Publicado: 30/10/2018 - 12:59 | Atualizado: 05/11/2018 - 09:54
Publicado: 30/10/2018 - 12:59 | Atualizado: 05/11/2018 - 09:54

Concurso INMETRO: avança pedido no Planejamento

Solicitação de concurso do INMETRO encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão deve ser para cargos de níveis médio, técnico e superior

Expectativa de 435 vagas

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Avançou no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), encaminhado em 30 de maio deste ano. No momento, a solicitação se encontra na Secretaria Executiva.   Não foi revelado o número de oportunidades solicitadas ao Planejamento, mas a expectativa é de que seja um número similar ao requerido no ano passado, que era de 435 vagas.   Do total de chances do pedido anterior, 131 são para assistente em metrologia e qualidade, 91 para técnico em metrologia e qualidade, 13 para especialista em metrologia e qualidade, 139 para pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade e 61 para analista em metrologia e qualidade.   As funções de assistente e técnico se destinam aos profissionais com ensino médio completo e/ou curso técnico. Já os cargos de analista e pesquisador exigem formação superior, enquanto a posição de especialista requer doutorado há pelo menos dez anos.   Os salários iniciais oferecidos correspondem a R$ 4.432,82 para técnico, R$ 4.716,42 para assistente, R$ 8.884,88 para analista e pesquisador e a R$ 17.885,54 para especialista. Nesses valores está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458.   A realização do novo concurso do INMETRO depende de autorização por parte do Planejamento. Como o pedido apresentou avanços importantes, é grande a probabilidade de que o aval seja liberado logo.  

Último concurso do INMETRO

  Em 2014, o instituto lançou edital com 80 oportunidades para os mesmos cargos solicitados este ano. Na ocasião, a banca organizadora foi o Idecan e, das chances, 58 foram para o Rio de Janeiro, 12 para o Rio Grande do Sul e dez para Goiás.    Exceto o posto de especialista, todos os demais tiveram como triagem a prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos e específicos.   Candidatos às colocações de pesquisador-técnico e analista ainda passaram por um teste dissertativo e um curso de formação com carga de 120 horas.    O processo seletivo do especialista consistiu em prova de defesa e arguição pública de memorial; exame de defesa e arguição pública de plano de trabalho; contagem por ponto de título; e produção científica e tecnológica. 

Vídeos INMETRO

William Douglas dá dicas para a sua aprovação


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Atualizado: 01/11/2018 - 17:10

Concurso Aneel: pedido para 148 vagas em análise

Solicitação para novo concurso da Aneel se refere aos cargos de técnico, analista e especialista. Remunerações iniciais de até R$ 12,4 mil

No Distrito Federal

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Diversos concursos federais são aguardados até 2019 e um deles é o da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que encaminhou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) um pedido para o preenchimento de 148 vagas em seu quadro de pessoal.

A expectativa é de que o novo governo federal analise esta solicitação e de outros órgãos para então liberar o aval. Espera-se que a autorização não demore para sair, pois é cada vez maior a defasagem de servidores.

Do total de oportunidades requeridas, 78 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 39 para analista administrativo e 31 para especialista em regulação de serviços públicos de energia. As remunerações iniciais oferecidas pelo órgão correspondem a R$ 6.147,52, R$ 11.529,29 e a R$ 12.432,49, respectivamente, já contando com o auxílio-alimentação de R$ 458.

A função de técnico administrativo requer certificado de ensino médio expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as demais aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação.

O setor de comunicação informou, anteriormente, que tais oportunidades requeridas se referem à quantidade de postos vagos na Aneel. Atualmente, do seu quadro de 765 servidores, 615 se encontram preenchidos, ou seja, há 150 em aberto.

Agora, a realização do concurso Aneel 2018 depende do aval do Ministério do Planejamento. A expectativa é que o ministro analise o documento e libere as chances para que não aumente a defasagem de pessoal no órgão.

Último concurso Aneel

A seleção anterior da Aneel ocorreu em 2010, ou seja, sete anos atrás. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados este ano.

Sob a organização do Cespe/UnB, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital

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Atualizado: 01/11/2018 - 14:40

Última semana para inscrição no concurso de Ivoti RS

Prefeitura oferece oito vagas imediatas e salários acima de R$ 6,3 mil. Candidatos farão prova em 9 de dezembro

Níveis médio e superior

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Termina na próxima quinta-feira (8) o prazo para inscrições no concurso da Prefeitura de Ivoti, no interior gaúcho. A seleção oferece oito vagas imediatas, além de chances para cadastro reserva (CR). 

Ensino médio completo é requisito para quem pretende concorrer ao cargo de fiscal geral (1 posto e remuneração de R$ 2.848,23).

Em nível superior há oportunidades para agente de esporte e lazer (CR - 3.514,99), agente de arte e cultura (CR - R$ 3.514,99), fisioterapeuta (1 - R$ 2.101,75), nutricionista (CR - R$ 4.203,49), odontólogo (CR - R$ 4.203,49) e médico nas seguintes áreas: cirurgião (1), clínico geral (1), ginecologista (1), pediatra (1), psiquiatra (1) e traumatologista (1), com vencimentos de R$ 6.399,45.  

Concurso Prefeitura Ivoti: inscrições e avaliação

Os interessados devem realizar cadastro pelo site da UNA Gestão e Assessoria (https://www.unars.com.br/), banca que organiza a seleção. As taxas custam R$ 93,40 (fiscal) e R$ 140,10 (demais carreiras). 

