C&A abre seleção para 5.000 vagas temporárias

As oportunidades estão distribuídas por lojas da empresa em diversas regiões do Brasil. Não é obrigatório ter experiência na função

Emprego!

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro
Publicado: 04/12/2018 - 14:02 | Atualizado: 10/12/2018 - 16:27

Com intuito de reforçar seu quadro de funcionários e atender a forte demanda de Natal, a rede de moda e vestuário C&A recebe inscrições para aproximadamente 5.000 vagas temporárias de emprego. As oportunidades estão distribuídas por lojas da empresa em diversas regiões do Brasil.

Vagas de emprego na C&A

Há ofertas de trabalho nos cargos de operador de vendas e serviços, com exigência de ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Não é obrigatório ter experiência na função, mas a rede informa que os candidatos devem ter interesse em estudar e fazer cursos ligados à moda. Um requisito diferencial para os interessados é ter vivência profissional com atendimento ao cliente.

Além disso, algumas características pessoais completam o perfil desejado pela empresa, tais como: ser protagonista, tendo iniciativa para resolver problemas e buscar soluções; ter interesse genuíno em ouvir e compreender os outros; e trabalhar com paixão e com vontade de fazer cada vez melhor.

Os trabalhadores selecionados irão trabalhar por um período determinado, que pode variar entre 14 e 45 dias. Os salários e os benefícios oferecidos variam de acordo com a região.

Como se inscrever nas vagas de emprego

Quem quiser participar do processo seletivo deve cadastrar currículo no site www.vagas.com.br/v1801281.

Dica - Já conquistou a tão sonhada vaga temporária e quer crescer na empresa? Então confira quatro dicas que poderão elevar suas chances de ser efetivado. O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.

A segunda dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.

O terceiro fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.

Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.

Sobre Vagas Emprego

Vagas de emprego

Vídeos Vagas Emprego

Mais Lidas

Mais Recentes

Notícias Recentes Vagas Emprego

Notícias Relacionadas Vagas Emprego

Atualizado: 11/12/2018 - 15:30

Gelre oferece 95 vagas de emprego

Os requisitos exigidos são bastante variados, com vagas de emprego para trabalhadores de praticamente todos os níveis de escolaridade

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O site da consultoria Gelre, especializada em recursos humanos, conta atualmente com 95 vagas de emprego abertas em diversas funções nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e do Paraná. Vale destacar que o número de postos de trabalho disponíveis está sujeito a alterações conforme o preenchimento dos cargos.

Vagas de emprego na Gelre 2018

vagas de emprego para candidatos de ambos os sexos, nas funções de coordenador de filial, gerente administrativo, gerente comercial, vendedor, auxiliar de compras, auxiliar de estoque, motorista, cozinheiro, auxiliar de limpeza, assistente de cobrança, recepcionista, atendente de loja, assistente industrial, técnico de enfermagem, dentre outras profissões.

Os requisitos exigidos são bastante variados, com vagas de emprego para trabalhadores de praticamente todos os níveis de escolaridade, desde os candidatos com o ensino fundamental incompleto aos profissionais que concluíram o ensino superior. Os salários e os benefícios oferecidos oscilam de acordo com a função.

Como se inscrever nas vagas de emprego na Gelre

Os interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas devem cadastrar currículo no portal www.gelre.com.br, acessando o campo “Candidatos”. O trabalhador também pode consultar os endereços das unidades da Gelre no próprio site e se inscrever pessoalmente.

Saiba como fazer um currículo atrativo

Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Dicas para se dar bem entrevista de emprego

O desafio de superar os demais concorrentes durante uma entrevista de emprego fica cada vez mais acirrado. Quem está fora do mercado de trabalho por um longo período tende a sentir ainda mais esse peso, já que é comum afetar a autoestima e a confiança desses profissionais.

Normalmente, a insegurança diante dos questionamentos de um recrutador é grande, especialmente na hora de explicar os motivos de estar tanto tempo fora do mercado. Ter uma postura otimista e transparência a respeito das dificuldades de recolocação pode ajudar a conquistar o novo posto, mas também é fundamental deixar claro que os meses parados não foram desperdiçados. Ao contrário, o tempo foi usado para se reciclar, fazer cursos, aprender e voltar ao trabalho ainda mais preparado do que antes. É essencial que o candidato não deixe o desânimo, o medo e a insegurança predominar, pois pode afetar seu desempenho durante a entrevista ou dinâmica de grupo.

O trabalhador deve ser transparente e franco com relação ao momento vivido, mas, ao mesmo tempo, mostrar-se confiante e seguro de que está pronto para dar o melhor de si na nova oportunidade.

A instabilidade econômica do país faz com que muitas empresas cortem custos e, com isso, bons profissionais perdem seus postos. É importante analisar o campo de atuação em que busca uma vaga para observar as possibilidades. Lembre-se: cada setor/área tem uma característica, com maior ou menor velocidade de recolocação, mesmo nos tempos de crise.

Continuar lendo

Atualizado: 11/12/2018 - 11:33

Etecs divulgam locais de prova do Vestibulinho

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais está marcado para o domingo, com início às 13h30 e quatro horas de duração

São Paulo

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Foram divulgados os locais de provas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo - Primeiro Semestre 2019. O Vestibulinho está marcado para o dia 16 de dezembro (domingo), com início às 13h30 e quatro horas de duração, em diversas localidades do Estado.

Confira os locais de prova das Etecs

Os candidatos inscritos para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais podem conferir os locais de prova no site www.vestibulinhoetec.com.br. Vale destacar que a informação também será divulgada na unidade onde o candidato deseja estudar.

A prova das Etecs

A prova das Escolas Técnicas Estaduais terá 50 questões, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A única exceção é para a avaliação de acesso direto à 2ª série do ensino médio (vagas remanescentes). Neste caso, o exame terá 30 questões, cada uma com cinco alternativas, sendo 15 perguntas sobre língua portuguesa, literatura, comunicação e trabalho, e outras 15 questões relacionadas às competências de matemática da 1ª série do ensino médio. Na classificação final de vagas remanescentes do ensino médio será considerada apenas a nota obtida na prova teste e seguirão o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, régua e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade ou com até 30 dias do vencimento de sua validade conforme legislação em vigor; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais, dentro da validade, que, por lei federal, vale como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou passaporte brasileiro dentro da validade.

Sistema de Pontuação Acrescida

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

O candidato deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição e/ou informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula.

Pessoas com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado, como prova em braile ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

O que são as Etecs?

