Aeronáutica

Saiu a homologação do resultado para Oficiais

As vagas são para Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria.

0,00(0.0%)0 voto(s)

Redação
Publicado em 23/12/2008, às 09h53

Foi divulgada hoje (23), no Diário Oficial da União, a homologação do resultado final referente ao Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica do ano de 2009 (EA-CFOAV/CFOINT/CFOINF 2009). Confira a relação de aprovados entre os arquivos anexos à matéria.

No total, foram oferecidas 83 vagas, distribuídas da seguinte forma:

- CFOAV: 20 vagas para candidatos do sexo masculino;
- CFOAV: 20 vagas para mulheres;
- CFOINT: 30 vagas para candidatos de ambos os sexos;
- CFOINF: 13 vagas somente para candidatos do sexo masculino.

Os Quadros de Oficiais Aviadores (QOAV), Intendentes (QOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (QOINF) destinam-se a atender às necessidades de pessoal para o preenchimento de cargos e para o desempenho de funções de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantes.

Quem pôde concorrer

Os candidatos interessados em participar desse processo seletivo deveriam atender a alguns requisitos, entre eles: ter o ensino médio completo, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final do concurso na AFA (14/1/2009), o certificado ou diploma de conclusão do referido curso; não possuir menos de 17 anos de idade na data da matrícula (19 de janeiro de 2009) nem completar 21 anos até 31 de dezembro deste ano (candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1988 e 19 de janeiro de 1992).

Os demais requisitos podem ser conferidos nos editais dessa seleção, disponíveis nos anexos da matéria.

Cursos

O CFOAV, o CFOINT e o CFOINF, ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no Interior de São Paulo, são cursos de nível superior, da fase de Formação do Ensino Aeronáutico, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), tendo por objetivo, respectivamente, a formação do Oficial Aviador, do Oficial Intendente e do Oficial de Infantaria da Aeronáutica.

a) CFOAV: caracterizado pela instrução de vôo, a qual objetiva formar e selecionar o piloto militar e também impelir o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador;

b) CFOINT: ressalta uma formação administrativa, de forma a permitir ao futuro Oficial Intendente gerir as atividades financeiras e logísticas de material das Organizações Militares;

c) CFOINF: prepara o futuro Oficial de Infantaria da Aeronáutica para o combate em terra, seja atuando nas Unidades de Infantaria ou compondo a autodefesa das Organizações Militares.

Esses cursos são estruturados em uma única fase, com duração de quatro anos, em que são ministradas instruções nos Campos Geral, Técnico-Especializado e Militar. O candidato, no momento da matrícula, passa à situação de Cadete da Aeronáutica, função que será mantida durante todo o treinamento.

Após a conclusão do curso, será nomeado Aspirante a Oficial e atuará em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, praticando e aprimorando seus conhecimentos, podendo alcançar, como último grau hierárquico, o posto de Tenente Brigadeiro do Quadro de Oficiais Aviadores, de Major Brigadeiro do Quadro de Oficiais Intendentes e de Brigadeiro do Quadro de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica. Para tanto, deverão realizar cursos de carreira obrigatórios e serem selecionados dentro das vagas disponibilizadas para esses postos.

Comentários

Mais Lidas