Prevista para 9 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha sobre português, matemática/raciocínio lógico, legislação e conhecimentos específicos. 

O concurso da Prefeitura de Ivoti terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Ivoti: atribuições do fiscal geral

Fiscalizar obras particulares, verificando e conferindo projetos aprovados pelo Município no que se refere à localização, situação e alinhamento de prédios residenciais, comerciais e industriais; informar os processos de licenciamento e certidões concedidos pelo Município, referentes a acréscimos, reformas e demolições; embargar obras irregulares, intimando e autuando aqueles que infringem o Código de Obras do Município; proceder à vistoria para a concessão de licenças e termos de "habite-se", alvarás de licença, levantamento de prédios existentes, desmembramentos, projetos populares, aprovação de projetos e outros. Efetuar levantamentos fiscais no comércio, indústria e firmas de prestação de serviços profissionais e liberais, para o efeito de pagamento de impostos municipais, taxas e alvarás de licença; orientar os contribuintes quanto as Lei Tributárias Municipais. Efetuar perícias contábeis em empresas e estabelecimentos bancários; expedir notificações, lavrar autos de infração, realizar diligências, elaborar mensalmente o relatório de suas atividades; efetuar estudos relativos ao comportamento da tributação e crédito para com a Fazenda Pública Municipal; verificar a arrecadação do imposto sobre Circulação de Mercadorias pelo Estado, para fins de apuração. Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse à saúde; executar as ações de Vigilância Sanitária; inspecionar alimentos compreendido o controle de seu teor nutricional, registro, validade e procedência, bem como bebidas e águas para consumo humano; inspecionar e licenciar veículos que transportem alimento; emitir alvarás de acordo com o que foi pactuado no processo de municipalização; cumprir as Resoluções da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quando através do recebimento de circulares retirando do mercado, produtos nocivos à saúde, ou seja, produtos sem registro do Ministério da Saúde - MS, ou que apresentam resultado de análise não satisfatória; atender e resolver denúncias; fiscalizar eventos; aplicar a Lei Estadual nº 6.503 - Decreto nº 23.430, de 22 de dezembro de 1972; Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e mais Portarias complementares; vistoriar e fiscalizar as atividades potencialmente poluidoras com finalidade de emissão e controle dos Alvarás de Localização e Funcionamento e Licenças Ambientais; fazer fiscalizações e vistorias e emitir pareceres; auxiliar no controle e monitoramento das operações das ETA’s, ETE’S e Aterro Sanitário; realizar outras tarefas correlatas.

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Atualizado: 01/11/2018 - 14:31

Câmara de Duas Barras RJ: concurso com inscrição aberta

Oferta do edital é de cinco vagas para candidatos que têm os níveis médio, técnico e superior

Até 8 de novembro

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Duas Barras, localizada no Estado do Rio de Janeiro. A seleção visa o provimento de cinco vagas do seu quadro de efetivos. 

Os cargos de técnico legislativo (1 vaga) e técnico contábil (1) exigem, respectivamente, ensino médio e curso técnico. O salário inicial para ambas as funções é de R$ 1.400. 

Candidatos que têm o nível superior estão aptos às carreiras de assessor jurídico (1), contador (1) e procurador jurídico (1). As respectivas remunerações são de R$ 2.000, R$ 1.800 e R$ 3.000. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site www.incpconcursos.org.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 65 (ensino médio e curso técnico) e R$ 95 (nível superior), exceto para o posto de contador, cujo valor é de R$ 85. O prazo se encerrará no dia 8 de novembro. 

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, legislação, informática e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Duas Barras/RJ no dia 16 de dezembro, no período da tarde, em locais a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam os cargos de assessor jurídico e procurador ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Atribuições de alguns cargos da Câmara de Duas Barras RJ

Técnico contábil - auxiliar na elaboração e execução do orçamento da câmara municipal; acompanhar o controle orçamentário verificando sua correta execução; auxiliar na análise de balanços e outros documentos informativos de natureza contábil e financeira; emitir relatórios da execução orçamentária e financeira; emitir documentos necessários às prestações de contas da câmara municipal; acompanhar os boletins mensais de estoque, inventários e do acervo patrimonial; emitir empenhos e ordens de pagamento de fornecedores da câmara municipal; auxiliar no fechamento do balanço geral da câmara municipal; assinar em conjunto com o diretor da divisão contábil os documentos que lhe for solicitado; emitir os balancetes mensais para encaminhamento e consolidação com os do município; auxiliar o diretor da divisão contábil em todas as demais atividades inerentes ao setor.

Técnico legislativo - redigir as atas das reuniões do plenário; participar de reuniões das comissões elaborando os atos respectivos; organizar o sistema de tramitação de papéis, documentos e processos nas diversas unidades da câmara municipal; estudar e informar processos administrativos, encaminhando-os às unidades competentes; organizar o sistema de referência e de índices necessários à pronta consulta de qualquer documento arquivado; elaborar normas e procedimentos para registro e guarda de documentos em arquivos, a fim de facilitar a pronta localização dos mesmos; participar quando solicitado, do processo seletivo de papéis e documentos a serem eliminados, de acordo com as normas que regem a matéria; executar outras tarefas afins.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 13:20

Passo Fundo RS prepara concurso para 168 vagas

Seleção, que está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, contará com remunerações iniciais de até R$ 8 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Prefeitura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, realizará concurso público para o preenchimento de 168 vagas em seu quadro de pessoal. Do total de oportunidades, 11 são para quem possui ensino fundamental, 20 para ensino médio, 60 para ensino médio com formação técnica e 77 para nível superior, com remunerações iniciais de R$ 1.216,54 a R$ 8 mil.


