Seju PR: concurso para 69 vagas ainda aguarda banca

Oportunidades são para diversos cargos, já definidos, destinados para a área de saúde do sistema socioeducativo

Diversos cargos

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro
Publicado: 10/10/2018 - 14:46 | Atualizado: 14/11/2018 - 13:03

O Departamento de Atendimento Socioeducativo do Paraná (Dease), vinculado à Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju/PR), ainda depende da escolha da banca organizadora para seu novo concurso público, aguardado desde 28 de maio, quando autorizada pela governadora Cida Borguetti. Ao todo serão oferecidas 69 vagas, destinadas a cargos com exigência de níveis médio e superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas. As oportunidades serão para a área de saúde do sistema socioeducativo. Somente após a confirmação da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições, mas a expectativa é de que isto ocorra ainda neste semestre.        

Do total de oportunidades, 19 serão para o cargo de agente de execução, função de técnico de enfermagem; 19 para agente profissional, função psicólogo; 14 para agente profissional, função de médico; sete para o cargo de agente profissional, função de terapeuta ocupacional; seis para agente profissional, função de enfermeiro; e quatro para o cargo de agente profissional, função de odontólogo.


De acordo com a governadora, as oportunidades serão para o atendimento nas áreas de saúde, com prioridade aos atendimentos nas unidades de socioeducação, com o objetivo de priorizar a garantia dos direitos do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas.


Segundo o secretário estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, os profissionais contratados deverão substituir aqueles que hoje atuam nos Centros de Socioeducação.
O último concurso do órgão ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 411 vagas para o cargo de educador social. Desde então, o órgão tem realizados processos seletivos para contratações em regime temporário.            
 

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Atualizado: 14/11/2018 - 11:02

Concurso Seju PR: divulgado edital para 61 vagas

Gratuitas, inscrições serão recebidas entre 22 e 26 de novembro. Seleção conta com chances para analista de sistemas, supervisor de setor, técnico administrativo e técnico em informática

Quatro cargos

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná (Seju PR) divulgou edital de processo seletivo destinado a preencher 61 vagas temporárias na capital.

Os cargos de técnico administrativo (55 postos e salário de R$ 1.523,85) e técnico em informática (2 - R$ 1.523,85) são opções para candidatos com ensino médio

Curso superior é requisito para quem pretende concorrer a analista de sistemas (2 - R$ 3.657,27) e supervisor de setor (2 - R$ 3.657,27) 

Gratuitas, as inscrições abrem às 9h de 22 de novembro, por meio do site www.justica.pr.gov.br. O prazo termina às 17h do dia 26 do mesmo mês. 

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise de títulos, com avaliação de três critérios: escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço. 

O resultado final sairá até 5 de dezembro. Na sequência, os candidatos classificados serão convocados para apresentação dos documentos comprobatórios para contratação.  

O concurso da Seju PR terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério da pasta, conforme estabelece o edital.

Concurso Seju PR: atribuições dos cargos

Técnico administrativo - Executar atividades e serviços vinculados aos programas do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, objetivando, facilitando e promovendo a inserção e reinserção do trabalhador no mundo do trabalho, em especial atuando no acesso: à intermediação de mão de obra habilitação ao seguro-desemprego; à orientação profissional; à qualificação profissional; à geração de renda. Atender, orientar, entrevistar e cadastrar trabalhadores e empresas; Identificar, avaliar e validar perfis; Administrar cadastros de trabalhadores, vagas e empresas; Captar vagas de emprego; Inscrever trabalhadores em curso de qualificação profissional; Organizar e acompanhar a execução dos cursos promovidos; Encaminhar, convocar trabalhadores às vagas de emprego e cursos de qualificação; Administrar processos seletivo, pré-seleção e orientação profissional; Habilitar trabalhadores ao seguro-desemprego, acompanhar, monitorar e controlar o processo da habilitação ou indeferimento do benefício; Desempenhar atividades correlatas e necessárias ao desenvolvimento da atividade principal, como: Atendimento ao público, por telefone, meio eletrônico e presencial; Recepção; Triagem de pessoas; Entregar e chamar senha; Efetuar contatos interno e externo; Operar sistema informatizado e gerir sistemas próprios; Elaborar relatórios, planilhas e correspondências; Realizar a recepção de documentos, conferir, acompanhar, organizar e arquivar; Fotocopiar e digitalizar documentos; Participar de eventos de capacitação quando solicitado; Realizar procedimentos em conformidade com as normativas em vigor; Cumprir metas estabelecidas.

Técnico em informática - Prestar suporte técnico presencial ou à distância diretamente a grupo de usuários da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU, que exercem suas funções em unidades da SEJU em diversos municípios do Paraná. Prestar serviços burocráticos relacionados a área de informática como por exemplo: controle de estoque e levantamentos patrimoniais, cotação e processos de compras na área de informática. Prestar serviços técnicos de manutenção de equipamentos, configuração e instalação de aplicativos e sistemas operacionais. Desenvolver configuração de ambiente de rede, confecção de cabos, instalação de equipamentos, montagem e desmontagem de microcomputadores. Realizar outras atividades correlatas, de acordo com as necessidades apresentadas. 

Analista de sistemas - Efetuar o levantamento de requisitos, codificar, implantar sistemas. Prestar suporte técnico e ministrar treinamentos. Desenvolver manuais do usuário e documentação de sistemas, os sistemas a serem desenvolvidos e/ou mantidos poderão ser para web ou cliente/servidor e consistem em aplicações financeiras, contábeis, de planejamento e prestação de contas. Desenvolver sites na Internet e aplicações web específicas para as áreas que implementam os programas de governo sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU. Realizar outras atividades correlatas, de acordo com as necessidades apresentadas.

Supervisor de setor - Executar atividades e serviços vinculados aos programas do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, objetivando, facilitando e promovendo a inserção e reinserção do trabalhador no mundo do trabalho, em especial atuando no acesso: à intermediação de mão de obra habilitação ao seguro-desemprego; à orientação profissional; à qualificação profissional; à geração de renda. Acompanhar, monitorar e supervisionar as funções exercidas pelos técnicos administrativos; Emitir relatórios dos programas e ou outros executados na unidade de atendimento; Oferecer suporte técnico e operacional à equipe (informações gerais, atualizações do sistema, legislação vigente); Dirimir dúvidas da equipe quanto aos serviços oferecidos aos trabalhadores e empregadores; Prestar assessoramento à chefia imediata; Produzir e consolidar informações; Proporcionar o encaminhamento devido aos questionamentos e necessidades da equipe técnica; Corrigir posturas e comportamentos inadequados, individualmente e/ou da equipe. Acompanhar o desempenho da equipe (individual e coletivo). Ministrar palestras motivacionais; Atuar direta e indiretamente em: processos seletivos; pré-seleções; orientações profissionais; dinâmicas de grupo; validação e verificação de perfis de trabalhadores, vagas e empregadores; elaboração e análise de programas, conteúdos, metodologias de cursos, palestras e eventos diversos; Elaborar relatórios, planilhas, documentos; Realizar visitas externas de atendimento; Emitir pareceres e recomendações, além de outras tarefas necessárias à tomada de decisões, ao planejamento, desenvolvimento e melhoria da unidade de atendimento. Desempenhar atividades correlatas e necessárias ao desenvolvimento da atividade principal, como: Atendimento ao público, por telefone, meio eletrônico e presencial; Recepção; Triagem de pessoas; Efetuar contatos interno e externo; Operar sistema informatizado e gerir sistemas próprios; Realizar a recepção de documentos, conferir, acompanhar e organizar; Participar de eventos de capacitação quando solicitado; Realizar procedimentos em conformidade com as normativas em vigor; Cumprir metas estabelecidas.

Cronograma do concurso Seju PR


 

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Atualizado: 13/11/2018 - 16:16

Ministério da Fazenda aguarda aval para 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Concurso nacional

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O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 13/11/2018 - 10:34

Último dia de inscrição para concurso em Pérola d'Oeste

Prefeitura preencherá postos de engenheiro civil e médico. Salários alcançam R$ 10,8 mil

Cinco vagas

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Terminam nesta terça-feira (13) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Pérola d'Oeste, no Paraná, destinado a preencher cinco vagas de nível superior, além de formar cadastro reserva.