As Escolas Técnicas Estaduais oferecem milhares de vagas para os ensinos médio regular, médio com qualificação profissional, médio com habilitação técnica profissional, técnico, técnico integrado ao médio e especialização técnica.

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho das Etecs para o ensinos médio regular, médio com habilitação técnica profissional, médio com qualificação profissional e técnico integrado ao médio, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Os que pretendem fazer o ensino técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Continuar lendo

Atualizado: 11/12/2018 - 10:06

PAT de Americana SP reúne 44 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Americana oferece vagas de emprego em diversas funções e campos de atuação

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Americana, município localizado no interior do Estado de São Paulo, oferece 44 vagas de emprego em diversos cargos e áreas de atuação. As exigências variam de acordo com cada função.

Vagas de emprego em Americana

vagas de trabalho nas carreiras de atendente de lavanderia, auxiliar administrativo, auxiliar de lavanderia, auxiliar de limpeza, auxiliar de produção, borracheiro, costureira, eletricista, instrutor de informática, mecânico, operador de caixa, pintor, programador, serralheiro, vendedor, entre outras profissões. É importante informar que a quantidade de postos abertos pode sofrer alterações conforme o preenchimento dos cargos.

O valor dos salários e os benefícios oferecidos não foram informados.

Como se inscrever nas vagas de emprego em Americana

Quem quiser concorrer a uma das vagas de emprego disponíveis na cidade de Americana deve cadastrar currículo na seção “PAT – Vagas de Emprego” do site www.americana.sp.gov.br. A inscrição é realizada apenas pelo portal e o comparecimento ao posto acontece somente em caso de seleção para entrevista.

Continuar lendo

Atualizado: 10/12/2018 - 14:42

ManpowerGroup oferece 130 vagas em São Paulo

As oportunidades são para comprador de supermercado (shopper) (80 vagas) e atendente de restaurantes de loja (50 vagas)

Temporárias

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O ManpowerGroup, empresa de recrutamento e seleção de profissionais, reúne 130 vagas temporárias para trabalhar em São Paulo. As oportunidades são para comprador de supermercado (shopper) (80 vagas) e atendente de restaurantes de loja (50 vagas).

Vagas de emprego em São Paulo

Para a vaga de comprador de supermercado, o profissional precisa ter concluído o ensino médio e experiência em atendimento ao cliente (bares, restaurantes, telefonistas, recepcionistas ou telemarketing/call center). O salário é de R$ 1.350 com direito à vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.

Já para a vaga de atendente de restaurante é preciso ter ensino médio completo e experiência comprovada na área. O salário é de R$ 1.235, com direito à vale-transporte e refeição no local.

Como se inscrever nas vagas de emprego

Os interessados devem se cadastrar no site www.vagasmanpower.com.br até o dia 14 de dezembro.

Continuar lendo

Atualizado: 10/12/2018 - 14:08

CIEE PE oferece 888 vagas de estágio

A maior parte das vagas de estágio é para alunos matriculados entre o 2° ou o 6° semestre. A jornada de estágio varia entre quatro, cinco ou seis horas diárias

Em várias áreas

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) seleciona estudantes do ensino superior visando ao preenchimento de 888 vagas de estágio em diversas cidades do Estado de Pernambuco. Há oportundiades em praticamente todos os setores de atuação e áreas do conhecimento.

Vagas de estágio em Pernambuco

Há vagas de estágio abertas nas áreas de administração, arquitetura, análise de sistemas, direito, gastronomia, turismo, hotelaria, educação física, nutrição, sistemas da informação, biblioteconomia, biologia, ciência da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, publicidade, relações públicas, design de moda, design de interiores, engenharia (diversas especialidades), física, farmácia, geografia, letras, pedagogia, psicologia, química, secretariado e serviço social.

A maior parte das vagas de estágio no CIEE é para alunos matriculados entre o 2° ou o 6° semestre. A jornada de estágio varia entre quatro, cinco ou seis horas diárias, conforme a vaga de estágio desejada. A remuneração e os benefícios oferecidos oscilam de acordo com a empresa contratante.

Universitários de diversas áreas encontram ofertas de estágio (Foto: Shutterstock)

Há vagas de estágio disponíveis nas localidades de Recife, Ilha do Retiro, Boa Vista, Pina, Imbiribeira, Piedade, Espinheiro, Casa Forte, Rio Doce, Redenção, Candeias, Aflitos, Santo Antonio, Capibaribe, Prado, Aguazinha, entre outras regiões.

Inscrições para vagas de estágio

Os interessados em concorrer a uma das vagas de estágio oferecidas pelo CIEE devem efetuar as inscrições exclusivamente no site www.ciee-pe.org.br.

Quer ser efetivado?

Já conquistou a tão sonhada vaga de estágio e quer crescer na empresa? Fique atento em cinco fatores que poderão elevar suas chances de ser efetivado.

O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa sempre, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.

Aceitar feedback (retorno) é outro fator. Esteja aberto e atento. O estagiário é um profissional em franca formação. A terceira dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.

O quarto fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.

Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.

Evite erros no português

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes em busca de uma vaga de estágio que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

Muitos candidatos perdem boas oportunidades por erros de português (Foto: Shutterstock)

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Continuar lendo

Atualizado: 10/12/2018 - 11:09

Centros públicos reúnem 6.194 vagas em SP e RJ

Há vagas de emprego para auxiliar de cozinha, motorista, operador de caixa, porteiro, recepcionista, auxiliar administrativo, vendedor, dentre outras profissões

Emprego

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Muitas empresas da iniciativa privada optam por oferecer vagas de trabalho por meio dos centros públicos de empregos, já que a modalidade diminui os custos na gestão de processos seletivos. Atualmente, o programa Emprega SP, do Governo de São Paulo, e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (Setrab/RJ), juntos, reúnem um total de 6.194 vagas de emprego em diversas funções e campos de atuação.

Vagas de emprego em São Paulo

A agência gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), recruta candidatos para 5.244 colocações em São Paulo. As vagas de emprego são de auxiliar de cozinha, motorista, operador de caixa, porteiro, atendente de balcão, recepcionista, auxiliar administrativo, vendedor, operador de telemarketing, aprendiz, gari, vigia, assistente de vendas, cozinheiro, almoxarife, motorista, dentre outras profissões.

Além da capital, há vagas de emprego disponíveis em praticamente todas as cidades da região metropolitana e interior de São Paulo.

Os salários e os benefícios oferecidos variam de acordo com a vaga pretendida, mas de um modo geral, são compatíveis com os valores praticados no mercado.

