MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

56% das empresas brasileiras adotaram modelo de trabalho híbrido, segundo pesquisa

O modelo de trabalho híbrido cresce no Brasil e profissionais relatam maior produtividade, informa novo estudo

Pessoa fazendo reunião em home office
Pessoa fazendo reunião em home office - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/09/2022, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, que foi divulgada na última terça-feira (13), 56% das empresas brasileiras adotaram o modelo de trabalho híbrido. Além disso, boa parte dos entrevistados relatam que a produtividade também aumentou, trazendo benefícios também para as empresas.

Entenda o que é trabalho híbrido 

Trabalho híbrido é a divisão entre trabalho presencial, onde se vai até a empresa e trabalho em home office, onde o funcionário trabalha diretamente de casa. Os horários podem ser mais flexíveis, bater ponto pode ser opcional também.

Ainda segundo a mesma pesquisa, apenas 25% das empresas permanecem no modelo tradicional, ou seja, onde todo o trabalho e serviço é feito presencialmente no escritório ou sede. Para ser feita a pesquisa, a IDC Brasil entrevistou um pouco mais de 1.250 colaboradores de grandes empresas nacionais de diversos setores e tamanhos entre abril e junho.

Trabalhar de maneira híbrida também trouxe mais benefícios, de acordo com o estudo. 51% dos entrevistados declararam que se sentem muito mais produtivos trabalhando no formato híbrido. Ainda 71% das pessoas consideram que esse meio de trabalho é melhor para eles e também para as empresas.

Porém ainda existem desafios, como durante as reuniões, onde 73% dos entrevistados declararam que as reuniões parecem muito mais produtivas quando todos os participantes estão presentes da mesma forma, seja presencial ou online. Outro ponto levantado foi que mesmo o trabalho sendo híbrido, ou seja, indo alguns dias durante a semana para o escritório, sentem mais dificuldade para socializar e se conectarem com os colegas de trabalho.

Além disso, a pesquisa apontou a dificuldade entre separar o trabalho das atividades pessoais, principalmente entre os jovens entre 18 e 25 anos. Já entre os profissionais mais velhos, 81% disse que conseguem fazer muito bem essa divisão e encontrar o equilíbrio.

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.