O edital reúne ofertas para engenheiro civil (1 oportunidade e remuneração de R$ 5.926,41), médico - 20 horas (2 - R$ 5.400) e médico - 40 horas (2 - R$ 10.800).

Os interessados devem acessar a página www.institutobrasil.net.br para realizar a inscrição. O valor da taxa é o mesmo para as três funções: R$ 150.  

Agendada para 9 de dezembro, a prova objetiva apresentará 40 questões sobre língua portuguesa, legislação e conhecimentos gerais e específicos.

O concurso da Prefeitura de Pérola d'Oeste terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Pérola d'Oeste: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos. Ortografia oficial, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Flexão em gênero e número dos substantivos e adjetivos. Acentuação gráfica, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Emprego de crase. Emprego de conectivos, pronomes e numerais e advérbios. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego de sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Sintaxe da oração (período simples: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração) e do período (período composto por coordenação e por subordinação). Processos de formação de palavras. Conjugação e emprego de verbos. Empregos dos sinais de pontuação.

Conhecimentos gerais e legislação -  História do Brasil: República Velha (1889 e 1930), Revolução de 1930 e a Era Vargas, Estado Novo (1937 a 1945), República Liberal-Conservadora (1946 a 1964), Militarismo, Nova República e Brasil Contemporâneo. Atualidades em: política, economia, sociedade, educação, tecnologia e energia nos últimos dois anos. Problemas ambientais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Espaço natural brasileiro: clima, relevo, vegetação, hidrografia e recursos minerais e energéticos. Aspectos históricos e geográficos do Município. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas atualizações. (arts. 1º a 14 e arts. 37 a 43).
 

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Atualizado: 13/11/2018 - 10:23

Guarapuava PR: publicado edital de concurso com 71 vagas

Oportunidades são para funções de todos os níveis escolares, com salários que chegam a R$ 10,7 mil. Inscrições serão abertas em 19 de novembro

Vários cargos

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No Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de Guarapuava publicou um novo edital de concurso público que visa o provimento de 71 vagas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Quem tem o ensino fundamental pode disputar as funções de auxiliar operacional (1 vaga + CR), auxiliar de saúde bucal (1 + CR), eletricista (1 + CR), marceneiro (1 + CR), mecânico (1 + CR), motorista de ambulância (1 + CR), motorista de veículos leves (1 + CR), motorista de veículos pesados (1 + CR), operador de escavadeira (1 + CR), operador de motoniveladora (1 + CR), operador de retroescavadeira (1 + CR), operador de rolo compactador (1 + CR) e servente de obras (3 + CR).

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances do edital são para os cargos de agente comunitário de saúde (CR), agente de combate às endemias (1 + CR), agente de trânsito (1 + CR), agente social (CR), atendente ao educando (1 + CR), fiscal de estacionamento rotativo (1 + CR), fiscal geral (1 + CR), oficial administrativo (1 + CR), secretária escolar (1 + CR), técnico em segurança do trabalho (CR), técnico agrícola (CR), técnico em prótese dentária (CR) e técnico em saúde bucal (CR).

Nível superior é requisito para analista de sistemas (CR), assistente social (1 + CR), avaliador imobiliário (CR), biomédico (CR), cirurgião dentista (10 + CR), cirurgião dentista - endodontia (CR), cirurgião dentista - periodontia (CR), contador (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro ambiental (1 + CR), engenheiro civil (1 + CR), engenheiro químico (1 + CR), farmacêutico/bioquímico (1 + CR), fiscal tributário (1 + CR), fisioterapeuta (1 + CR), fonoaudiólogo (CR), médico generalista de ESF (1 + CR), médico generalista de pronto atendimento (5 + CR), nutricionista (CR), pedagogo social (1 + CR), procurador (1 + CR), professor (20 + CR), professor de atendimento educacional especializado (CR), professor de educação física (CR), psicólogo (1 + CR) e veterinário (1 + CR). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Guarapuava partem de R$ 1.043,11 e chegam a R$ 10.753,83. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Guarapuava PR

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de novembro e 6 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do certame, que é a FAUEL (www.fauel.org.br). Os valores da taxa de participação variam de R$ 60 a R$ 100. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha que versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. O exame será aplicado nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019. 

O concurso ainda contará com as seguintes avaliações, para alguns cargos: prova prática; prova escrita discursiva; e análise de títulos. 
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a extinção do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

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A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incerteza na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da extinção do Ministério do Trabalho, confirmada na última terça-feira, 7, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos ágeis dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalhos com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.
 
Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados, agora sob um único comandante. A interlocução entre a novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais podem pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de convergência do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para a geração de emprego, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo depende de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

O professor Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma de ministerial é enxugar estruturas "inchadas" em uma menor, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de empregos”, crê.

Corte de encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida pode ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de empregos em um único mandato precisará muito mais do que cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, por exemplo: impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”, afirma.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação da economia do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A extinção do Ministério do Trabalho

Outro ponto que poderá influenciar na vida dos trabalhadores é a extinção do Ministério do Trabalho, confirmada por Jair Bolsonaro na última quarta-feira, dia 7, após reunião com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, e o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro. Na ocasião, Bolsonaro disse que "o Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", sem entrar em detalhes.

Cleverson não vê com bons olhos a extinção do órgão. “Incorporar o Ministério do Trabalho a outra pasta ministerial é um retrocesso dentro da sociedade democrática que somos. Pois o Ministério do Trabalho tem uma importância pluralista nas relações entre empregado e empregadores dentro do mercado de trabalho”, pontua.

Vale destacar que a pasta foi criada há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta é incumbida por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor.

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Atualizado: 07/11/2018 - 09:53

Castro PR recebe inscrições de concurso com 29 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre os cargos de agente administrativo, professor e secretário escolar. Prazo se encerrará em 13 de novembro

Níveis médio e técnico

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A Prefeitura Municipal de Castro, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas de concurso público para provimento de 29 vagas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Quem tem o ensino médio pode se inscrever para as funções de agente administrativo (4 vagas + CR) e professor I (21 + CR). Os respectivos salários iniciais são de R$ 1.213,73 e R$ 1.227,68. 

O cargo de secretário escolar (4 + CR) exige curso técnico nas áreas de secretariado, administração, contabilidade, finanças, informática ou recursos humanos e paga R$ 1.560,52. 

Para participar basta preencher a ficha cadastral no site www.klcconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 30 (professor), R$ 40 (agente administrativo) e R$ 50 (secretário escolar). O prazo se encerrará no dia 13 de novembro. 

Concurso Prefeitura de Castro PR: provas

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Castro/PR no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 21 de novembro. 

Aqueles que pleiteiam o posto de professor ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Descrição dos cargos da Prefeitura de Castro PR

Agente administrativo - realizar tarefas administrativas burocráticas de caráter rotineiro, com iniciativa própria, prestar informações para o público interno e externo inerentes a função.

Professor - formar cidadãos críticos, reflexivos e criativos, atuando de forma significativa, baseada num desempenho que favoreça a igualdade de oportunidades para tornar o aluno autônomo.

Secretário escolar - executar e assessorar as atividades escolares. Responder administrativamente e legalmente pela escrituração e documentação escolar, correspondências e processos referentes à vida do estabelecimento de ensino e à vida escolar dos alunos.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:11

Concurso Ibama: pedido de autorização segue em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

1.888 vagas

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Um dos concursos federais mais esperados e que depende de autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é o do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão solicitou o preenchimento de 1.888 vagas para o seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Para concorrer aos cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama deve-se ter nível superior completo, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com apenas ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

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É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 05/11/2018 - 10:17

Ivaté PR inscreve para concurso com 17 vagas

Ofertas do edital são para candidatos de todos os níveis escolares. Participação deverá ser garantida até o dia 10 de novembro

Ganhos de até R$ 4,1 mil

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Ivaté, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas de concurso público que visa o preenchimento de 17 vagas. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para as funções de gari (CR) e tratorista (1 vaga). Já para quem tem o ensino fundamental incompleto, as chances do edital são para os empregos de motorista (1) e operador de máquina (1). 

Ensino médio e/ou curso técnico são requisitos para os cargos de agente administrativo (1), auxiliar de enfermagem (2), cuidador da Casa Lar (2), orientador social (1), técnico em informática (CR), telefonista (CR), agente de combate às endemias (3), professor dos anos iniciais do ensino fundamental (2) e professor de educação infantil (1). 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de arquiteto (CR), assistente social (1), dentista (CR), enfermeiro (1), farmacêutico (CR), médico veterinário (CR), nutricionista (CR), psicólogo (CR) e profissional de educação física (CR).