O processo está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de concorrência pública, com abertura das propostas marcada para o dia 4 de dezembro. Somente após a contratação da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental

Para quem possui ensino fundamental serão oferecidas 11 vagas para o cargo de auxiliar de saúde bucal atenção básica. Neste caso, os interessados também devem possuir registro no conselho regional, com inicial de R$ 1.360,97.

 

Ensino Médio

Para ensino médio, a oferta é de 20 vagas para o cargo de agente de endemias I. A remuneração inicial da carreira é de R$ 1.216,54.

 

Ensino Médio Técnico

Quem possui ensino médio com formação técnica específica poderá concorrer para o cargo de técnico de enfermagem atenção básica. A oferta é de 60 vagas e os interessados devem possuir registro no conselho regional, com inicial de R$ 1.852,99.

 

Nível Superior

Por fim, para nível superior, a seleção contará com oportunidades para enfermeiro atenção básica (36 vagas, com registro no conselho e inicial de R$ 4.009,82), médico atenção básica (28, com registro no conselho, R$ 8.000), cirurgião dentista atenção básica (11, com registro no conselho, R$ 5.000) e agente de endemias II (2, com superior em ciências biológicas, R$ 2.590,29).


Como benefícios, os aprovados também contarão com auxílio-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.


Provas

Para os cargos de enfermeiro, médico, cirurgião dentista e agente de endemias, as provas objetivas contarão com 20 questões de conhecimentos do campo da saúde, 30 de conhecimentos de núcleo de saúde e dez de conhecimentos de legislação.


Para auxiliar de saúde bucal e técnico de enfermagem, 20 de conhecimentos de campo de saúde, 20 de conhecimentos de núcleo de saúde, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos de legislação.


Por fim, para agente de endemias, dez de língua portuguesa, dez de matemática, 20 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos de  legislação.        
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 12:38

Prefeitura de Italva RJ abre concurso com 120 vagas

Ofertas são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. As inscrições serão recebidas até o dia 20 de novembro

Ganhos de até R$ 7,6 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Italva, localizada no Estado do Rio de Janeiro, abriu as inscrições dos dois editais de concurso público que somam 120 vagas. Do total de ofertas, duas são reservadas a pessoas com deficiência. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de auxiliar de serviços gerais II diarista (1 vaga), motorista categoria “D” (1) e auxiliar administrativo (2). Os respectivos salários são de R$ 1.001,70, R$ 2.114,51 e R$ 1.057,38. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente de combate às endemias (5), agente comunitário de saúde (31), técnico de enfermagem PSF (2), técnico de enfermagem (2) e professor nas especialidades de atividades culturais (1), educação especial (1), educação infantil (2), 1º ao 5º ano (30) e creche (2).  Os vencimentos oscilam entre R$ 1.014 e R$ 1.903,46. 

Nível superior é requisito para os cargos de advogado (1), assistente social (2), enfermeiro (1), enfermeiro PSF (3), enfermeiro plantonista (1), médico nas especialidades de cardiologista (1), clínico geral I plantonista (1), ginecologista/obstetra (1), neurologista (1), pediatra II diarista (1), PSF (3), trauma-ortopedista (1) e urologista (1), nutricionista (1), odontólogo (2), psicólogo (5) e professor I nas disciplinas de artes (1), ciências (2), educação física (2), geografia (2), matemática (2), língua portuguesa (3) e história (2). As remunerações partem de R$ 2.244,57 e chegam a R$ 7.600,97. 

Concurso Prefeitura de Italva RJ: inscrições e provas

Para concorrer a uma das ofertas é necessário preencher a ficha cadastral no site www.incpconcursos.org.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 70 (níveis médio e técnico) e R$ 90 (formação superior). O prazo se encerrará no dia 20 de novembro. 

Todos os inscritos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, conhecimentos locais e gerais, noções de informática, legislação e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de Italva/RJ no dia 6 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O certame ainda será constituído das seguintes etapas: análise de títulos para os cargos do magistério, advogado, agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde, classificatória; e prova prática para motorista, eliminatória e classificatória.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 10:16

Concurso AGU: últimos dias de inscrição para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Diversos cargos

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 4 de novembro (domingo) as inscrições do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). A seleção visa o provimento de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.

• APOSTILAS CONCURSO AGU 2018 - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 31/10/2018 - 13:37

IBGE: sindicato pressiona governo para garantir concurso

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerado urgente pela Assibge (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE). Em um comunicado, a categoria divulgou que "Como órgão fundamental para o fortalecimento da democracia, o IBGE pode ser um dos órgãos mais atacados por governos autoritários. A ASSIBGE-SN conclama a todos os ibgeanos e a toda a sociedade brasileira a estar atenta a isso e a defender a autonomia técnica, a independência política, concursos públicos e orçamento adequado, para que o órgão não encerre suas atividades ou tenha um fim melancólico, como disse Roberto Olinto".

Olinto, presidente do instituto, enfatizou recentemente "sem concurso e sem plano de carreira a história do IBGE pode se encerrar ou pode se tornar um pouco melancólica em função da nossa impossibilidade de realizar determinadas pesquisas"”.

