provas objetivas com questões de múltipla escolha em todas as capitais do Estado, mais o Distrito Federal. Ainda haverá provas subjetivas, inscrição definitiva, análise de títulos e testes orais.

 

Último concurso do MPU

 

MPU realizou concurso, em 2013, com 263 oportunidades, além de cadastro reserva, para técnico e analista. Sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo constou de duas provas objetivas (uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 questões de conhecimentos específicos) para todos os participantes e teste discursivo para analista.

As 35 ofertas de técnico estavam distribuídas entre as especialidades de tecnologia da informação e comunicação, enfermagem e saúde bucal. No caso de analista, as 228 chances envolveram as áreas de arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, educação, estatística, finanças e controle, gestão pública, planejamento e orçamento, clínica médica, psiquiatria, antropologia, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia sanitária, geografia, medicina, medicina do trabalho, oceanografia, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas ou suporte e infraestrutura. 

O edital do concurso do MPU teve ofertas no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

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Atualizado: 28/05/2018 - 11:52

Ministério da Fazenda: pedido com 1.301 vagas em ANÁLISE

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

Por JCConcursos - Camila Diodato

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ministério da Fazenda (MF), que solicitou autorização de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A expectativa é de que a autorização do concurso do MF seja concedida ainda em 2018, já que apresenta um déficit de 3.999 servidores, sendo 3.062 para nível médio e 937 para superior.

As oportunidades requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Outras oportunidades na solicitação de concurso

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Último concurso do Ministério da Fazenda

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

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