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Ivaté partem de R$ 1.117,84 e chegam a R$ 4.112,93. 

Concurso Prefeitura de Ivaté PR: inscrições e provas 

A participação deverá ser garantida até o dia 10 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ruffoconcursos.com.br. Os valores da taxa de inscrição variam de R$ 60 a R$ 100. 

A primeira etapa a ser disputada pelos participantes será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no município de Ivaté/PR no dia 13 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O concurso ainda contará com as seguintes avaliações: prova prática para os cargos de motorista, operador de máquinas, técnico em informática e tratorista, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior e professores, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 16:10

Concurso em Imbituva PR reúne oito oportunidades

As vagas estão distribuídas entre os cargos de técnico em radiologia, educador físico e enfermeiro. Prazo se encerrará no dia 8 de novembro

Níveis técnico e superior

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Imbituva, localizada no Estado do Paraná, abriu as inscrições do concurso que visa o preenchimento de oito vagas do quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

A função de técnico em radiologia (2 vagas) exige curso técnico e registro no órgão de classe na área e paga R$ 1.946,90.

Já para os cargos de educador físico (2) e enfermeiro (4), as chances do edital são para candidatos que têm nível superior e registro no órgão de classe. As respectivas remunerações são de R$ 1.806,50 e R$ 4.550. 

Interessados em concorrer a uma das ofertas devem preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.concursosfau.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 80 (curso técnico) e R$ 100 (nível superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 8 de novembro. 

Todos os inscritos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, matemática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na cidade de Imbituva/PR no dia 25 de novembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Descrição dos cargos da Prefeitura de Imbituva PR

Técnico em radiologia - orientar e preparar os pacientes de acordo com instruções médicas estabelecidas, para assegurar a validade dos exames; operar equipamentos de radiografia, radioscopia, radioterapia, radioisótopos, medicina nuclear, observando as instruções específicas de operação identificando adequadamente o material utilizado; prestar serviços auxiliares aos profissionais da área a execução de exames subsidiários mais complexos; operar máquinas reveladoras, preparando soluções, revelando, fixando, lavando, secando e identificando chapas radiográficas; entre outras.

Enfermeiro - supervisionar e prestar serviços de enfermagem nos estabelecimentos de saúde do município; participar na educação e formação de profissionais neste setor; realizar procedimentos de maior complexidade; coordenar e auditar serviços de enfermagem; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade; adotar práticas, normas e medidas de biossegurança.

Educador físico - veicular informação que visem à prevenção, a minimização dos riscos e a proteção a vulnerabilidade, buscando a proteção do autocuidado; incentivar a criação de espaços de inclusão social, com ações que ampliem o sentimento de pertinência social na comunidade, por meio da atividade física regular, do esporte e lazer, das práticas corporais; proporcionar educação permanente em atividade físico-prático corporal, nutrição e saúde, sob a forma de co-participação, acompanhamento supervisionado, discussão de caso e demais metodologias da aprendizagem em serviço, dentro de um processo de educação permanente; entre outras.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 11:10

Concurso CICA PR: inscrições abertas para seis vagas

A participação no concurso do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental deverá ser garantida até o dia 8 de novembro

Níveis técnico e superior

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA), com sede no município de Paranavaí, localizado no Estado Paraná. A seleção visa o provimento de seis vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm curso técnico podem disputar as funções de técnico agrícola (1 vaga + CR) e técnico ambiental (1). O salário inicial é de R$ 2.060,32. 

Quem tem o nível superior pode se inscrever para os cargos de engenheiro civil (CR) e analista ambiental nas especialidades de biólogo (1), engenheiro agrônomo (1 + CR), engenheiro ambiental (1) e médico veterinário (1). A remuneração é de R$ 3.800. 