• CURSO CONCURSO IBGE 2018 - TÉCNICO EM INFORMAÇÕES

Vale lembrar que, no início de setembro, Olinto confirmou que o ministro do Planejamento disse que há uma previsão de autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

O pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 31/10/2018 - 12:57

Concurso Guapó GO: reabertas inscrições para 861 vagas

Oportunidades em disputa no concurso da Prefeitura de Guapó estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Ganhos de até R$ 5,8 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Foi reaberto o prazo de inscrições para o concurso da Prefeitura de Guapó, no Estado de Goiás, que tem  861 vagas, sendo 280 imediatas e 581 para cadastro reserva (CR) com salários entre R$ 954 e R$ 5.898,25. Agora, os interessados podem se candidatar no período de 1 a 10 de novembro.

Com nível fundamental incompleto é possível concorrer como gari (40 postos + 40 CR). Já profissionais que concluíram tal ciclo escolar têm opções como auxiliar de serviços gerais (30 + 90 CR), jardineiro (3 + 17 CR), mestre de obras (1 + 5 CR), mecânico (1 + 5 CR), pedreiro (2 + 8 CR) e soldador (1 + 5 CR).

APOSTILAS CONCURSO GUAPÓ 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Há oportunidades de ensino médio/técnico no concurso da Prefeitura de Guapó para agente de saúde (6 + 20 CR), agente de combate a endemias (4 + 12 CR), almoxarife (1 + 5 CR), auxiliar administrativo (20 + 30 CR), auxiliar da coletoria municipal (1 + 5 CR), auxiliar de consultório dentário (5 + 10 CR), avaliador (1 + 5 CR), assistente de ensino (20 + 20 CR), eletricista (1 + 5 CR), eletricista de autos (1 + 5 CR), fiscal de trânsito (1 + 5 CR), guarda municipal (4 + 26 CR), instrutor de informática (1 + 9 CR), motorista (20 + 20 CR), operador de máquinas leves (2 + 8 CR), operador de máquinas pesadas (2 + 8 CR), técnico de enfermagem (12 + 18 CR), técnico em higiene bucal (2 + 8 CR), técnico em raio X (2 + 8 CR), tecnólogo em gestão ambiental (1 + 5 CR), técnico em informática (1 + 5 CR), telefonista (1 + 5 CR) e vigilante patrimonial (10 + 10 CR).  

APOSTILAS CONCURSO GUAPÓ 2018 - NÍVEL SUPERIOR

Em nível superior estão em disputa vagas de assistente social (1 + 5 CR), dentista (3 + 6 CR), coletor municipal (1 + 5 CR), enfermeiro (5 + 10), fiscal de costumes (1 + 5 CR), fiscal de meio ambiente (1 + 5 CR), fiscal de obras e posturas (1 + 5 CR), fiscal de tributos (1 + 5 CR), fiscal sanitário (2 + 4 CR), médico PSF (2 + 8 CR), ouvidor (1 + 5 CR), pedagogo (60 + 80 CR), professor de educação física (2 + 8 CR) e professor de inglês (2 + 8 CR).

Concurso Prefeitura Guapó 2018: inscrições e provas

Com taxas entre R$ 60 e R$ 120, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Guapó são recebidas por meio do site www.itame.com.br.

Devido às alterações no cronograma, o processo seletivo envolverá prova objetiva (todos os cargos) e redação (pedagogo e professor), em 10 de março de 2019; teste físico (gari, auxiliar de serviços gerais, jardineiro, pedreiro, soldador, guarda municipal e vigilante), em 28 de abril de 2019; exame prático (operador de máquinas), na mesma data; e curso de formação inicial e continuada (agente comunitário de saúde), em período a ser definido.

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Guapó terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Principais atribuições do gari no concurso da Prefeitura de Guapó

Executar atividades de apoio, especialmente trabalhos de limpeza, conservação e arrumação de locais, móveis, utensílios e equipamentos; Serviços de lanche ou similar no local de trabalho; Controlar o abastecimento de água, correspondência e outros serviços municipais nos Distritos e zona rural; Realizar trabalhos de vigia diurno e noturno em órgãos, obras e logradouros públicos do Município; Atender as normas de segurança e higiene do trabalho; Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas; Efetuar limpeza de ruas, parques, jardins e outros logradouros públicos, varrendo e recolhendo detritos; Transportar o lixo aos depósitos apropriados; Efetuar trabalhos braçais pertinentes a obras e serviços urbanos e rurais; Recolher lixos, sucatas e entulhos em geral, colocando-os em vasilhames apropriados, para serem transportados ao depósito de lixo; Limpar áreas da Prefeitura, raspando, varrendo, lavando, utilizando equipamentos do tipo: vassouras, pás, enxadas, raspadeiras, baldes, carrinhos de mão e outros, percorrer os logradouros, ruas e praças, conforme roteiro estabelecido, para recolher e/ou varrer o lixo; Despejar o lixo amontoado ou acondicionado em latões, em caminhões especiais, carrinhos ou outro depósito, valendo-se de ferramentas manuais; Entre outras atividades.

Concurso Prefeitura Guapó: atribuições do auxiliar de serviços gerais 2018

Zelar pela conservação dos utensílios e equipamentos utilizados nos trabalhos de limpeza pública, recolhendo-os e mantendo-os limpos; Limpar e arrumar as dependências e instalações do prédio, a fim de mantê-los nas condições de asseio requeridas; Recolher o lixo da unidade em que serve, acondicionando detritos e depositando-os de acordo com as determinações definidas; Preparar e servir café ou pequenos lanches a visitantes e servidores do Município; Manter limpos os utensílios de cozinha; Verificar a existência de material de limpeza e alimentação e outros itens relacionados com seu trabalho, comunicando ao superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso; Manter limpo e arrumado o material sob sua guarda; Comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade verificada, bem como a necessidade de consertos e reparos nas dependências, móveis e utensílios que lhe cabe manter limpos e com boa aparência; Executar outras atribuições afins.

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Atualizado: 26/10/2018 - 16:45

Prefeitura de Caiçara RS tem concurso com 16 vagas

Ofertas são imediatas e para formação de cadastro reserva. A participação deverá ser garantida até o dia 31 de outubro

Todos os níveis

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Ainda dá tempo de participar do concurso público da Prefeitura Municipal de Caiçara, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. A seleção visa o provimento de 16 vagas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Para ensino fundamental, as chances do edital são para as funções de eletricista (CR), mecânico (CR), motorista (CR), operador de máquinas agrícolas (1 vaga), operário (3), operário especializado (1), pedreiro (1) e servente (1). 

Candidatos que têm o ensino médio podem disputar os empregos de agente de combate a endemias (1) e artesão (1). 

Nível superior é requisito para os cargos de agente de recursos humanos (CR), assistente social (CR), contador (CR), engenheiro agrônomo (CR), médico (2), psicólogo (CR) e professor nas especialidades de anos iniciais (1), educação infantil (1), história (1), português/inglês (1) e português (1). 

As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Caiçara partem de R$ 954 e chegam a R$ 3.028,71. 

Concurso Prefeitura de Caiçara RS: inscrições e provas

A participação deverá ser garantida até o dia 31 de outubro, exclusivamente pela internet, através do site www.scconcursos.com.br. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 75 (ensino fundamental), R$ 100 (nível médio) e R$ 150 (formação superior). 

A primeira etapa a ser realizada será a prova objetiva de múltipla escolha que versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. Ela será aplicada no dia 15 de novembro, em locais e horários a serem divulgados, oportunamente, junto com a publicação da relação de inscritos.

O certame ainda contará com prova prática para os cargos de artesão, eletricista, mecânico, motorista, operador de máquinas agrícolas e pedreiro; e análise de títulos para professores. 
 

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Atualizado: 26/10/2018 - 14:50

Concurso ALEGO: divulgados editais com 157 oportunidades

As vagas da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás estão distribuídas entre os cargos de procurador e assistente e analista legislativos. Salários chegam a R$ 29,1 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO) publicou três editais de concurso público para os cargos de procurador e assistente e analista legislativos. A seleção preencherá 157 vagas, sendo 80 imediatas e 77 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais ofertas. 

De acordo com os editais, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante a abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade da ALEGO, dentro do prazo de validade do concurso (de até dois anos, a partir da data de homologação do certame, prorrogável uma única vez por igual período).

Vagas do concurso da ALEGO

Candidatos que têm o ensino médio podem disputar a função de assistente legislativo nas especialidades de policial legislativo (30 vagas + 6 CR), técnico em enfermagem do trabalho (2 + 4 CR), técnico em segurança do trabalho (2 + 4 CR) e tradutor e intérprete de libras (2 + 4 CR). O salário inicial é de R$ 5.789,37. 

• APOSTILAS CONCURSO ALEGO 2018 - POLICIAL E ANALISTA LEGISLATIVOS /  CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
• CURSO CONCURSO ALEGO 2018 - ANALISTA LEGISLATIVO / ASSISTENTE LEGISLATIVO 

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de procurador de 2ª classe (2 + 6 CR) e analista legislativo nas especialidades de arquiteto (2 + 2 CR), arquivologista (2 + 2 CR), assistente social (2 + 2 CR), cirurgião dentista (2 + 2 CR), comunicador social (5 + 2 CR), contador (5 + 2 CR), enfermeiro do trabalho (2 + 2 CR), engenheiro civil (1 + 2 CR), engenheiro do trabalho (1 + 2 CR), engenheiro eletricista (1 + 2 CR), fisioterapeuta (2 + 2 CR), psicólogo organizacional (2 + 2 CR) , revisor ortográfico (6 + 3 CR), segurança da informação (2 + 2 CR) e médicos cardiologista (1 + 4 CR), clínico (1 + 4 CR), do trabalho (2 + 4 CR), ginecologista (1 + 4 CR), ortopedista (1 + 4 CR) e psiquiatra (1 + 4 CR). As remunerações são de R$ 7.931,53 para analista e R$ 29.114,95 para procurador. 

Concurso ALEGO: inscrições e provas

Para participar do certame será necessário preencher o formulário de inscrição no site do organizador, que é o Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES (www.iades.com.br), e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 80 para ensino médio e R$ 100 para nível superior, exceto para o cargo de procurador, cujo valor é de R$ 150. O prazo terá início às 8h do dia 18 de novembro e se encerrará às 22h de 27 de dezembro. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Elas serão aplicadas na cidade de Goiânia/GO nos dias 20 de janeiro para analista e procurador e 27 de janeiro para assistente. 

O concurso da ALEGO ainda será constituído das seguintes etapas: prova de conhecimentos práticos para os empregos de tradutor e intérprete de libras e revisor ortográfico; teste de aptidão física e avaliação psicológica para policial legislativo; e análise de títulos para procurador.
 