O processo seletivo consistirá em triagem e análise de currículo, em que candidatos com perfil para uma determinada vaga serão encaminhados para a empresa contratante, que poderá realizar novas etapas de seleção com testes específicos, dinâmicas de grupo e/ou entrevistas juntos a profissionais de recursos humanos ou gestores pelo setor com a oportunidade ofertada.

Interessados devem acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com os documentos de RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. Os endereços também podem ser obtidos no mesmo portal.

Vagas de emprego no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro divulgou em seu site a oferta de 950 vagas de emprego em diversos cargos e regiões do Estado. Há oportunidades abertas em variados setores, como comercial, administrativo, industrial, operacional e alimentício.

Trabalhadores encontram colocações disponíveis nas carreiras de assistente de vendas, auxiliar de lanchonete, balconista, ajudante de carga e descarga, assistente administrativo, costureira, web designer, faxineiro, garçom, operador de caixa, técnico de enfermagem, porteiro, pedreiro, atendente de loja, mecânico, motorista, comerciante, entre outras funções.

O nível de escolaridade, assim como os demais requisitos exigidos, varia de acordo com a vaga de emprego almejada e a companhia contratante.

Os interessados em participar do processo seletivo devem efetuar inscrições nos postos Sine/Setrab, cujos endereços podem ser obtidos no site www.rj.gov.br. Outra maneira é cadastrar currículo no portal http://maisemprego.mte.gov.br.

Dicas para entrevista de emprego

O desafio de superar os demais concorrentes durante uma entrevista de emprego fica cada vez mais acirrado. Quem está fora do mercado de trabalho por um longo período tende a sentir ainda mais esse peso, já que é comum afetar a autoestima e a confiança desses profissionais.

Normalmente, a insegurança diante dos questionamentos de um recrutador é grande, especialmente na hora de explicar os motivos de estar tanto tempo fora do mercado. Ter uma postura otimista e transparência a respeito das dificuldades de recolocação pode ajudar a conquistar o novo posto, mas também é fundamental deixar claro que os meses parados não foram desperdiçados. Ao contrário, o tempo foi usado para se reciclar, fazer cursos, aprender e voltar ao trabalho ainda mais preparado do que antes. É essencial que o candidato não deixe o desânimo, o medo e a insegurança predominar, pois pode afetar seu desempenho durante a entrevista ou dinâmica de grupo.

O trabalhador deve ser transparente e franco com relação ao momento vivido, mas, ao mesmo tempo, mostrar-se confiante e seguro de que está pronto para dar o melhor de si na nova oportunidade.

A instabilidade econômica do país faz com que muitas empresas cortem custos e, com isso, bons profissionais perdem seus postos. É importante analisar o campo de atuação em que busca uma vaga para observar as possibilidades. Lembre-se: cada setor/área tem uma característica, com maior ou menor velocidade de recolocação, mesmo nos tempos de crise.

Mais dicas - Evite erros no português

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Continuar lendo

Atualizado: 10/12/2018 - 10:03

Fatecs divulgam gabarito oficial do vestibular

Saiu o gabarito oficial das provas das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. São milhares de vagas em cursos do ensino superior

Primeiro semestre 2019

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs SP) divulgaram o gabarito oficial das provas para o primeiro semestre de 2019. São milhares de vagas em cursos do ensino superior em praticamente todas as áreas do conhecimento. Todas as graduações são devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira o gabarito oficial da FATEC

Os candidatos que prestaram a prova da FATEC podem conferir o gabarito oficial no site www.vestibularfatec.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4103 (capital e Grande São Paulo) e 0800-596-9696 (demais localidades).

A próxima etapa será a divulgação da lista de classificação geral dos candidatos que participaram do vestibular e a primeira lista dos convocados para matrícula nas FATECs.

Sistema de Pontuação Acrescida das FATECs

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza, que administra as FATECs, concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Como fazer a matrícula na FATEC?

Todos os candidatos convocados, de acordo com a ordem de classificação de notas finais, deverão comparecer à FATEC em que pretendem estudar, para realizarem a matrícula. As datas para a 1ª e 2ª matrículas podem ser conferidas no www.vestibularfatec.com.br.

Vale destacar que o candidato deverá verificar o horário para a matrícula junto à FATEC em que pretende estudar, pois é responsabilidade da unidade de ensino estabelecer o devido horário de matrícula. Caso o candidato não efetue a matrícula na data e no horário fixado, perderá o direito à vaga e não será incluído nas chamadas seguintes.

Quais são os documentos necessários para efetuar a matrícula na FATEC?

A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo será de responsabilidade da direção da mesma e dependerá da apresentação de uma foto 3X4 (recente) e uma cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada do original, de cada um dos seguintes documentos:

1. Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
2. Histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente;
3. Certidão de nascimento ou casamento;
4. Carteira de identidade;
5. Cadastro de pessoa física (CPF);
6. Título de eleitor para brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral;
7. Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar para brasileiros do sexo masculino, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade;
8. O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá apresentar histórico escolar ou declaração escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas no território nacional brasileiro;
9. O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem.

O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a Secretaria da Faculdade de Tecnologia não realizará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação estiver incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.

O que é a FATEC?

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições de ensino superior públicas, administrada pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. As FATECs, sediadas em diversos municípios paulistas, oferecem milhares de vagas em cursos superiores em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos. Os cursos são estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.

Quem pode se inscrever para os cursos das FATECs?

Para concorrer é necessário que ter concluído ou cursar o ensino médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Além da primeira opção de curso, no ato da inscrição é possível escolher a segunda opção. O candidato poderá escolher o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma FATEC, ou o mesmo curso de primeira opção em qualquer período de outra FATEC, ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer FATEC e período.

Continuar lendo

Atualizado: 07/12/2018 - 10:45

CPAT reúne 44 vagas de emprego em Campinas SP

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador oferece vagas de emprego em diversos cargos e áreas de atuação

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

As unidades do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat) de Campinas, no interior de São Paulo, reúnem um total de 44 vagas de emprego em diversos cargos. Há oportunidades nos setores do comércio, serviços, administrativo, operacional e alimentício.

Vagas de emprego em Campinas

oportunidades nas funções de auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, auxiliar de linha de produção, funileiro, lavador de roupas, mecânico de ar condicionado, monitor de alunos, operador de caixa, pintor, recepcionista, serralheiro, soldador, técnico de segurança do trabalho, vendedor, , dentre outras. Vale destacar que a rotatividade do sistema é grande, portanto, todas as vagas de emprego estão sujeitas a alteração de quantidade conforme o preenchimento dos cargos.