O CICA é composto pelos municípios de Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova aliança do Ivaí, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

Concurso CICA PR: inscrições e provas

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site da banca organizadora do certame, a Consesp (www.consesp.com.br), e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 70 (curso técnico) e R$ 100 (nível superior). O prazo se encerrará no dia 8 de novembro. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo sete de língua portuguesa, cinco de informática, três de conhecimentos gerais e três de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Paranavaí/PR na data provável de 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da Consesp com antecedência mínima de cinco dias. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 10:16

Concurso AGU: últimos dias de inscrição para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Diversos cargos

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 4 de novembro (domingo) as inscrições do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). A seleção visa o provimento de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.

• APOSTILAS CONCURSO AGU 2018 - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 31/10/2018 - 13:37

IBGE: sindicato pressiona governo para garantir concurso

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerado urgente pela Assibge (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE). Em um comunicado, a categoria divulgou que "Como órgão fundamental para o fortalecimento da democracia, o IBGE pode ser um dos órgãos mais atacados por governos autoritários. A ASSIBGE-SN conclama a todos os ibgeanos e a toda a sociedade brasileira a estar atenta a isso e a defender a autonomia técnica, a independência política, concursos públicos e orçamento adequado, para que o órgão não encerre suas atividades ou tenha um fim melancólico, como disse Roberto Olinto".

Olinto, presidente do instituto, enfatizou recentemente "sem concurso e sem plano de carreira a história do IBGE pode se encerrar ou pode se tornar um pouco melancólica em função da nossa impossibilidade de realizar determinadas pesquisas"”.

• CURSO CONCURSO IBGE 2018 - TÉCNICO EM INFORMAÇÕES

Vale lembrar que, no início de setembro, Olinto confirmou que o ministro do Planejamento disse que há uma previsão de autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

O pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 31/10/2018 - 11:54

Centenário do Sul PR inscreve para concurso com 20 vagas

Ofertas são destinadas a candidatos de níveis médio, técnico e superior. Participação deverá ser garantida até o dia 6 de novembro

Ganhos de até R$ 10,7 mil

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Ainda dá tempo de participar do concurso público da Prefeitura Municipal de Centenário do Sul, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o preenchimento de 20 vagas do seu quadro de pessoa. 

Aqueles que têm ensino médio e/ou curso técnico estão aptos às funções de agente de saúde bucal (1 vaga), técnico em enfermagem (3), técnico em radiologia (1), técnico em saúde bucal (1) e socorrista (2). Os salários iniciais oscilam entre R$ 989,94 e R$ 1.217,68. 

Nível superior é requisito para os cargos de enfermeiro (1), educador infantil (3), fisioterapeuta (1), médico PSF (3), médico veterinário (1), médico plantonista (1), nutricionista (1) e psicólogo (1). As remunerações partem de R$ 1.245,40 e chegam a R$ 10.762,41.

Interessados devem preencher a ficha cadastral no site da banca organizadora do certame, que é www.fundacaofafipa.org.br, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, nos valores de R$ 60 (ensino médio/técnico) e R$ 80 (nível superior).  O prazo se encerrará no dia 6 de novembro. 

Concurso Prefeitura de Centenário do Sul PR: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Centenário do Sul/PR no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado a partir do dia 26 de novembro. 

A etapa final do concurso será a análise de títulos para todos os cargos, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 30/10/2018 - 11:23

Prado Ferreira PR: concurso com postos de nível superior

Oferta do edital é de duas vagas, distribuídas entre os cargos de contador e diretor administrativo. Salário é de R$ 2,5 mil

Até 5 de novembro

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 5 de novembro as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Prado Ferreira, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o provimento de duas vagas do seu quadro de pessoal. 

Ofertas estão distribuídas entre os cargos de contador e diretor administrativo, que exigem nível superior específico. A remuneração inicial é de 2.584,30 para ambas as funções.

A KLC - Consultoria em Gestão Pública é a empresa responsável pela organização e execução do certame. A ficha cadastral está disponível no site www.klcconcursos.com.br e o valor da taxa é de R$ 50. 

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e prática discursiva, eliminatórias, e análise de títulos, classificatória. Elas serão aplicadas na cidade de Prado Ferreira/PR no dia 25 de novembro, no período da manhã para o posto de contador e à tarde para diretor administrativo. 

A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de informática, cinco de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos.  