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Atualizado: 24/10/2018 - 11:18

Água Fria de Goiás GO publica concurso com 123 vagas

Ofertas do edital são para contratação imediata e formação de cadastro reserva. Inscrições serão recebidas entre 10 e 30 de novembro

Todos os níveis

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

No Estado de Goiás, foi publicado um novo edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Água Fria de Goiás. A seleção visa o provimento de 123 vagas, sendo 31 imediatas e 92 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

De acordo com o edital, o cadastro reserva será preenchido conforme as necessidades do município, na hipótese de abertura de novas vagas, dentro do prazo de validade do concurso (de dois anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período). 

Ofertas da Prefeitura de Água Fria de Goiás

Para quem tem o ensino fundamental, as chances são para as funções de vigia (3 + 7 CR), zelador de cemitério (1 vaga + 2 CR), auxiliar de serviços gerais (6 + 24 CR), auxiliar de serviços de higiene e alimentação (4 CR), motorista (9 + 17 CR), operador de máquinas agrícolas (1 CR) e porteiro servente (10 CR). Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.032,95 e R$ 1.216,07.

Candidatos que têm o ensino médio completo podem disputar os empregos de fiscal sanitário (1 CR) e fiscal de tributos (2 CR). O vencimento é de R$ 1.295,58. 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de fiscal ambiental (1 + 2 CR) e professor II nas especialidades de educador físico (1 + 2 CR) e pedagogia (10 + 20 CR). As remunerações são de R$ 2.500 para fiscal e R$ 1.451,39 para professores. 

Concurso Prefeitura de Água Fria de Goiás: inscrições e provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 10 e 30 de novembro. Interessados em concorrer a uma das ofertas deverão se inscrever no site www.ibraspconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa, que varia de R$ 50 a R$ 120. 

O certame será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva apenas para nível superior, classificatória; e prova prática para motorista, eliminatória e classificatória.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na cidade de Água Fria de Goiás/GO no dia 16 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O exame objetivo será composto por questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, atualidades, história e geografia do município, legislação, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

Já a prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação dissertativa, que deverá conter entre 20 e 25 linhas. Serão avaliados: domínio de norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação e a aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
 

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Atualizado: 24/10/2018 - 10:11

Concurso MPU: saiu gabarito para técnico e analista

Avaliação foi aplicada para mais de 264 mil candidatos no último domingo (21). Seleção preencherá postos em diversos Estados

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Os mais de 264 mil inscritos para o concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar aqui o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (21). Estão em disputa 47 vagas de técnico e analista. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo foi composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também teve uma avaliação dissertativa.

No total, o concurso do MPU conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

• CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU 2018
• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas até 10 de setembro, pela página eletrônica da organizadora, o Cespe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista. Ao todo, a seleção registrou 264.924 inscritos. 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: retificação do edital

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 22/10/2018 - 17:30

Concurso INSS: falta de servidores afeta serviços

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Pedido para 7.888 vagas

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos considerados mais urgentes, isso porque a falta de servidores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Vários dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seu benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

• APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar ao cargo analista do INSS

Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores ao concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 22/10/2018 - 11:41

São José do Inhacorá tem concurso com inscrição aberta

Prazo para registro de candidaturas termina nesta quinta-feira (25). Prefeitura oferece oportunidades para operário e escriturário

Interior gaúcho

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Encerra-se nesta quinta-feira (25), às 23h59, o prazo para quem pretende se inscrever no concurso da Prefeitura de São José do Inhacorá, no interior gaúcho.

A seleção conta com três vagas de operário para contratação imediata. A carreira oferece salário de R$ 1.108,75 e pode ser disputada por profissionais alfabetizados.

O processo seletivo também formará cadastro reserva para o cargo de escriturário, que requer ensino médio e paga R$ 1.667,30.

Os interessados devem acessar o site https://www.premierconcursos.com.br/ para realizar a inscrição. As taxas custam R$ 49,30 (operário) e R$ 70,45 (escriturário).

Haverá provas objetiva (ambos os cargos), com aplicação prevista para 17 de novembro, e prática (operário), em data a ser definida. 

O concurso da Prefeitura de São José do Inhacorá terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital

Concurso Prefeitura São José do Inhacorá: atribuições dos cargos

Operário - Carregar e descarregar veículos em geral; transportar, arrumar e elevar mercadorias, materiais de construção e outros; fazer mudanças; proceder a abertura de valas; efetuar serviços de capina em geral; varrer, escovar, lavar e remover lixos e detritos de vias publicas e próprios municipais; zelar pela conservação e limpeza dos sanitários; auxiliar em tarefas de construção, calçamentos e pavimentação em geral; auxiliar no recebimento, entrega, pesagem e contagem de materiais; auxiliar nos serviços de abastecimento de veículos; cavar sepulturas e auxiliar no sepultamento; manejar instrumentos agrícolas; executar serviços de lavoura (plantio, colheita, preparo de terreno, adubações, pulverizações, etc.); aplicar inseticidas e fungicidas; cuidar de currais, terrenos baldios e praças; alimentar animais sob supervisão; proceder a lavagem de máquinas e veículos de qualquer natureza, bem como a limpeza de peças e oficinas; executar varreduras em pisos e assoalhos; limpeza, ajardinamento e conservação de praças públicas, zelar pelo patrimônio público, preparar refeições e servi-las, limpar e manter em perfeitas condições os ambientes de preparo das refeições, preparar cafezinho ou chá e servi-los; preparar chimarrão e servi-lo; executar outras tarefas afins e correlatas. 

