MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Educação a Distância favorece o crescimento profissional

Os cursos de Educação a Distância (EAD) ganham força e cada vez mais fazem a diferença na vida dos profissionais no mercado de trabalho

Douglas Terenciano
Publicado em 24/07/2018, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quando falamos em crescimento profissional, muitas pessoas citam os três pilares do senso comum: merecimento, quando o trabalhador se destaca numa determinada função; a oportunidade, quando a vaga desejada surge na empresa; e o tempo de casa, situação em que o funcionário é promovido quando atinge um certo período no mesmo setor ou departamento. Obviamente, são três fatores que podem contribuir com uma promoção de cargo, mas outro detalhe é tão importante quanto: a qualificação educacional. Com isso, os cursos de Educação a Distância (EAD) ganham força nesse cenário e cada vez mais fazem a diferença na vida dos profissionais no mercado de trabalho.

Cursos de EAD podem fazer a diferença no processo seletivo

É sempre válido informar que não basta fazer qualquer curso de EAD que a promoção estará garantida na empresa. O que o profissional precisa ter em mente é que a qualificação educacional poderá deixá-lo em uma posição à frente dos demais colegas de trabalho. Muitas vezes, as empresas optam por processos seletivos internos na hora de preencher um cargo de confiança. Aquele trabalhador com formação qualificada certamente chamará a atenção dos recrutadores. É um diferencial.

Quem busca um curso de Educação a Distância deve estabelecer seus objetivos claramente. É fundamental fazer escolhas coerentes com o cargo que pretende conquistar. Se quer uma vaga de gerente em uma empresa do setor alimentício, fazer um curso que foge completamente a área pode ser desperdício de tempo e dinheiro.

Outro ponto. Entender melhor o ramo em que a companhia atua também é um fator relevante. Como o mercado de trabalho é dinâmico, pode ser que daqui cinco ou dez anos a empresa precise de um profissional antenado para um novo cargo. Exemplo: um departamento que não existe hoje, mas que devido as mudanças de mercado, talvez seja necessário sua criação num futuro próximo. Quem estiver bem informado, sairá na frente para assumir o posto.

Lembre-se que pessoas que crescem profissionalmente estão em constante aprendizado e desenvolvimento. Por isso, opte por um curso de EAD que faça sentido com seu campo profissional. Hoje em dia, grandes universidades possuem em suas grades curriculares os módulos de ensino EAD, sendo um atrativo para as pessoas que possuem pouco tempo disponível para fazer um curso, mas necessitam se qualificar.

A importância da disciplina nos cursos de EAD

Se o profissional já tem em mente o curso que quer fazer, é bom enfatizar sobre a importância da disciplina. Mesmo não necessitando realizar diariamente o deslocamento para ir à escola ou faculdade, o aluno de EAD precisa se organizar, criando uma prática de estudo para não perder o ritmo do aprendizado. Vale destacar que acompanhar as aulas em um ambiente tranquilo, no qual possa ter concentração, é fundamental para absorver o conteúdo.

Muitas pessoas pensam que fazer um curso de EAD é o mesmo que estudar sozinho, mas não é bem assim. Geralmente, as instituições de ensino oferecem um meio de comunicação entre os alunos e os professores. As dúvidas fazem parte de qualquer aprendizado e o estudante não deve ter vergonha de perguntar quando surgirem hesitações. Por isso, é importante participar dos fóruns e discussões on-line, que viabilizam as soluções de diversas questões.

Por fim, vale frisar que mesmo de forma virtual, é possível cultivar bons relacionamentos com os colegas de curso de EAD. Quem busca uma recolocação no mercado de trabalho tem a chance de ampliar o networking (rede de contados) nos fóruns. Afinal, construir relações profissionais gera confiança e cria conexões que poderão tornar-se recomendações ou até mesmo indicações futuras para vagas de emprego.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Educação

Educação
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

01/07/2018 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/07/2018 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.