Atribuições dos cargos da Câmara de Prado Ferreira PR

Contador - elaborar empenho das despesas e ordens de pagamento, e controlar o saldo das dotações orçamentárias; efetuar pagamentos de notas fiscais, faturas, carnês e demais documentos financeiros da câmara; preparar documentos e relatórios com vistas ao controle financeiro e orçamentário da câmara; receber, registrar e controlar o numerário transferido pela prefeitura, mantendo-o em conta corrente bancária; manifestar-se nos processos administrativos de ordem financeira; assessorar os vereadores em matérias orçamentárias, tributárias, financeiras e outras relacionadas à contabilidade pública; executar outras tarefas. 

Diretor administrativo - receber, conferir e protocolar expedientes internos e externos que deem entrada na câmara, dando-lhes o devido destino; atender à solicitação de documentos arquivados por parte dos públicos interno e externo, controlando sua saída ou providenciando fotocópias; receber, conferir e registrar todas as matérias a serem apreciadas pelo plenário, acompanhar e controlar os prazos de sua tramitação; conferir a publicação de atos legislativos no órgão oficial de imprensa do município; elaborar ofícios, comunicados, relatórios, portarias, quadros demonstrativos e outros; realizar outras atividades. 
 

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Atualizado: 29/10/2018 - 11:30

Concurso da Prefeitura de Assaí PR oferece 66 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre diversos cargos, de todos os níveis escolares. Remunerações chegam a R$ 3,8 mil

Até 5 de novembro

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Assaí, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas em dois editais de concurso público que somam 66 vagas. A seleção ainda contará com formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de cozinheiro (1 vaga + CR), zelador (1 + CR), encanador (1 + CR), eletricista (1 + CR), pedreiro (1 + CR), auxiliar de serviços gerais (1 + CR), coveiro (1 + CR), porteiro (1 + CR), vigia (1 + CR), borracheiro (1 + CR), mecânico de máquinas e veículos (1 + CR), motorista (1 + CR), operador de máquina pesada (1 + CR), agente auxiliar administrativo (1 + CR) e recepcionista (1 + CR). 

Para quem tem ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para os cargos de operador de máquina pesada especial (1 + CR), agente administrativo (1 + CR), agente de combate às endemias (1 + CR), agente comunitário de saúde (4 + CR), agente de defesa civil - bombeiro (1 + CR), agente de defesa civil - motorista (1 + CR), educador social (1 + CR), fiscal de obras e posturas (1 + CR), fiscal de tributos (1 + CR), atendente de consultório dentário (1 + CR) e técnico em enfermagem (1 + CR). 

Nível superior é requisito para os postos de advogado (1 + CR), assistente social (1 + CR), bibliotecário (1 + CR), cirurgião dentista (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), engenheiro civil (1 + CR), farmacêutico/bioquímico (1 + CR), fisioterapeuta (1 + CR), nutricionista (1 + CR), psicólogo (1 + CR), professor (20 + CR), professor de educação física (1 + CR), técnico em desportos (1 + CR) e médico nas especialidades de clínico geral (1 + CR), ginecologista/obstetra (1 + CR), ortopedista (1 + CR), pediatra (1 + CR) e psiquiatra (1 + CR). 

As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Assaí partem de R$ 981,65 e chegam a R$ 3.800,95. 

Concurso Prefeitura de Assaí PR: inscrições e provas

Para participar do certame é necessário preencher a ficha cadastral no site www.institutounifil.com.br e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que varia de R$ 50 a R$ 110. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 5 de novembro. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática básica, conhecimentos gerais, conhecimentos pedagógicos e/ou conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Assaí/PR no dia 9 de dezembro. 

O concurso ainda será constituído das seguintes etapas, para alguns cargos: teste de aptidão física; prova prática, análise de títulos; e pesquisa social e documental.  

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Atualizado: 25/10/2018 - 10:39

SEED PR: último dia de inscrição para 15.500 vagas

Ofertas do processo seletivo são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 11 e 25 de outubro

Temporárias

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Terminam nesta quinta-feira (25) as inscrições dos três editais de processo seletivo público da Secretária de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Ao todo, serão preenchidas 15.500 vagas para funções temporárias. Ofertas estão distribuídas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). 