Os salários oferecidos variam de R$ 954 a R$ 2.200, conforme a função pretendida. Além de Campinas, o Cpat oferece ocasionalmente vagas em regiões próximas, como os municípios de Valinhos e Vinhedo.

Como se inscrever nas vagas de emprego em Campinas

Interessados devem comparecer em um dos postos de atendimento, localizados na av. Campos Sales, n° 427, no Centro; rua Armando Frederico Renganeschi, n° 197; ou na rua Manoel Machado Pereira, n° 902, em frente à praça da Concórdia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto a unidade Centro que atende até as 17h30.

Dica - Como fazer um currículo atrativo

Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Continuar lendo

Atualizado: 07/12/2018 - 10:44

SETRAB RJ anuncia 950 vagas de emprego

Há vagas de emprego em diversos setores, como comercial, administrativo, industrial, operacional e alimentício

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro divulgou em seu site a oferta de 950 vagas de emprego em diversos cargos e regiões do Estado. Há oportunidades nos setores de serviço, comercial, administrativo, industrial, operacional e alimentício.

Vagas de emprego no Rio de Janeiro

Trabalhadores encontram vagas de emprego nas carreiras de assistente de vendas, auxiliar de lanchonete, balconista, ajudante de carga e descarga, assistente administrativo, costureira, web designer, faxineiro, garçom, operador de caixa, técnico de enfermagem, porteiro, pedreiro, atendente de loja, mecânico, motorista, comerciante, entre outras funções.

Os requisitos exigidos são bastante variados, com vagas de emprego para candidatos de praticamente todos os níveis de escolaridade, com ou sem experiência profissional. Já o valor dos salários e os benefícios oferecidos oscilam conforme a função e a empresa contratante.

Como se inscrever nas vagas de emprego

Os interessados nas vagas de emprego devem efetuar inscrições nos postos Sine/RJ (Sistema Nacional de Empregos), cujos endereços podem ser obtidos no site www.rj.gov.br. Outra maneira é cadastrar currículo no portal http://maisemprego.mte.gov.br. Vale destacar que o número de vagas abertas pode sofrer alterações conforme o preenchimento dos cargos.

Além da capital, o Sine do Rio de Janeiro possui unidades em Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Magé, Maricá, Miracema, Paracambi, Quissamã, Queimados, Resende, São Gonçalo, Seropédica, Tanguá, Teresópolis, entre outros municípios. Os endereços podem ser obtidos no site www.rj.gov.br.

Dicas para entrevista de emprego

O desafio de superar os demais concorrentes durante uma entrevista de emprego fica cada vez mais acirrado. Quem está fora do mercado de trabalho por um longo período tende a sentir ainda mais esse peso, já que é comum afetar a autoestima e a confiança desses profissionais.

Normalmente, a insegurança diante dos questionamentos de um recrutador é grande, especialmente na hora de explicar os motivos de estar tanto tempo fora do mercado. Ter uma postura otimista e transparência a respeito das dificuldades de recolocação pode ajudar a conquistar o novo posto, mas também é fundamental deixar claro que os meses parados não foram desperdiçados. Ao contrário, o tempo foi usado para se reciclar, fazer cursos, aprender e voltar ao trabalho ainda mais preparado do que antes. É essencial que o candidato não deixe o desânimo, o medo e a insegurança predominar, pois pode afetar seu desempenho durante a entrevista ou dinâmica de grupo.

O trabalhador deve ser transparente e franco com relação ao momento vivido, mas, ao mesmo tempo, mostrar-se confiante e seguro de que está pronto para dar o melhor de si na nova oportunidade.

A instabilidade econômica do país faz com que muitas empresas cortem custos e, com isso, bons profissionais perdem seus postos. É importante analisar o campo de atuação em que busca uma vaga para observar as possibilidades. Lembre-se: cada setor/área tem uma característica, com maior ou menor velocidade de recolocação, mesmo nos tempos de crise.

Evite erros no português

Muitos candidatos perdem boas vagas de emprego no mercado de trabalho por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Continuar lendo

Atualizado: 06/12/2018 - 15:29

NUBE oferece 5.035 vagas de estágio

As vagas de estágio são para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, nos períodos matutino e noturno

Todos os níveis

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) conta, atualmente, com 5.035 vagas de estágio em todas as regiões do Brasil. As colocações são para alunos dos ensinos médio, técnico e superior, nos períodos matutino e noturno.

Vagas de estágio Nube 2018

Entre os cursos de graduação com vagas de estágio disponíveis estão administração de empresas, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, audiovisual, ciências contábeis, ciências econômicas, comércio exterior, comunicação e marketing, comunicação social, computação, direito, design, engenharia da computação, engenharia química, fisioterapia, fonoaudiologia, gastronomia, gestão da qualidade, gestão comercial, gestão de empresas, gestão de marketing, jornalismo, letras, medicina veterinária, nutrição, odontologia, pedagogia, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e TV, turismo e zootecnia.

Além do ensino médio regular, quem estiver matriculado em cursos do ensino técnico encontra vagas de estágio nas áreas de eletricidade, eletrônica, mecânica, química, geologia e mineração, instrumentação industrial, informática, manutenção de aeronaves, secretariado, administração, segurança do trabalho, logística, redes de computadores, processamento de dados, comércio, eletrotécnica, estradas, meio ambiente, multimídia, contabilidade, entre outras.

As bolsas variam de R$ 900 a R$ 1.893, conforme a vaga de estágio e o campo de atuação.

Etapas do processo seletivo para vagas de estágio

As etapas do processo seletivo para vagas de estágio do Nube consistirão em análise de cadastros, em que estudantes com o perfil adequado para uma determinada colocação serão encaminhados para a empresa contratante, que poderá fazer uma nova triagem, com aplicação de testes específicos, dinâmicas de grupo e/ou entrevistas.

Aliás, a temida entrevista é considerada um dos momentos mais decisivos do processo de seleção profissional, já que oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga de estágio.

A principal recomendação para o estudante é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.

Saiba como se inscrever nas vagas de estágio

Os interessados em concorrer às vagas de estágio oferecidas pelo Nube devem cadastrar currículo no site www.nube.com.br, acessando a aba “Vagas de Estágio”. Como a rotatividade do sistema é grande, todas as oportunidades estão sujeitas a alteração de quantidade.

Dica para conquistar a vaga de estágio

Evite erros de português! Muitos candidatos perdem boas vagas de estágio no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos estudantes é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga de estágio no mercado de trabalho.