Escriturário - Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e nos mais diversos setores da administração pública, responsabilizar-se pelo envio de informações via on-line através de sistemas informatizados para esferas públicas, atendendo aos prazos fixados e prestando conta dos mesmos, examinar processos; redigir pareceres e informações; redigir expedientes administrativos, tais como: memorandos, cartas, ofícios, relatórios; revisar quanto ao aspecto redacional, ordens de serviço, instruções, exposições de motivos, projetos de leis, minutas de decretos e outros; realizar e conferir cálculos relativos a lançamentos, alterações de tributos, avaliação de imóveis e vantagens financeiras e descontos determinados por lei; realizar ou orientar coleta de preços de materiais que possam ser adquiridos sem concorrência; efetuar ou orientar o recebimento, conferência, armazenagem e conservação de materiais e outros suprimentos; manter atualizados os registros de estoques; fazer ou orientar levantamentos de bens patrimoniais; eventualmente realizar trabalhos datilográficos; operar com terminais eletrônicos e equipamentos de microfilmagem; executar tarefas afins e correlatas. 
 

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Atualizado: 19/10/2018 - 16:33

Ministério da Fazenda: concurso depende de autorização

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

1.301 vagas

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 19/10/2018 - 15:52

Concurso em Arroio dos Ratos RS oferece 72 vagas

Ofertas dos editais são para diversos cargos, de todos os níveis escolares. As inscrições serão recebidas até o dia 8 de novembro

Ganhos de até R$ 8,6 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Arroio dos Ratos está com inscrições abertas em dois editais de concurso público que somam 72 vagas. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de agente administrativo auxiliar (1 vaga), agente de educação infantil (4), atendente de saúde (2), auxiliar de serviços gerais (4), carpinteiro (1), cozinheiro (1), cuidador social (4), eletricista (1), mecânico (1), motorista (2), operador de máquinas (1), operário especializado (2), pedreiro (1), pintor (1), vigilante (1) e zelador (1). 

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances do edital são para os cargos de agente administrativo (2), agente de controle interno (1), agente de fiscalização sanitária e ambiental (CR), agente fiscal municipal (1), agente fiscal tributário (2), desenhista (1), educador social (2), instrutor de oficinas (1), técnico em agropecuária (1), técnico em enfermagem (4), técnico em informática (1), tesoureiro (CR) e topógrafo (1). 

Nível superior é requisito para os postos de administrador (1), advogado (1), arquiteto (1), assistente social (1), auditor fiscal de tributos municipais (1), biólogo (CR), contador (1), enfermeiro (3), engenheiro (1), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro ambiental (CR), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico nas especialidades de clínico geral (1), do trabalho (1) e sanitarista (1), nutricionista (CR), odontólogo (3), psicólogo (2), orientador educacional (1), supervisor educacional (1), professor de anos iniciais do ensino fundamental - educação infantil (2) e professor anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de artes (1), ciências (CR), educação física (CR), ensino religioso (CR), espanhol (CR), geografia (CR), história (1), inglês (CR), matemática (CR) e português (CR). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Arroio dos Ratos partem de R$ 877,45 e chegam a R$ 8.687,24.

Concurso Prefeitura de Arroio dos Ratos RS: inscrições e provas

Para concorrer a uma das vagas é necessário se cadastrar no site www.objetivas.com.br e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que variam de R$ 60 a R$ 120. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 8 de novembro. 

O certame será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática para carpinteiro, mecânico, motorista, operador de máquinas e pedreiro, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para os empregos do magistério, unicamente classificatória. 

Marcada para o dia 9 de dezembro, a prova objetiva versará sobre as disciplinas de português, matemática, informática, legislação, didática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 
 

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Atualizado: 18/10/2018 - 11:45

Concurso em Serafina Corrêa RS oferece vaga na Câmara

Chance no Legislativo é para o cargo de contador. Inscrições seguem abertas somente até segunda-feira (22)

Nível superior

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Terminam na próxima segunda-feira (22), às 23h59, as inscrições para o concurso da Câmara de Serafina Corrêa, no interior gaúcho, destinado a preencher uma vaga de contador.   

Com salário inicial de R$ 2.858,01 e jornada semanal de 20 horas, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem curso superior em ciências contábeis e registro no conselho da categoria.

Os interessados devem acessar o site da banca Una Gestão e Assessoria (www.unars.com.br) para registro das candidaturas. A taxa de participação custa R$ 98,58. 

Marcada para 18 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha sobre português, matemática, informática e conhecimentos específicos/legislação. 

O concurso da Câmara de Serafina Corrêa terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do Legislativo, conforme prevê o edital.

Atribuições do contador no concurso da Câmara de Serafina Corrêa

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Atualizado: 17/10/2018 - 15:51

Estância Velha RS: concurso inscreve só até 22/10

Câmara do município gaúcho selecionará para cargos de assistente legislativo e assistente de comunicação social, ambos com exigência de nível médio

Duas vagas

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Terminam na próxima segunda-feira (22), às 23h59, as inscrições para o concurso da Câmara de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, destinado a preencher duas vagas.

As oportunidades são para assistente legislativo e assistente de comunicação social. Ambas as carreiras pagam R$ 2.212,12 e cobram ensino médio completo.

Os interessados devem acessar o site www.unars.com.br para realizar a inscrição. O valor da taxa de participação é o mesmo para os dois cargos: R$ 80.

Marcada para 24 de novembro, a prova objetiva terá 40 questões sobre língua portuguesa, matemática, informática, legislação e conhecimentos específicos.

O concurso da Câmara de Estância Velha será válido por dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo, conforme prevê o edital.

