Publicado: 25/05/2018 - 10:13 | Atualizado: 05/06/2018 - 15:01

DETRAN SP: SAIU autorização para concurso com 575 vagas

Oportunidades do novo concurso do Detran/SP serão para os cargos de oficial estadual de trânsito I e agente estadual de trânsito I. Níveis médio e superior de ensino

Por JCConcursos - Camila Diodato

Foi divulgado no Diário Oficial, da edição de 25 de maio, uma portaria do governador Márcio França liberando autorização de novo concurso para o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP). O aval é para 575 vagas, sendo 375 de oficial estadual de trânsito I e 200 para agente estadual de trânsito I.

A carreira de oficial estadual de trânsito I se destina aos candidatos que possuem certificado de ensino médio ou de curso técnico, desde que emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A remuneração inicial é de R$ 1.863.

Profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação e com carteira nacional de habilitação o mínimo “B” poderão concorrer ao posto de agente estadual de trânsito I. O salário vigente corresponde ao valor de R$ 4.657,50.

AULA GRATUITA DETRAN SP 2018

Os próximos passos para a realização do concurso do Detran SP serão a constituição da comissão e a escolha da banca organizadora.

Atribuições dos cargos do concurso do Detran SP

O oficial desempenhará atividades administrativas, como verificação, registro e expedição de documentos, seja de veículos ou de habilitação, além de atuar no atendimento ao público nas unidades de trânsito.

Com relação ao agente, este profissional executará atividades nas áreas: administrativa, jurídica, financeira, de recursos humanos, de controle de credenciados e de educação para o trânsito, entre outras. Também poderá atuar como vistoriador de veículos e de examinador de trânsito nas provas práticas de direção veicular. Nesses casos, o Detran SP oferecerá os cursos de formação específica para essas atividades.

Último concurso do Detran/SP

Em 2013, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo lançou edital com 1.200 oportunidades distribuídas igualmente entre os empregos públicos de agente e oficial.

A seleção foi organizada pela Fundação Vunesp e teve chances para a capital, região metropolitana e nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

O processo seletivo constou de provas objetivas com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos e específicos, além de avaliação de documento.

No caso do oficial, o teste objetivo apresentou 12 perguntas de língua portuguesa, cinco de matemática, quatro de legislação, quatro de noções de informática e 25 de legislação de trânsito. Já para agente, foram dez itens de língua portuguesa, cinco de matemática, sete de direito administrativo, quatro de legislação, quatro de noções de informática, 22 de legislação de trânsito e oito de gestão pública.

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping