166 mil inscritos

Concurso Banrisul divulga resultado final para escriturário

Concurso Banrisul 2019 (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) ofereceu 200 vagas. Destinada a profissionais com ensino médio, carreira paga R$ 3,9 mil

Samuel Peressin
Publicado em 22/05/2019, às 09h18

Concurso Banrisul - fachada de agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Divulgação

A Fundação Carlos Chagas divulgou nessa terça-feira (21) o resultado final e a homologação do concurso do Banrisul 2019 (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) para 200 vagas de escriturário.

Aplicada em 24 de fevereiro, a prova objetiva cobrou a resolução de 80 questões sobre língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico/matemático, informática, conhecimentos bancários, técnicas de vendas e atendimento, ética e diversidade. 

O teste foi realizado nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Leopoldo e Venâncio Aires.

As inscrições ficaram abertas entre 19 de dezembro e 15 de janeiro, com taxa de R$ 42. No total, a seleção registrou 166.293 inscritos, conforme estatística divulgada pela banca.

Detalhes sobre a carreira

O cargo de escriturário no concurso Banrisul é voltado a profissionais com nível médio completo e tem jornada semanal de 30 horas.

Durante os primeiros 90 dias de serviço, em caráter de experiência, a remuneração inicial será de R$ 3.769,52. Após a efetivação, o valor passará para 3.971,82. Os vencimentos já incluem os auxílios refeição (R$ 773,96) e cesta alimentação (R$ 895,34).

• CURSO ESCRITURÁRIO
• APOSTILA ESCRITURÁRIO

Os contratados receberão ainda outros benefícios, entre eles: gratificação semestral, participação nos lucros e resultados, plano de previdência privada e plano de saúde médico e odontológico.   

As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes microrregiões: Erechim (5 postos), Concórdia (1), Sananduva (5), Cachoeira do Sul (1), Encantado (1), Lajeado (1), Santa Cruz do Sul (1), Sobradinho (2), Alegrete (1), Júlio de Castilhos (3), São Gabriel (3), Montenegro (12), Novo Hamburgo (16), Taquara (1), Capão da Canoa (1), Cidreira (6), Charqueadas (3), Guaíba (9), Porto Alegre (49), Cruz Alta (4), Ijuí (1), Santo Ângelo (1), Três de Maio (1), Santiago (1), São Borja (3), São Luiz Gonzaga (3), Frederico Westphalen (6), Nonoai (3), Palmeira das Missões (5), Três Passos (5), Carazinho (2), Passo Fundo (1), Soledade (6), Bento Gonçalves (3), Caxias do Sul (10), Gramado (1), Nova Prata (12), Vacaria (1), Bagé (2), Camaquã (6) e Rio Grande (2). 

As inscrições foram recebidas até 15 de janeiro, exclusivamente via internet, mediante a realização de cadastro pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). A taxa custou R$ 42. 

O concurso do Banrisul terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da instituição financeira, conforme prevê o edital

O que faz o escriturário

De acordo com o edital do concurso Banrisul, estão entre as funções do cargo: 

  • Comercializar produtos e serviços do Banrisul;
  • atender ao público em geral;
  • contatar e atender os clientes pelos diversos canais de comunicação;
  • realizar a atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados;
  • organizar e arquivar documentos;
  • executar atividades de ordem administrativa, financeira, mercadológica e operacional, de acordo com sua área de atuação;
  • elaborar relatórios, gráficos, planilhas, demonstrativos, correspondências e e-mails;
  • efetuar cálculos diversos referentes às operações e processos de trabalho;
  • executar outras atividades compatíveis com o cargo.