Continuar lendo

Atualizado: 06/12/2018 - 11:27

Inscrições abertas para estágio na Petrobras

Os interessados devem cursar os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres do curso, seja nível médio, técnico ou superior

Diversas localidades

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Petrobras Distribuidora está com inscrições abertas para seu programa de estágio – edição 2019, com vagas para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior de diversas áreas. Candidatos de todas as regiões do Brasil podem participar do processo seletivo.

Vagas de estágio na Petrobras

Os interessados devem cursar os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres do curso, seja nível médio, técnico ou superior. Vale destacar que para os estudantes do ensino técnico que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma. Também é preciso ter idade mínima de 16 anos, sendo que para as áreas operacionais serão selecionados apenas candidatos maiores de 18 anos.

A remuneração oferecida, que já inclui auxílio-transporte e auxílio-refeição, é R$ 1.366,70 para os alunos do ensino médio regular, enquanto os estudantes do ensino técnico receberão R$ 1.582,70. Já a bolsa-auxílio para os universitários será de R$ 1.930,70 por mês. A Petrobras também oferece o benefício de seguro de acidentes pessoais.

A jornada de estágio será de segunda a sexta, de 8h às 12h (turno manhã) ou de 13h às 17h (turno tarde), totalizando 4 horas diárias de estágio. Para os estudantes do curso de direito (gerência jurídica), a carga horária poderá ser de 6 horas diárias, sendo das 8h às 14h ou das 12h às 18h. A companhia informa que poderá haver pequenas alterações no horário do estágio de acordo com as características regionais.

A duração do programa será de 12 meses improrrogáveis, com exceção do estágio do curso de direito, que poderá ser prorrogado por igual período. De acordo com a Petrobras, o objetivo do programa é proporcionar aos estudantes uma bem-sucedida experiência de aprendizagem. Além de capacitação técnica, a prática possibilitará o desenvolvimento sociocultural e das relações de trabalho, fundamental para a atuação dos futuros profissionais.

Os candidatos serão convocados para entrevista, à medida em que surjam vagas para o curso em questão. Durante o processo seletivo, os concorrentes poderão realizar outras atividades para avaliação, como redação, tarefas no computador, entre outras. Os estudantes que não forem selecionados para a vaga disponibilizada permanecerão cadastrados até o próximo período de inscrição e poderão ser convocados em uma nova oportunidade.

Como se inscrever nas vagas de estágio na Petrobras

Os interessados têm até 28 de dezembro para se inscreverem no site www.br.com.br/estagios. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 4090-1337 (capitais) ou 0800-770-1337 (demais localidades). Os estudantes que se cadastraram anteriormente no programa devem apenas atualizar os seus dados para efetuar uma nova inscrição.

Continuar lendo

Atualizado: 06/12/2018 - 10:46

Curriculum tem 16.663 vagas de emprego em São Paulo

Há vagas de emprego nos setores do comércio, vendas, construção civil, administrativo, industrial, dentre outros

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O portal Curriculum, especializado em recrutamento e seleção de trabalhadores on-line, está com 16.663 vagas de emprego abertas em todo o Estado de São Paulo. Há ofertas de trabalho em diversos cargos e para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Vagas de emprego em São Paulo

A maior parte das vagas de emprego é para os setores do comércio e vendas, no entanto, também há colocações disponíveis nos ramos da construção civil, administrativo, financeiro, fiscal, industrial, logística, tecnologia, atendimento, telemarketing e recursos humanos.

Há vagas de emprego disponíveis nas funções de auxiliar administrativo, consultor de vendas, auxiliar de compras, coordenador comercial, analista de marketing, auxiliar de limpeza, assistente contábil, copeiro, atendente, vendedor, auxiliar de enfermagem, operador de atendimento, supervisor de loja, técnico de informática, dentre outras carreiras, além de postos de estágio em diferentes áreas.

Como o nível de escolaridade exigido é bastante variado, desde candidatos de nível fundamental a superior podem encontrar uma vaga de emprego. Para algumas chances, inclusive, o requisito mínimo é de que os trabalhadores sejam apenas alfabetizados.

Pessoas com deficiência são bem-vindas no processo seletivo. Há postos de trabalho para profissionais com ou sem experiência, ampliando as oportunidades aos jovens em busca do primeiro emprego. O valor dos salários e os benefícios oferecidos variam de acordo com o cargo pretendido.

A primeira fase de seleção consiste em análise curricular, em que candidatos com perfil adequado serão encaminhados a empresa contratante, que pode realizar nova etapa, com entrevista, dinâmicas de grupo ou aplicação de testes.

Como se inscrever nas vagas de emprego

Os interessados nas vagas de emprego devem cadastrar currículo no site www.curriculum.com.br. Os anúncios relativos a cada cargo podem ser encontrados na página com a ajuda do buscador “Vagas”, citando o nome da função pretendida e/ou selecionando o Estado. Vale destacar que a rotatividade do sistema é grande e, com isso, todas as vagas estão sujeitas a alteração de quantidade.

Continuar lendo

Atualizado: 05/12/2018 - 13:59

Atento oferece 3.909 vagas de emprego em São Paulo

A companhia busca novos funcionários para a área de teleatendimento, oferecendo treinamento específico de acordo com as necessidades de cada um de seus clientes

Nível médio

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A multinacional de contact center Atento recebe currículos para um total de 3.909 vagas de emprego nas carreiras de operador de telemarketing e consultor de trade marketing. As oportunidades estão distribuídas por diversas regiões do Estado de São Paulo, incluindo a capital, região metropolitana, interior e litoral paulista.

Vagas de emprego na Atento

Para concorrer às vagas de operador de telemarketing é necessário que os trabalhadores tenham concluído o ensino médio. Além disso, algumas características pessoais são imprescindíveis, como bom vocabulário, fluência verbal, boa dicção, bom relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos básicos de informática e digitação.

Os futuros funcionários receberão treinamento específico para exercerem a função (Foto: Divulgação)

Como a empresa não exige experiência dos candidatos, as vagas de emprego na Atento são uma boa oportunidade para os jovens em busca do primeiro emprego, profissionais de outras áreas e/ou que almejam a reinserção ao mercado de trabalho. Pessoas com deficiência também são bem-vindas no processo seletivo.

Atribuições do operador de telemarketing

As atividades a serem desempenhadas pelos contratados são de atendimento ao cliente final, que pode ocorrer de forma segmentada: ativo, receptivo e processamento de transações. Dentre as atribuições, o profissional será responsável por atender usuários, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos especializados, realizar pesquisas e fazer serviços de cobrança e cadastramento de clientes, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Remuneração e carreira do operador de telemarketing

Os selecionados serão registrados em carteira (regime celetista), com salário compatível com o mercado, variando de acordo com o cliente e carga horária. A companhia ainda oferece os benefícios de assistência médica, vale-refeição ou vale-alimentação, seguro de vida, assistência odontológica, vale-transporte, auxílio-creche e auxílio à criança especial.

