Diversos cargos

Concurso Prefeitura de Sorocaba SP: prefeita anuncia edital para educação

Novo concurso Prefeitura de Sorocaba SP já foi anunciado e deve ter seu edital publicado em breve, para diversos cargos na área de educação, incluindo professores e diretores

1,00(20.0%)1 voto(s)

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/10/2019, às 12h09 - Atualizado às 15h31

Concurso Prefeitura de Sorocaba SP - sede da Prefeitura de Sorocaba
Google Maps

Um novo concurso Prefeitura de Sorocaba SP, na Grande São Paulo, cidade localizada a 87 km da capital, deve ser realizado em breve. A seleção será para a área de educação e foi anunciada no último dia 15, dia do professor, pela prefeita Jaqueline Coutinho. A oferta de vagas deverá ser de aproximadamente 200 postos.

De acordo com a prefeita, o certame será para 2020, para os cargos de professor PEB I, professor PEB II, disciplina de educação física, diretor, vice-diretor, orientador pedagógico, supervisor de ensino, secretário de escola, auxiliar administrativo, auxiliar de educação e inspetor de alunos. Segundo ela, o concurso tem como objetivo suprir faltas de professionais na área de educação. “Realizaremos o chamado dos estatutários a fim de substituir as aposentadorias e exonerações. Serão gerados novos empregados com qualidade necessária para atender nossas crianças e suas respectivas comunidades escolares”, explicou.

Além disso, a realização do concurso atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no sentido de que haja uma redução no número de professores contratados que são chamados para dar aulas em substituição àqueles que atuam no suporte pedagógico.

De acordo com o secretário municipal de educação, Wanderlei Acca, “este concurso será fundamental para a regularização da rede municipal de ensino. Outro ponto importante é a organização de algumas salas que atualmente são atendidas com professores eventuais. Estamos muito felizes e agradecemos ao empenho da prefeita Jaqueline para a realização deste concurso público”.

Segundo informações da prefeitura, a administração municipal conta com aproximadamente 4,2 mil estatutários atuando na educação, sendo 2.232 professores, 1.478 auxiliares de educação, 232 inspetores de aluno, 101 diretores, 36 vice-diretores, 80 orientadores pedagógicos e 19 supervisores de ensino.

Concurso Prefeitura de Sorocaba SP : saiba como foi a última seleção

O último concurso Prefeitura de Sorocaba SP ocorreu em 2019, com uma oferta de 40 vagas, destinadas aos cargos de fiscal de saúde pública, fiscal público e técnico de controle administrativo, todos com exigência de ensino médio.
A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.

Concurso Prefeitura de Sorocaba SP : veja dicas de língua portuguesa

 

Sobre Prefeitura Sorocaba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

concursosconcursos 2020concursos sp (são paulo)provas anteriores

Comentários

Mais Lidas