Concurso Câmara Estância Velha: atribuições dos cargos

Assistente legislativo - Prestar assistência aos Vereadores, à Mesa Diretora e seus membros e às Comissões; organizar o sistema de tramitação de papéis, documentos e procedimentos relativos ao suporte legislativo da Câmara Municipal; auxiliar na redação de pedido de informação, pedido de providência, indicação, moção e demais atos e documentos legais; informar procedimentos administrativos, encaminhando-os às unidades administrativas; elaborar atas da sessão ordinária e extraordinária; realizar operações básicas de microcomputador e atividades correlatas, executar serviços administrativos de maior complexidade sempre que necessário; realizar serviços de natureza administrativa e burocrática relacionadas ao suporte legislativo.

Assistente de comunicação social - Acompanhar a Presidência, membros da Mesa e Vereadores em eventos, quando necessário; acompanhar as sessões, reuniões e eventos realizados pela Câmara Municipal e sobre eles produzir notícias a serem veiculadas na internet e em meios de comunicação; Assessorar a Câmara Municipal no relacionamento com a imprensa falada e escrita; preparar o noticiário para ser distribuído aos órgãos de imprensa; promover ações de relações públicas e divulgação institucional que aproximem o Poder Legislativo da sociedade, de forma presencial ou com o auxílio de ferramentas de interatividade; gerar conteúdo e acompanhamento de redes sociais e auxiliar no poio de iniciativas que promovam o conhecimento e cidadania; auxiliar os serviços de disponibilização e acesso a informação, realizando a manutenção e alimentação do site eletrônico da Câmara Municipal de Estância Velha, com publicações legais; registrar eventos internos e externos, bem como sessões ordinárias, extraordinárias e reuniões de Comissões, registrando-as através de fotografias; acompanhar e realizar todo o processo de gravação de áudio e vídeo das sessões no Plenário da Câmara Municipal; realizar a transmissão ao vivo do áudio e vídeo no site da Câmara Municipal, assim como, nas redes sociais; editar os vídeos que serão publicados no site; alimentar os sistemas operacionais do processo legislativo.

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Atualizado: 16/10/2018 - 13:43

Concurso Sulgás RS: inscrições abertas para 11 vagas

Edital oferece chances para assistente de serviços administrativos, técnico em gás, engenheiro de gás e advogado. Salários chegam a R$ 8,2 mil

Quatro cargos

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Foram abertas nesta terça-feira (16) as inscrições para o concurso da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O edital oferece 11 vagas para contratação imediata.

Ensino médio é requisito para assistente de serviços administrativos (5 postos e salário de R$ 2.464,70) e técnico em gás (1 - R$ 3.122,20), função que também requer formação técnica.

O processo seletivo disponibiliza cargos com exigência de curso superior para advogado (1 - R$ 5.639,05) e engenheiro de gás (4 - R$ 8.281,13).

A Sulgás concede como benefícios: vales transporte, refeição e rancho; planos de saúde e odontológico; auxílios educação, creche, ensino fundamental e atividade física; participação nos lucros e resultados; e previdência privada.

De acordo com o edital, os profissionais contratados poderão ser lotados em qualquer uma das sedes da companhia (Canoas, Caxias do Sul ou Porto Alegre). 

Concurso Sulgás: inscrição e etapas

As inscrições serão recebidas até 6 de novembro, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.fundatec.org.br. As taxas custam R$ 82,36 (nível médio) e R$ 187,87 (superior). 

• APOSTILA CONCURSO SULGAS 2018 - ASS. DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Marcada para 9 de dezembro, na capital, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos, língua portuguesa, legislação, informática e raciocínio lógico. 

As outras fases da seleção incluem análise de títulos (apenas para advogado e engenheiro), com entrega dos documentos entre 3 e 7 de janeiro; avaliação psicológica, em 26 de janeiro; e entrevistas de devolução, em 6 de fevereiro.

O concurso da Sulgás terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da companhia, conforme estabelece o edital.

Atribuições dos cargos de nível médio no concurso da Sulgás

Concurso Sulgás: conteúdo programático parcial de nível médio

Língua portuguesa - 1. Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e sua conversão. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Pontuação.

Legislação - 1. A Constituição da República Federativa do Brasil: Princípios fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Da Tributação e do Orçamento. 2. Lei 11.340/2006 3. Lei 11.909/2009

Raciocínio lógico - Lógica Proposicional; Problemas Lógicos; Raciocínio Aritmético; Interpretação de Texto; Habilidades de raciocínio, envolvendo: (a) elaboração de argumentos; (b) avaliação da argumentação; e (c) formulação ou avaliação de planos de ação. Construção de argumentos: reconhecimento da estrutura básica de um argumento; conclusões apropriadas; hipóteses subjacentes; hipóteses explicativas fundamentadas; analogia entre argumentos com estruturas semelhantes. Avaliação de argumentos: fatores que reforçam ou enfraquecem uma argumentação; erros de raciocínio; método utilizado na exposição de razões. Formulação e avaliação de um Plano de Ação: reconhecimento da conveniência, eficácia e eficiência de diferentes planos de ação; fatores que reforçam ou enfraquecem as perspectivas de sucesso de um plano proposto; hipóteses subjacentes a um plano proposto.

Concurso Sulgás: sobre o órgão

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.
 

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Atualizado: 16/10/2018 - 12:50

Concurso Ibama pode oferecer 1.888 oportunidades

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

Aguarda autorização

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Ainda segue em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que pretende receber a autorização de 1.888 vagas.

No total, o órgão solicitou 759 oportunidades para a função de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Os cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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