A Atento possui projetos que estimulam o desenvolvimento de seus funcionários com oportunidades de ascensão da profissão. A academia da empresa, criada em 2007, aprimora a formação das equipes que atuam nas diversos departamentos. Já o projeto E-Learning oferece mais de 50 cursos on-line gratuitos sobre temas variados e com duração média de 15 horas. A multinacional ainda tem programas voltados ao desenvolvimento de funcionários para cargos de gestão e de recrutamento interno.

Vagas para consultor de trade marketing

A Atendo também oferece vagas para consultor de trade marketing, em diversas regionais do Estado de São Paulo. Os candidatos devem ter idade acima dos 20 anos, experiência com vendas externas (porta a porta), veículo próprio e disponibilidade para viagens.

Etapas de seleção na Atento

O processo seletivo consistirá em análise curricular, em que candidatos com o perfil desejado para o ramo de telemarketing serão convocados a segunda fase, que poderá ocorrer no mesmo dia, caso haja tempo hábil, com testes de português, matemática, raciocínio lógico e avaliação verbal. Durante a seleção, os participantes poderão ser submetidos à dinâmica de grupo conforme a demanda de concorrentes. Por fim, os aprovados farão entrevista individual com gestores de recursos humanos da Atento.

Como se inscrever nas vagas de emprego na Atento

Os interessados nas vagas de emprego da Atento devem enviar currículo atualizado para o e-mail recrutamentoselecao@atento.com.br.

Como fazer um currículo atrativo

Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Dicas para entrevista de emprego

O desafio de superar os demais concorrentes durante uma entrevista de emprego fica cada vez mais acirrado. Quem está fora do mercado de trabalho por um longo período tende a sentir ainda mais esse peso, já que é comum afetar a autoestima e a confiança desses profissionais.

Normalmente, a insegurança diante dos questionamentos de um recrutador é grande, especialmente na hora de explicar os motivos de estar tanto tempo fora do mercado. Ter uma postura otimista e transparência a respeito das dificuldades de recolocação pode ajudar a conquistar o novo posto, mas também é fundamental deixar claro que os meses parados não foram desperdiçados. Ao contrário, o tempo foi usado para se reciclar, fazer cursos, aprender e voltar ao trabalho ainda mais preparado do que antes. É essencial que o candidato não deixe o desânimo, o medo e a insegurança predominar, pois pode afetar seu desempenho durante a entrevista ou dinâmica de grupo.

O trabalhador deve ser transparente e franco com relação ao momento vivido, mas, ao mesmo tempo, mostrar-se confiante e seguro de que está pronto para dar o melhor de si na nova oportunidade.

A instabilidade econômica do país faz com que muitas empresas cortem custos e, com isso, bons profissionais perdem seus postos. É importante analisar o campo de atuação em que busca uma vaga para observar as possibilidades. Lembre-se: cada setor/área tem uma característica, com maior ou menor velocidade de recolocação, mesmo nos tempos de crise.

Continuar lendo

Atualizado: 05/12/2018 - 10:36

PAT de Indaiatuba SP oferece 19 vagas de emprego

O nível de escolaridade, assim como os demais requisitos, varia conforme a função pretendida

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Indaiatuba, no interior de São Paulo, está com 19 vagas de emprego abertas em diferentes cargos. O nível de escolaridade, assim como os demais requisitos, varia conforme a função pretendida.

Vagas de emprego em Indaiatuba

vagas de emprego para os cargos de assistente de vendas, auxiliar de escrituração fiscal, chefe de cozinha, eletricista, empregada doméstica, mecânico de automóveis, mecânico de refrigeração, motorista de caminhão, motorista entregador, operador de máquinas de construção civil e mineração, supervisor de manutenção, técnico de enfermagem, vendedor, dentre outras funções. Vale destacar que o número de vagas em aberto está sujeito a alteração conforme o preenchimento dos cargos.

O valor dos salários e os benefícios oferecidos não foram informados.

Como se inscrever nas vagas de emprego

Os interessados em participar do processo seletivo devem comparecer munidos dos documentos de RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho, no PAT de Indaiatuba, localizado na rua Jacob Lyra, nº 344, Parque das Nações, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.

Continuar lendo

Atualizado: 04/12/2018 - 10:01

Provas das Fatecs serão aplicadas no domingo (9)

São oferecidas milhares de vagas em cursos superiores de diversas áreas. A prova será aplicada em todas as Fatecs do Estado de São Paulo

São Paulo

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A prova das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo será aplicada no próximo dia 9 de dezembro (domingo) para os interessados em prestar o vestibular para o primeiro semestre de 2019. São oferecidas milhares de vagas em cursos superiores de diversas áreas do conhecimento.

Os locais de aplicação do exame podem ser conferidos no site www.vestibularfatec.com.br. O candidato também pode consultar a relação na unidade onde pretende estudar.

A prova da Fatec

A prova será aplicada em todas as Fatecs do Estado de São Paulo. O conteúdo programático abordará questões sobre os temas de língua portuguesa, matemática, física, história, biologia, química, raciocínio lógico, geografia e inglês. Vale destacar que o peso de cada disciplina varia conforme o curso escolhido. Haverá, ainda, redação para todos os candidatos.

Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade; carteira nacional de habilitação (CNH), dentro do prazo de validade ou com até 30 dias do vencimento de sua validade; documento expedido por ordens ou conselhos profissionais, dentro da  validade, que por lei federal, vale como documento de identidade (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

Sistema de Pontuação Acrescida na Fatec

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede bônus de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato se enquadrar nas duas situações, obtém 13% de acréscimo.

Candidatos transgêneros que desejarem ser tratados pelo nome social durante a realização das provas deverão, no momento da inscrição, informar o nome pelo qual querem ser chamados.

Da mesma forma, pessoas com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado, como prova em braile ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

O que é Fatec?

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) são instituições de ensino superior públicas, administrada pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. As Fatecs, sediadas em diversos municípios paulistas, oferecem milhares de vagas em cursos superiores em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos. Os cursos são estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.

A exigência para disputar uma vaga do vestibular das Fatecs é cursar ou ter concluído o ensino médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Entre os cursos disponíveis, os candidatos podem optar por agroindústria, agronegócio, alimentos, análise e desenvolvimento de sistemas, automação de escritórios e secretariado, automação industrial, banco de dados, biocombustíveis, comércio exterior, construção civil, construção naval, cosméticos, design de mídias digitais, eletrônica, gestão ambiental, gestão empresarial, gestão financeira, informática para negócios, jogos digitais, sistemas navais, soldagem, têxtil e moda, transporte terrestre, entre outras áreas, variando conforme a unidade da Fatec.