O que caiu na prova

Como mostrou o JC Concursos à época da prova, o concurso do Banrisul cobrou conhecimentos em: 

  • Língua portuguesa - Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Ortografia e acentuação. Articulação do texto: coesão e coerência. Classes de palavras. Sintaxe. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Discurso direto e indireto. Tempos, modos e vozes verbais. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da Crase. Pontuação. Equivalência e transformação de estruturas. Redação.
  • Matemática financeira, estatística e probabilidade - Juros simples e juros compostos. Taxas de juros: nominal, efetiva, real, equivalente e aparente. Desconto. Valor Presente, Valor Futuro e Montante. Estatística e Probabilidade: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).
  • Raciocínio lógico/matemático - Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
  • Informática - Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010, 2013 e LibreOffice 5 ou superior). Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome); Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird); Sítios de busca e pesquisa na Internet; Grupos de discussão; Redes sociais; Computação na nuvem (cloud computing). Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação: Procedimentos de segurança; Noções de vírus, worms e outras pragas virtuais; Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.); Procedimentos de backup; Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados. Manipulação e visualização de dados. Noções de Big Data: conceito, premissas e aplicação.
  • Conhecimentos bancários - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional. Banco Central do Brasil. Bancos Múltiplos. Bancos Comerciais. Caixas Econômicas. Bancos de Câmbio. BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Bancos de Desenvolvimento. Bancos de Investimento. Cooperativas de Crédito. Bancos Comerciais Cooperativos. Administradoras de Consórcios. Corretoras de Câmbio. Sociedade Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. Companhias Hipotecárias. Agências de Fomento. Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento. Sociedades de Arrendamento Mercantil. Sociedades de Crédito Imobiliário. Sociedades de Crédito ao Microempreendedor. Associações de Poupança e Empréstimo. Instituições de Pagamento. Sociedades Administradoras de Cartões de Crédito. COPOM – Comitê de Política Monetária. Comissão de Valores Mobiliários. Bolsas de Valores. Bolsas de Mercadorias e de Futuros. Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP). Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista. Depósitos a prazo (CDB e RDB). Letras de câmbio. Cobrança e pagamento de títulos e carnês. Transferências bancárias automáticas. Arrecadação de tributos e tarifas públicas. Internet banking. CCB – Cédula de Crédito Bancário. Hot money. Contas garantidas. Crédito rotativo. Descontos de títulos. Financiamento de capital de giro. Vendor finance/compror finance. Leasing (tipos, funcionamento, bens). Financiamento de capital fixo. Crédito direto ao consumidor. Crédito rural. Cadernetas de poupança. Financiamento à importação e à exportação. Repasses de recursos do BNDES. Fomento Mercantil (factoring). Cartões de Crédito. Títulos de Capitalização. Planos de aposentadoria e pensão privados. Seguros, Previdência Complementar e Capitalização. Mercado de capitais: Ações – características e direitos. Debêntures. Notas Promissórias Comerciais (“comercial papers”). Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas. Operações de distribuição de valores mobiliários de renda variável e de títulos de dívida ("underwriting”). Funcionamento do mercado à vista de ações. Mercado de balcão. Fundos de Investimento. Conceitos e operações de “corporate finance”. Mercado de câmbio: Operações básicas. Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap. Garantias no Sistema Financeiro Nacional: Aval Fiança. Penhor mercantil. Alienação fiduciária. Hipoteca. Fianças bancárias. Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/1998 e suas alterações, Circular Bacen nº 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen nº3.542/2012. COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Autorregulação Bancária.
  • Atendimento, ética e diversidade - Satisfação, valor e retenção de clientes Telemarketing. Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico. Resolução CMN nº 4.433/2015 e Resolução CMN nº 4.629/2018. Lei nº 8.078/1990 – Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências – Código de Defesa do Consumidor. Decreto Lei nº 6.523/2008 – Regulamenta a Lei nº 8.078/1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC. Resolução CMN nº 3.694/2009 – Dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Código de Defesa do Consumidor Bancário. Lei nº 10.048/2000 – Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Lei nº 10.098/2000 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Decreto nº 5.296/2004 – Regulamenta a Lei nº 10.048/2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica e a Lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Conceito de ética. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão de ética nas empresas públicas e privadas. Código de Conduta Ética do Banrisul. Disponível em http://www.banrisul.com.br (Relações com Investidores – Governança Corporativa – Código de Conduta Ética). Temática de gênero, raça e etnia, conforme Decreto nº 48.598, de 19 de novembro de 2011. Política Nacional para Mulheres, Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estatuto Nacional da Igualdade Racial e Estatuto Estadual da Igualdade Racial.
  • Técnicas de vendas - Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Produto, Preço, Praça; Promoção. Vantagem competitiva. Como lidar com a concorrência. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento. Interação entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfação e retenção de clientes. Valor percebido pelo cliente. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

 

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

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