Como fazer o emprego temporário virar fixo; veja dicas de especialista

Com a chegada do fim de ano, muitas empresas reforçam seus quadros de funcionários ofertando vagas temporárias de emprego

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/11/2019, às 19h00

Emprego temporário
Divulgação

Com a chegada do fim de ano, muitas empresas reforçam seus quadros de funcionários ofertando vagas temporárias de emprego. E essa atividade pode ser benéfica para ambos os lados. O empregador amplia seus serviços e o trabalhador pode conseguir uma boa renda extra com remuneração e comissões. Além disso, sempre existe a possibilidade de efetivação dos temporários. Confira, a seguir, algumas dicas para fazer o emprego temporário virar fixo.

“Conseguir uma colocação nesse momento é uma ótima estratégia para o profissional mostrar seu valor e iniciar uma carreira na empresa”, explica Aliesh Costa, consultora da Caperdiem RH. A especialista reforça que quem entra em uma vaga de emprego temporário precisa ter em mente que vai precisar ser tão bom ou melhor que os profissionais que já são fixos naquela empresa. “Fazendo isso é que ele vai chamar a atenção sobre si para ser efetivado no futuro”, diz.       

Aliesh Costa preparou algumas dicas para turbinar as chances de uma vaga temporária se transformar em uma posição de emprego fixo nas empresas. Veja!

Candidate-se a vagas que tenham a ver com seu perfil 

É importante se identificar com a oportunidade. “O melhor a fazer é candidatar-se a vagas que sejam compatíveis com sua habilidade e aspirações”, explica Aliesh. “Afinal, só assim, o profissional vai ter chances de causar boa impressão e ser valorizado”, completa.

Seja profissional e se mostre eficiente

Em primeiro lugar, é preciso ser pontual, não faltar e agir de acordo com a cultura da corporação. “A ideia é atuar como se o emprego temporário fosse fixo”, orienta a consultora. “E se empenhar ao máximo para ser eficiente e encantar, superando as expectativas do empregador. Assumindo uma postura de alta performance, o profissional vai se destacar e passar a ser considerado para uma vaga efetiva, quando ela surgir”, explica Aliesh. “Ou seja: é preciso aproveitar ao máximo a oportunidade.”

Faça contatos e peça retorno sobre seu desempenho

“Para se destacar e ter de ser considerado pela empresa, é importante que colegas e gestores fiquem com uma ótima lembrança da passagem do funcionário temporário”, afirma a consultora. “Da mesma forma, é importante pedir um feedback das atividades realizadas para aprender ao máximo com aquela oportunidade, aproveitando para se desenvolver”, recomenda a especialista.

Mostre disponibilidade e compromisso em ajudar a equipe

Lembre-se que a maior parte das vagas temporárias é no comércio, devido a um movimento de clientes acima do normal. “Por isso, a ideia é preparar-se para a possibilidade de ter de fazer horas extras e oferecer-se para ajudar, em caso de aumento de trabalho”, diz Aliesh. “Isso vale também para atitudes cordiais como sorrir ao falar com o público e mostrar-se solícito sempre que o momento pedir”, afirma a consultora. Ela conta que essas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. “As pessoas mais dispostas a trabalhar em equipe e comprometidas com as necessidades da empresa têm chances potenciais de tornar-se efetivo após o período de contrato temporário”, finaliza.

Mercado de trabalho pede determinação e comprometimento

empregos

Comentários

Mais Lidas