Continuar lendo

Atualizado: 03/12/2018 - 11:28

TCS abrirá 1.000 vagas em várias funções

Cerca de 500 vagas estão abertas neste momento, mas a empresa prevê a abertura de outras 500 colocações no primeiro semestre de 2019

Até julho de 2019

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

A Tata Consultancy Services (TCS), especializada em serviços de tecnologia de informação e soluções de negócios, oferece atualmente cerca de 500 vagas, que inclui postos de empregos e trainees, em diversas áreas de atuação. Além disso, a empresa prevê a abertura de outras 500 colocações no primeiro semestre de 2019, totalizando 1.000 oportunidades que deverão ser preenchidas nos próximos meses.

Vagas de emprego na TCS

Em São Paulo, aproximadamente 100 profissionais de SAP serão contratados para os escritórios da capital paulista e de Barueri, município localizado na região metropolitana. Outras 40 oportunidades estão abertas na mesma função em Curitiba, capital do Paraná. Já para a cidade de Londrina, que fica no norte paranaense, a TCS reúne 120 vagas para pessoas capacitadas em BPO (Business Process Outsourcing), que receberão treinamento e devem começar o trabalho ainda em dezembro.

No Rio de Janeiro, são oferecidas 120 posições para profissionais capacitados em infraestrutura de tecnologia da informação. A TCS informa que as vagas abrangem diferentes áreas e níveis de formação e todas se estendem a pessoas com deficiência.

Programa de trainee TCS 2019

São 100 postos abertos para trainee no delivery center da TCS. Os interessados devem cursar o último semestre da faculdade ou ter concluído a graduação em 2016 ou 2017, nas áreas de análise de sistemas, ciências da computação, sistemas de informação, processamento de dados, administração, ciências econômicas, ciências contábeis ou engenharia.

Não é preciso ter experiência profissional, no entanto, ter bons conhecimentos no inglês será considerado um requisito diferencial. Também serão avaliadas as habilidades de capacidade analítica, visão sistêmica, proatividade, facilidade de trabalhar em grupo, empatia com o mundo da tecnologia e vontade de aprender.

A primeira etapa do processo seletivo para as vagas de trainee consistirá em testes de português, inglês e raciocínio lógico. A segunda fase incluirá dinâmicas de grupo e redação (em português), na própria TCS. Já a terceira e última etapa será um painel de entrevistas com os gestores da área. Todos os selecionados serão contratados em regime CLT.

Como se inscrever nas vagas da TCS

Os interessados devem se inscrever pelo link https://on.tcs.com/2KkbRo4 (encurtado e seguro). As contratações serão realizadas de forma contínua.

Continuar lendo

Atualizado: 30/11/2018 - 11:24

Emprega SP reúne 194 vagas na região do Vale do Paraíba

Há vagas de emprego para candidatos que concluíram ou ainda estejam cursando os ensinos fundamental, médio, técnico ou superior

Em várias cidades

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O programa Emprega São Paulo/Mais Emprego (Emprega SP), agência pública de empregos gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), do Governo de São Paulo, oferece um total de 194 vagas de trabalho em diversos cargos. As oportunidades estão distribuídas pela região do Vale do Paraíba, que engloba os municípios de São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Caraguatatuba, entre outros.

Vagas de emprego na região do Vale do Paraíba.

vagas de emprego nas carreiras de auxiliar de cozinha, motorista, operador de caixa, auxiliar de carga e descarga, porteiro, atendente de balcão, recepcionista, auxiliar administrativo, vendedor, operador de telemarketing, gari, dentre outras profissões. Vale destacar que a quantidade de vagas abertas pode sofrer alterações conforme o preenchimento dos cargos.

O nível de escolaridade exigido é bastante variado, com vagas para candidatos que concluíram ou ainda estejam cursando os ensinos fundamental, médio, técnico ou superior. Os demais pré-requisitos oscilam conforme a vaga pretendida e a empresa contratante. Os salários e os benefícios oferecidos não foram informados.

A região do Vale do Paraíba engloba as cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Caraguatatuba, Cruzeiro, Aparecida, Cachoeira Paulista, Arapeí, Areias, Bananal, Campos do Jordão, Caçapava, Canas, Cunha, Igaratá, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Tremembé e Ubatuba.

A título de curiosidade, o nome Vale do Paraíba deve-se ao fato de que a região é parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, que se estende por parte dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Vale destacar que o programa Emprega São Paulo oferece vagas de trabalho apenas nos municípios paulistas pertencentes a região.

Como se inscrever nas vagas do Programa Emprega SP

Os interessados em concorrer a uma das vagas de emprego oferecidas devem acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. Os endereços também podem ser obtidos pelo portal.

É válido informar que os candidatos devem manter seus dados cadastrais atualizados no portal do programa Emprega São Paulo para não perder eventuais oportunidades de trabalho.

Saiba como fazer um currículo atrativo

É grande número de trabalhadores que são vetados para uma vaga de emprego muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Continuar lendo

Atualizado: 29/11/2018 - 14:02

Emprega SP reúne 87 vagas em S. J. do Rio Preto SP

São diversas vagas de emprego para candidatos que concluíram ou ainda estejam cursando os ensinos fundamental, médio, técnico ou superior

Vários cargos

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

O programa Emprega São Paulo/Mais Emprego (Emprega SP), agência pública de empregos gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), do Governo de São Paulo, oferece um total de 87 vagas de trabalho em diversos cargos e setores e atuação. As oportunidades estão distribuídas pela região de São José do Rio Preto, no interior paulista.

Vagas de emprego em São José do Rio Preto

Há vagas de emprego nas carreiras de auxiliar de cozinha, motorista, operador de caixa, auxiliar de carga e descarga, porteiro, atendente de balcão, recepcionista, auxiliar administrativo, vendedor, operador de telemarketing, gari, dentre outras profissões. Vale destacar que a quantidade de vagas abertas pode sofrer alterações conforme o preenchimento dos cargos.

O nível de escolaridade exigido é bastante variado, com vagas para candidatos que concluíram ou ainda estejam cursando os ensinos fundamental, médio, técnico ou superior. Os demais pré-requisitos oscilam conforme a vaga pretendida e a empresa contratante. Os salários e os benefícios oferecidos não foram informados.

