MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso PC DF sofre novos avanços internos

Concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) terá 2.100 vagas , sendo 300 de escrivão e 1.800 de agente

Concurso PC DF: Sede da Secretaria de Segurança
Concurso PC DF: Sede da Secretaria de Segurança - Google Maps

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 02/09/2019, às 21h40 - Atualizado em 09/10/2019, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O  concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) está cada vez mais próximo de acontecer. Somente na última terça-feira, 8 de outubro, o processo da seleção contou com nada menos do que oito movimentações internas no governo do estado. Em 6 de setembro, o governador Ibaneis Rocha publicou, em diário oficial, a autorização para  1.800 postos de agente, sendo 600 para preenchimento imediato e 1.200 cadastros reserva de pessoal, garantindo um total de 2.100 postos, considerando as 300 vagas de escrivão já autorizadas anteriormente. Para este cargo, em 10 de setembro, um parecer da Procuradoria-Geral do estado já havia confirmado a escolha da banca organizadora, que deverá ser o Cebraspe. Caso seja confirmado, a tendência é de que isto também ocorra para as vagas autorizadas de agente.  Novas informações deverão ser confirmadas em breve

A autorização governamental do último dia 6 prevê um prazo de 180 dias para a publicação do edital de abertura de inscrições. Desta forma, a liberação deve ocorrer até 5 de março de 2020.  

Vale lembrar que, em 23 de julho, durante entrevista concedida ao Correio Braziliense, o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, confirmou que o edital já está pronto e depende apenas de alguns ajustes, do ponto de vista financeiro. Desta forma, é possível que acabe sendo liberado mesmo antes desse período.  

Concurso PC DF: oportunidades

A oferta do concurso PC DF, agora, passa a ser de 2.100 vagas. Em 1º de agosto foram autorizados 300 postos para  o cargo de escrivão. Agora foram cofirmadas mais mais 1.800 oportunidades para a carreira de agente.

Em 29 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu uma decisão liminar que garantia a convocação de remanescentes do último concurso para o cargo de agente, realizado em 2013. Com isto, o Ministério Público (MP/DF) confirma a inclusão dos postos para novo concurso.  

O próprio governador já havia anunciado, em janeiro, que deve reforçar os quadros da área de segurança pública no Estado. "Lugar de bandido é na cadeia. Cansei de andar nas ruas dessa cidade e ver grades nas residências e nos comércios. Os cidadãos estão aprisionados e os bandidos nas ruas. Vou endurecer com os traficantes e todos os bandidos em nossa cidade", disse durante evento para lançamento do programa SOS DF Segurança.

Na ocasião, falou sobre o trabalho para lançar o concurso PC DF(Polícia Civil do Distrito Federal) para recompor as forças do Distrito Federal. Segundo ele, na PM DF, que já conta com concurso em andamento, há um déficit de aproximadamente 7 mil servidores, enquanto na PC DF (Polícia Civil) há carência de pessoal em todas as áreas, como agente, delegados e peritos. Desta forma, além de escrivão e agente, novos concursos ainda poderão ser autorizados ainda este ano. 

Tanto para escrivão quanto para agente, para  concorrer é necessário possuir nível superior em qualquer área de formação e carteira de habilitação categoria "B" ou superior, com inicial de R$ 8.698,78, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Concurso PC DF: último edital

O último concurso PC DF da corporação ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 100 vagas para o cargo de perito criminal, sendo 20 para contratações imediatas e 80 para formar cadastro reserva de pessoal.

Antes disso, em 2015, a corporação havia realizado outro concurso PC DF, para o preenchimento de 417 postos de nível superior, sendo 170 para preenchimento imediato e 247 para formar cadastro reserva de pessoal.

As oportunidades, na ocasião, foram para os cargos de papiloscopista (com 50 vagas imediatas e 107 cadastros), perito médico legista (20 + 40 CR) e delegado de polícia (100 + 100 CR).

Concurso PC DF: cargo de escrivão

No caso de escrivão, o último concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 98 vagas. A banca organizadora foi o Cespe/UnB.

Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, provas discursivas, testes de capacidade física, exames biométricos e avaliação  médica, prova de digitação, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social, além de análise de títulos. 

Os aprovados em todas as etapas foram submetidos ao curso de formação profissional.

A parte objetiva contou com 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Conhecimentos básicos incluiu temas sobre língua portuguesa, raciocínio lógico, atualidades, noções de informática, noções de administração e noções de estatística.

Em conhecimentos específicos, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de direito penal, noções de direito processual penal, legislação penal extravagante e legislação específica.

Concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal): dicas de estudo.

Professores da CERS Cursos indicam que, além da vocação para trabalhar na área policial, os interessados nos cargos precisam antes estudar para os concursos. A disputa está cada vez mais acirrada e uma preparação de qualidade é a porta de entrada para a realização deste sonho.

Prova anterior PC (DF)

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou dezenas de provas de Escrivão de Polícia, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal).

+ Acompanhe no JC Concursos as novidades deste certame na página do concurso PC DF.

Concurso PC DF - Veja dicas de direito constitucional

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) 2023

PC DF - Polícia Civil do Distrito Federal
Vagas: 300
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente de operações, Delegado
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: DF

concursosconcursos publicosconcursos df (distrito federal)concursos 2024

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.