O primeiro edital tem 10.000 oportunidades para os empregos de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais. Candidatos interessados em disputar uma das vagas devem possuir ensino médio e/ou nível superior na área. Os salários oferecidos variam de R$ 11,01 a R$ 15,73 por hora/aula, além do benefício de auxílio-transporte no valor de R$ 4,58 por hora. 

Já o segundo edital conta com 1.500 vagas para os cargos de assistente administrativo, técnico agropecuário e técnico florestal. O primeiro posto exige ensino médio enquanto que os dois últimos requerem curso técnico. O vencimento é de R$ 1.523,83 e mais os benefícios de R$ 103 de vale-alimentação e R$ 155,79 de auxílio-transporte. 

Por fim, o terceiro edital reúne 4.000 chances para auxiliar de serviços gerais nas especialidades de limpeza/merenda, manutenção/manejo, atendente (feminino e masculino), inspetor e inspetora de internato, vigia e motorista categoria “D”.  A carreira exige ensino fundamental completo e/ou cursando. A remuneração é de R$ 1.015,90, além dos benefícios de R$ 103 de vale-alimentação, R$ 155,79 de auxílio-transporte e R$ 207,29 de parcela complementar. 

Processo seletivo SEED PR: inscrições e avaliação

A participação deve ser garantida através do site www.pss.pr.gov.br. O candidato poderá realizar a inscrição em até dois municípios de um único NRE e em até três funções diferentes. Caso escolha o NRE de Curitiba, cujos estabelecimentos de ensino são setorizados por bairros, o participante poderá optar por realizar a inscrição em até dois setores.

O processo seletivo da SEED/PR será constituído de uma única avaliação: análise de títulos de escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço. 

A classificação provisória será publicada na data prevista de 6 de novembro, após as 16 horas, no endereço eletrônico www.educacao.pr.gov.br e no site do Diário Oficial do Estado (www.dioe.pr.gov.br).
 

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Atualizado: 24/10/2018 - 12:04

Coronel Domingos Soares PR: concurso reúne 27 vagas

Prazo para inscrições termina nesta quinta-feira (25). Candidatos realizarão provas em 18 de novembro

Últimos dias

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Encerra-se nesta quinta-feira (25) o período de inscrições para o concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares, no Paraná. A seleção preencherá 27 vagas, além de formar cadastro reserva. Os salários ficam entre R$ 954 e R$ 10.020,01. 

Há opções de nível fundamental para auxiliar de serviços gerais (1 posto), mãe social (1), merendeira (1), motorista (1) e operador de máquinas (1). 

Ensino médio é requisito para agente comunitário de saúde (1), agente de controle de endemias (1), atendente de farmácia (1), fiscal de obras e posturas (1), professor de educação básica (5), professor de educação infantil (2), técnico de enfermagem (1) e técnico de informática (1).

Profissionais graduados têm oportunidades como analista administrativo (1), dentista (1), enfermeiro (1), médico clínico geral (1), veterinário (1), nutricionista (1), procurador (1), professor de educação física (1) e psicóloga (1).

Os interessados em participar devem acessar o site www.alfaumuarama.com.br/concursos para realizar a inscrição. As taxas variam de R$ 50 a R$ 150. 

Concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares: etapas e vigência

A seleção envolverá três fases: prova objetiva (todos os cargos), análise de títulos (professor) e avaliação prática (motorista e operador de máquinas), todas previstas para 18 de novembro.  

O concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares


 

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Atualizado: 24/10/2018 - 10:11

Concurso MPU: saiu gabarito para técnico e analista

Avaliação foi aplicada para mais de 264 mil candidatos no último domingo (21). Seleção preencherá postos em diversos Estados

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro

Os mais de 264 mil inscritos para o concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar aqui o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (21). Estão em disputa 47 vagas de técnico e analista. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo foi composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também teve uma avaliação dissertativa.

No total, o concurso do MPU conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas até 10 de setembro, pela página eletrônica da organizadora, o Cespe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista. Ao todo, a seleção registrou 264.924 inscritos. 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: retificação do edital

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 22/10/2018 - 17:30

Concurso INSS: falta de servidores afeta serviços

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Pedido para 7.888 vagas

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concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos considerados mais urgentes, isso porque a falta de servidores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Vários dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seu benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar ao cargo analista do INSS

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Dicas de professores ao concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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