Como se inscrever nas vagas do Programa Emprega SP

Os interessados em concorrer a uma das vagas de emprego oferecidas devem acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. Os endereços também podem ser obtidos pelo portal.

É válido informar que os candidatos devem manter seus dados cadastrais atualizados no portal do programa Emprega São Paulo para não perder eventuais oportunidades de trabalho.

Saiba como fazer um currículo atrativo

É grande número de trabalhadores que são vetados para uma vaga de emprego muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Continuar lendo

Atualizado: 28/11/2018 - 15:05

CIEE prevê 80 mil vagas de estágio até março

A perspectiva é de que novas colocações sejam abertas em praticamente todos os cursos e níveis de escolaridade

Em todo o Brasil

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Durante o período de dezembro deste ano e o final de março de 2019, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prevê a oferta de 80 mil vagas de estágio e aprendizagem em todo o Brasil. As oportunidades serão para alunos de praticamente todos os tipos de curso dos ensinos médio regular, técnico e superior. Esse volume é gerado pelo vencimento de contratos de estágio, boa parte por conta da formatura dos estudantes que, assim, não podem mais estagiar.

Vagas de estágio no CIEE

Entre os cursos de graduação com vagas abertas estão administração de empresas, arquitetura e urbanismo, artes cênicas, audiovisual, ciências contábeis, ciências econômicas, comércio exterior, comunicação e marketing, comunicação social, computação, direito, design, engenharia da computação, engenharia química, jornalismo, letras, nutrição, odontologia, pedagogia, publicidade e propaganda e relações públicas.

Além do ensino médio regular, candidatos matriculados em cursos técnicos encontram chances nas áreas de eletricidade, eletrônica, mecânica, química, geologia e mineração, instrumentação industrial, informática, manutenção de aeronaves, secretariado, administração, segurança do trabalho, logística, redes de computadores, processamento de dados, comércio, eletrotécnica, estradas, meio ambiente, multimídia, contabilidade, dentre outras.

Geralmente, o Estado de São Paulo aparece com o maior número de oportunidades em oferta, sendo que boa parte se concentra na capital. As demais colocações estão distribuídas por todas as regiões do Brasil. Vale ressaltar que ex-estagiários, que ainda não tenham concluído seus cursos, podem se candidatar a vagas em outras empresas da iniciativa privada ou em órgão públicos.

Os interessados devem cadastrar currículo no site www.ciee.org.br ou comparecer à unidade mais próxima do CIEE para atualizarem seus dados. Os endereços podem ser obtidos também pelo portal.

Veja dicas para conseguir a efetivação

Já conquistou a tão sonhada vaga de estágio e quer crescer na empresa? Fique atento em cinco fatores que poderão elevar suas chances de ser efetivado.

O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa sempre, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.
Aceitar feedback (retorno) é outro fator. Esteja aberto e atento. O estagiário é um profissional em franca formação. A terceira dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.

O quarto fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.

Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.

Continuar lendo

Atualizado: 28/11/2018 - 10:17

Cursos rápidos de EAD podem aprimorar o currículo

Muitos profissionais usam a internet para se qualificar, já que os cursos de EAD podem dar o pontapé inicial para o crescimento profissional, independente da área de atuação

Especial

JC Concursos - Douglas Terenciano - Informe o Erro

Quem busca aprimorar o currículo para progredir na carreira encontra nos cursos rápidos de Educação a Distância (EAD) uma oportunidade para conciliar a falta de tempo com as rotinas do trabalho. Com isso, muitos profissionais usam a internet para se qualificar, já que essas formações de curta duração podem dar o pontapé inicial para o crescimento profissional, independente da área de atuação.

E quando falamos em crescimento profissional, é sempre válido destacar que não basta fazer qualquer curso de EAD que aquela sonhada promoção na empresa estará garantida. O que o trabalhador precisa ter em mente é que a qualificação educacional poderá deixá-lo em uma posição à frente dos demais colegas de trabalho. É um diferencial.

Podemos exemplificar nos processos seletivos internos que muitas empresas optam na hora de preencher um cargo de confiança. Aquele funcionário com formação qualificada certamente chamará a atenção dos recrutadores. E é exatamente neste ponto que os cursos rápidos de Educação a Distância se destacam, afinal, podem qualificar o trabalhador em um curto período.

Dicas para aproveitar os cursos rápidos de Educação a Distância

Para que o profissional faça bom proveito de um curso de EAD, selecionados algumas dicas. Primeiro, é necessário estabelecer seus objetivos claramente e fazer escolhas coerentes com o cargo que pretende conquistar. Se quer uma vaga de gerente em uma empresa do setor alimentício, fazer um curso que foge completamente a área pode ser desperdício de tempo e dinheiro.

A segunda dica é entender melhor o ramo em que a companhia atua e buscar qualificação relacionada nesta área. Muitas faculdades oferecem cursos sobre profissões do futuro em diversos setores. Talvez seja uma boa oportunidade, pois o mercado de trabalho é dinâmico e pode ser que daqui cinco ou dez anos a empresa precise de um profissional antenado para um novo cargo. Suponhamos um departamento que não existe hoje, mas que devido as mudanças de mercado, seja necessário sua criação. Quem estiver bem preparado sairá na frente para assumir o posto.

Se o profissional já tem em mente o curso que quer fazer, a terceira orientação é enfatizar sobre a importância da disciplina. Mesmo não precisando se deslocar diariamente para ir à escola ou faculdade, o aluno de EAD que busca aprimorar seu currículo precisa se organizar e criar uma prática de estudo para não perder o ritmo do aprendizado. Outro ponto é acompanhar as aulas em um ambiente tranquilo, no qual possa ter concentração. Aliás, manter o foco é fundamental para absorver o conteúdo.

A quarta dica visa desmistificar uma crença popular. Muitas pessoas pensam que fazer um curso de EAD é o mesmo que estudar sozinho, mas na prática não é bem assim. É imprescindível participar das atividades propostas pelos professores. Inclusive, as instituições de ensino costumam oferecer um meio de comunicação entre os alunos e os docentes. As dúvidas fazem parte de qualquer aprendizado e, por isso, o estudante deve participar dos fóruns e discussões on-line, que viabilizam as soluções de diversas questões.

Por fim, a quinta dica é sobre cultivar bons relacionamentos com os colegas de curso de EAD. Sim, é possível criar o popular networking, mesmo em ambientes virtuais. Lembre-se: seja com objetivo de recolocação no mercado de trabalho ou uma promoção na empresa, ter uma boa rede de contados é fundamental. Afinal, construir relações profissionais gera confiança e poderá render futuras indicações para vagas de emprego.

Continuar lendo

Shopping